Histórico de mensagens sobre cobranças de api

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Texto: cobranças de api
# bolix
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joao_efi

Bom dia @jpauloff1344 tudo certo?
Qual sistema você está utilizando?

Alguns sistemas realizam a emissão de boletos e unificam as cobranças internamente para criar um carnê.
Esse comportamento é específico de cada sistema, como oferecemos a emissão tanto de boletos avulsos quanto de carnês, os sistemas que integram conosco optam por utilizar nossa API de maneiras diferentes.

Recomendamos entrar em contato diretamente com suporte do seu sistema para que possam verificar se é possível alterar esse comportamento de uso da nossa API.

# cartões
Avatar discord do usuario zezinhoo6456

zezinhoo6456

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É possível alterar qual o nome que aparece nas cobranças de pix/cartao de credito qd eu uso as APIs? Ou sempre ira aparecer o nome da minha conta como o emissor do pix/cobrança do cartao? Eh possivel customizar o nome do emissor do pix/cartao q sera visivel para os compradores?

# cartões
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split.pierre

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Pessoal, sou cliente de muitos anos, praticamente do começo da gerencianet, sou dev com 15 anos de carreira e venho pontuar minha insatisfação com o ecossistema da Efi.

Infelizmente, o ambiente de homologação de vocês é um pesadelo, nada funciona direito, segue meu relato de experiência integrando o SDK.
- Ao gerar cobranças link no sandbox, dá transação em análise, ele gera, mas n consigo visualizar.
OK... Vamos implementar o pix...
- na homologação tb não consegui testar geração, acusando invalid_client, e sim eu verifiquei umas 10x que estava passando certificado certo.
Beleza, vamos implementar o cartão...
- Bati no mesmo problema que vários usuários vem reportando pra pegar o payment_token no front, onde o script fingerprint clearsale é bloqueado. A realidade é que hoje MUITA gente usa bloqueio de ads, ou navegadores com foco em privacidade como Brave (Brave bloqueia fingerprints no nivel do Shield E do navegador, mesmo desabilitando no shield, ele continua habilitado rsrssrsr) e a Efi deve aceitar o fato de que é uma grande parcela de utilizadores, e que simplesmente instruir clientes pra desabilitar algo escondido no navegador, é absolutamente inaceitável.
Ta OK... Vamos de bolix...
Implementei e foi a integração mais aceitável que consegui obter na Efi, triste, mas fica dica pros próximos devs, vc provavelmente irá enfrentar os mesmos problemas e se encontrará possivelmente debugando na produção. Good luck.

Os processos e fluxos da API precisam de uma modernizada, a documentação ta mal organizada, eu juntaria documentação e playground num lugar só, a experiência de sandbox ta um pesadelo.... Enfim, de cara eu listaria uns 20 pontos que pode ou deve melhorar.

Se precisarem de um engenheiro pra botar ordem na casa, pode me chamar mas pelo amor, vamos dar uma atenção nesse ecossistema dev, pq ta sofrido.

# bolix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

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Diferente da API Pix, a API de Cobranças não tem mTLS. Então seria bem temerário incluir informações já no payload que poderiam ser falsificadas... o modelo que a Efí usa na API de Cobranças é inclusive o mais usual em outros gateways de pagamento, justamente pq dá segurança com menor complexidade.

# pagamento-contas
Avatar discord do usuario matheus_basilio

matheus_basilio

Boa tarde , estou tendo um problema na api de cobranças e no pix, o pix estava dando problema no certificado mudei a rota na aplicação para encontrar o certificado de forma correta, porém ocorreu erro na api de cobranças quando fiz isso, o pessoal que me prestou suporte disse que não era necessário passar o certificado para boleto e carnê porem se eu não passo o certificado recebo Unauthorized como resposta da api

# dúvidas
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guilherme_efi

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Olá, @lucasdoctype. Bom dia! Tudo bem?

O cenário mais comum é quando o seu cliente tem uma conta no Efí Bank para integração e emissão das cobranças. A conta do Efí é gratuita, sem mensalidades, e o cliente só paga tarifas nas cobranças emitidas que forem pagas. Além disso, ele pode usar a conta para transferir os valores recebidos para outra conta de sua preferência.

