Author Image

lucasdoctype

Jan 6, 2025

Implementação de API para Recebimento Direto em SaaS

APISaaSrecebimento diretoEfí BankintegraçãoPIXOpen Finance

Galera , boa noite. Gostaria de saber se há alguma forma de implementar essa api no meu saas , de um jeito que o cliente possa receber diretamente os valores em sua conta , ao inves de mim?

Exemplo

Um cliente quer vender um produto , ele vai gerar um link público desse produto para outro usuário comprar , no momento em que esse usuário comprar o próprio vendedor vai receber o valor em sua conta e não eu , seria possível imp?

Respostas (6):
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

07/01/2025

Sim, o cliente abre a conta dele na Efí e te passa as credenciais da API. Aí você opera as cobranças para ele e os valores vão direto pra conta dele.

Avatar discord do usuario lucasdoctype

lucasdoctype

07/01/2025

Teria como fazer de uma forma mais generalista, por exemplo.

O cliente cadastra a agência e conta dele no meu sistema , e assim que o dinheiro da compra dele bater na minha conta Efí, eu transfiro esse dinheiro da minha conta Efí para a CC dele, pois muitos clientes já tem suas próprias CC e não vão querer criar uma nova especificamente para poder receber os valores da plataforma.

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

07/01/2025

Olá, @lucasdoctype. Bom dia! Tudo bem?

O cenário mais comum é quando o seu cliente tem uma conta no Efí Bank para integração e emissão das cobranças. A conta do Efí é gratuita, sem mensalidades, e o cliente só paga tarifas nas cobranças emitidas que forem pagas. Além disso, ele pode usar a conta para transferir os valores recebidos para outra conta de sua preferência.

Caso o cliente realmente não queira seguir dessa forma, é possível implementar uma alternativa, como você mencionou, emitindo as cobranças em sua própria conta e transferindo para a conta do cliente por meio dos dados bancários ou chave Pix dele, usando o endpoint PUT /v3/gn/pix/:idEnvio.

Alguns pontos importantes para considerar nesse cenário, são:
- Para usar este endpoint, você precisar ter uma conta PJ no Efí Bank.
- Quando o __cliente final__ pagar um Pix emitido na sua conta, o CNPJ e a razão social ou o nome fantasia cadastrados na sua conta aparecerão na tela do banco dele, e __não os dados do seu cliente__.
- Esse processo envolve duas tarifas: uma pelo recebimento da cobrança Pix e outra pelo envio do valor. Para reduzir esses custos, você pode criar uma espécie de carteira, onde os valores recebidos ficam acumulados na sua conta. Assim, o cliente pode solicitar um saque diário, semanal ou mensal, por exemplo.
- Nesse modelo, onde você centraliza os recebimentos na sua conta, é importante verificar as implicações fiscais.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

07/01/2025

Fazendo da forma que você citou, você se torna uma instituição de pagamento não autorizada pelo Banco Central... o Banco Central tem fechado os buracos que permitiam isso, e há uma consulta pública em andamento que quando gerar efetiva regulação, deve fechar os últimos buracos. O Banco Central tem sido bem claro sobre o efetivo beneficiário do Pix ser quem aparece nas transações, e isso só se consegue com contas em titularidade dos clientes.

Avatar discord do usuario joaolucas_efi

joaolucas_efi

07/01/2025

Bom dia, @lucasdoctype. Tudo bem?
Você consegue fazer isso através do Pix via Open Finance, onde é possível iniciar um pagamento para a conta de terceiros, você irá precisar dos seguintes dados da conta:

"contaBanco": {
"nome": "Lucas Silva",
"documento": "17558266300",
"codigoBanco": "09089356",
"agencia": "0001",
"conta": "654984",
"tipoConta": "TRAN"
}

No Pix via Open Finance temos disponíveis pagamentos imediatos, agendados e também recorrentes. Você pode ver mais detalhes em nossa documentação

Avatar discord do usuario lucasdoctype

lucasdoctype

08/01/2025

Perfeito