webhooksmTLScertificadotesteslocalmentehandshakeRequisiçõesservidorambiente de homologação
boa tarde galera, estou com uma pequena dúvida sobre os webhooks do pix. Na documentação especifica que tem que haver o handshake dos ervidor e também a obrigatoriedade de uso de certificado por parte dele. Sobre o mTLS: Isso quer dizer que não consigo fazer os testes de webhooks localmente? Ou estou me confundindo?
Respostas (11):
manbomb
30/11/2023
para conseguir testar estes webhooks localmente eu tive que utilizar o meu cliente http (Insomnia), acredito que seja o único jeito, aí eu mesmo criava os payloads como se fosse a Efi fazendo. Mas realmente penei um pouco para conseguir testar.
guilherme_efi
30/11/2023
@manbomb, bom dia! Você pode usar o sitem https://webhook.site/ como URL de webhook para fazer as simulações também. Para isso você deve registrá-lo com o x-skip-mtls-checking = true
manbomb
30/11/2023
ótimo saber disso tbm hein, muito obrigado @guilherme_efi
meliodas7010
30/11/2023
Interessante. O que me restou de dúvida agora já que não consigo testar, é a parte das duas requisições e como verificar o certificado da EFI do meu lado, para que a primeira requisição seja recusada
rubenskuhl
30/11/2023
Isso o webhook.site não faz. Por isso esse tipo de coisa só é recomendada para uso em homologação.
guilherme_efi
30/11/2023
Nesse site, como é pra teste, você vai usar o atributo x-skip-mtls-checking = true no registro do webhook para ignorar essa validação do mTLS.
meliodas7010
30/11/2023
isso eu entendi, eu queria mesmo saber como funciona a requisição real partindo da efi. Como seria feita a verificação de certificado do meu lado?
rubenskuhl
30/11/2023
Você coloca a CA privada da Efí como autorizada para fazer as requisições e exige um client-certificate dessa CA, no mínimo. E o melhor é checar também o CN da requisição de que ele é gn-webhook.