Author Image

nckex

Jan 25, 2023

Devoluções, Contestações e Chargebacks em Transações de Marketplace

DevoluçõesestornosMarketplacePIXtransaçõesAPIOpen Financerepasse

Boa tarde, tenho uma dúvida sobre o modelo de negócio do marketplace, quando se trata de devoluções/contestações/chargebacks, quem arca com o valor a ser devolvido é sempre o marketplace? Digo, quem recebeu repasse de uma % da transação não é afetado?
Eu fiz uma transação pix com Split configurado para duas contas GN, e ambas apenas apareceu "Repasse pix" no extrato, sem opção de devolução.. como ficaria um cenário onde eu realmente preciso estornar o valor?

Respostas (3):
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

25/01/2023

Especificamente no caso do Pix, apesar de existir um mecanismo de devolução (MED), ele existe para um escopo muito mais restrito do que o de chargeback: apenas fraude. Já temos centenas de milhares de Pix recebidos, e recebemos uma quantidade bem pequena de pedidos de MED... e em todos eles o resultado foi a nosso favor, tanto que continuamos aceitando Pix em transações cujo estorno seria problemático. O pessoal pede MED de Pix confundindo com distrato ou discordância comercial, e não é isso que está no regulamento.

Não tem como você tungar dinheiro que já tenha ido para uma conta... se os recebedores do split quiserem devolver, eles precisam te mandar o dinheiro de alguma forma, e aí você dispara a devolução do Pix recebido.

Avatar discord do usuario nckex

nckex

25/01/2023

No caso, disparo a devolução pela API no Open Finance, certo? Pois no painel da gerencianet, quando é um split, no extrato fica como "Repasse", e não há a opção de devolução habilitada

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

25/01/2023

Na API Pix