Caso o cliente realmente não queira seguir dessa forma, é possível implementar uma alternativa, como você mencionou, emitindo as cobranças em sua própria conta e transferindo para a conta do cliente por meio dos dados bancários ou chave Pix dele, usando o endpoint PUT /v3/gn/pix/:idEnvio.

Alguns pontos importantes para considerar nesse cenário, são:
- Para usar este endpoint, você precisar ter uma conta PJ no Efí Bank.
- Quando o __cliente final__ pagar um Pix emitido na sua conta, o CNPJ e a razão social ou o nome fantasia cadastrados na sua conta aparecerão na tela do banco dele, e __não os dados do seu cliente__.
- Esse processo envolve duas tarifas: uma pelo recebimento da cobrança Pix e outra pelo envio do valor. Para reduzir esses custos, você pode criar uma espécie de carteira, onde os valores recebidos ficam acumulados na sua conta. Assim, o cliente pode solicitar um saque diário, semanal ou mensal, por exemplo.
- Nesse modelo, onde você centraliza os recebimentos na sua conta, é importante verificar as implicações fiscais.

# pix
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guilherme_efi

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Olá, @diorgenesgrzesiuk. Bom dia! Tudo bem?
Os clientes e boletos registrados diretamente na nossa plataforma não podem ser acessados pela API.

Por questões de segurança, apenas cobranças emitidas via API podem ser consultadas por meio da integração. Isso acontece porque, quando os dados são cadastrados diretamente na plataforma, ficam sob a nossa responsabilidade em relação ao armazenamento e à segurança. Assim, o acesso pela API é restrito para garantir a privacidade e a integridade dessas informações.

Já no caso dos boletos emitidos via API, os dados do cliente ficam sob a responsabilidade do sistema integrado. Por isso, o acesso é permitido por meio da integração.

Sabemos como integrações, notificações e relatórios personalizados são importantes para você. Por isso, recomendamos que os cadastros e as emissões sejam sempre feitos via API. Dessa forma, você mantém o controle total sobre os dados, permitindo automações e funcionalidades avançadas da integração.

# módulos-plugins
Avatar discord do usuario jessica_efi

jessica_efi

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Boa tarde @httpspaginasegundavia_37347 ! Nós temos um endpoint para listar cobranças, onde você pode passar o cpf/cnpj como parâmetro.

# dúvidas
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gabriel_efi

Boa tarde, @thuragoat!
Através da rota de autenticação de cada API, exemplos:

API Pix;
API Cobranças;

# devs
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gabriel_efi

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No Efí, @EneasRocha, oferecemos serviços de banco e de meios de pagamento para empresas bem como também para empreendedores e microempreendedores que ainda não possuem CNPJ, que seria a modalidade de conta Pró. Nesse sentido, pensando em pequenos negócios é que existe a interface manual direta pela plataforma para que este público possa oferecer meios de pagamento dos seus serviços/produtos sem a necessidade de um sistema integrador.

No entanto, no que tange os boletos bancários, essas soluções não se comunicam entre si, integração é um ecossistema e o controle via conta digital é outro. Já para o PIX é possível configurar um webhook vinculado a uma chave da conta e todas as cobranças vinculadas a essa chave serão notificadas.

Se o seu caso for exclusivamente de boletos/carnês, Eneas, temos algumas sugestões:
Migração orgânica, onde não se emite mais diretamente pela conta e passa a emitir somente via API, mas mantendo o controle pelas duas pontas até que não haja mais cobranças ativas que foram emitidas diretamente pela conta digital (via Sistema);
Gerar um relatório das cobranças geradas via Sistema, importar para a sua integração para reemití-las via API e então excluir as cobranças antigas.

# dúvidas
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guilherme_efi

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Olá, @gabrielkaka123. Bom dia! Tudo bem e com você?

A forma ideal de verificar os pagamentos de cobranças Pix é usando um webhook. Para isso, você configura através do endpoint PUT /v2/webhook/:chave, uma URL do seu site associada à chave Pix usada nas cobranças. Assim, quando uma cobrança for paga, a API do Efí envia automaticamente uma notificação para sua URL com um JSON contendo as informações do Pix.

Entre essas informações estará o txid (identificador do Pix que você emitiu). Com isso, você poderá fazer a conciliação e realizar processos como o envio do e-mail que deseja.

Se tiver qualquer outra dúvida, conte com a gente!