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welitonxd

Feb 27, 2024

Gestão de Boletos Vencidos e Cobranças Pendentes

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Boa tarde, uma dúvida.

Sobre a questão de boleto vencido há mais de 90 dias, já que o cliente não pode pagar por causa do vencimento no banco e que em alguns bancos retorna a informação de pago (encontrei bancos que retornavam isso na tentativa de pagar boleto com mais de 90 dias), criei uma função interna para regerar o boleto com os mesmos dados caso o cliente resolva pagar em um futuro próximo ( ou seja forçado a pagar), a pergunta é como fica a situação do boleto antigo dentro da Efi, pois verifiquei que ele continua como pendente em vermelho, neste caso eu teria que cancelar este boleto pois estaria criando outro para substituir ele, no mesmo caso não posso atualizar a data de vencimento dele pois já passou 90 dias.. ( ou posso ? 🤔 )

Ao cancelar o boleto, ele enviaria a informação para o cliente e o mesmo pode ficar na dúvida do que está acontecendo. ou até eu cancelar e enviar a notificação para o sistema via webhook.


Fora isso tudo, qual seria a melhor técnica para manter uma cobrança ( não um boleto) que possa ser paga depois de 90 dias.

Respostas (6):
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igor_efi

27/02/2024

Boa tarde, @welitonxd! Tudo bem?

Após a data de vencimento, o status da cobrança ficará como Inadimplente, independentemente de ter passado os 90 dias. Você pode, no entanto, alterar a data de vencimento de uma cobrança com status Inadimplente (até 89 dias após a data de vencimento) para que ela passe para o status Aguardando Pagamento.

Quanto à situação do boleto antigo dentro da Efi, ao criar um novo boleto com os mesmos dados para substituí-lo, cancelar o boleto antigo é uma prática recomendada. Isso ajuda a evitar confusões para o cliente e mantém a integridade dos registros.

Para minimizar a necessidade de criar boletos substitutos, considere emitir boletos com datas de vencimento mais amplas, especialmente se você sabe que seu cliente tem o hábito de pagar após a data de vencimento. Dessa forma, você reduz a incidência de boletos expirados e simplifica o processo de gerenciamento de cobranças.

Se desejar, você pode desativar o envio de e-mails de cancelamento dentro da sua conta digital, acessando Configurações da conta -> Configurações de cobranças -> E-mail. Isso pode ser útil para evitar confusões desnecessárias para o cliente.

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rubenskuhl

27/02/2024

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welitonxd

28/02/2024


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igor_efi

28/02/2024

@welitonxd, este procedimento precisa em até 89 dias após a data de vencimento da cobrança.
Não é possível alterar o vencimento de uma cobrança vencida há mais de 90 dias.

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welitonxd

28/02/2024

então o certo é não deixar passar de 89 dias e tratar ela internamente, alterando data etc.

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igor_efi

28/02/2024

Sim