Olá, @everyone! Recentemente, o Pix teve sua segurança reforçada, porém, informações enganosas sobre o mecanismo de devolução e o bloqueio cautelar podem causar dúvidas para pagadores e recebedores. 🛡️ Fique tranquilo e tire, agora, suas dúvidas sobre os novos mecanismos de segurança do Pix. 📲
Para que a devolução aconteça, basta que o pagador faça a solicitação.
❌ FAKE - O mecanismo de devolução não funciona de forma automatizada. Quando acontecer uma suspeita de fraude, o usuário deve registrar um boletim de ocorrência, na Polícia, e informar a situação à instituição financeira, por meio dos canais oficiais de atendimento. A partir daí, acontece a análise do caso.
Em casos de suspeita de golpe, pode acontecer o bloqueio cautelar dos valores da transação.
✅ FATO - A instituição financeira do recebedor pode detectar movimentações suspeitas e determinar o bloqueio cautelar de recursos por até 72 horas. A medida permite a investigação neste período. Caso seja constatada a fraude, os valores são devolvidos ao pagador pelo próprio banco.
O MED funciona da mesma forma que o chargeback, mecanismo de estorno dos cartões
❌ FAKE - Ao contrário dos chargebacks, comuns em cartões, quando acontece uma denúncia de fraude, as instituições financeiras do pagador e recebedor estabelecem uma comunicação para o congelamento temporário do valor. Esta medida pode durar até 7 dias, enquanto o caso é analisado - a devolução acontece somente em caso de constatação de fraude.
E você, tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente com a gente. 💬