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flavio5103

Oct 17, 2023

Problemas Persistentes de Falha no Pagamento por Cartão via API

plataformaanti-fraudeautorizaçãotransaçãolimitecartãopagamento

Boa tarde, estou com um problema.

Estou em um processo de lançamento de ticket médio alto, e estou com um problema persistente, a maioria das vendas por cartão estão tendo este retorno da API:

Falha no pagamento - No momento, a transação não foi autorizada.

Não achei nada sobre este erro exato na API. o que poderia ser?

O cliente tem limite disponível, incluindo o juros de parcelamento e tudo mais.

Mas de forma alguma passa na API.

Então estou executando o recebimento por outra plataforma e por lá está indo perfeitamente.

Queria descobrir o motivo e corrigir para que eu possa centralizar todas as vendas pela Efí.

Respostas (13):
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rubenskuhl

17/10/2023

Só para comentar: o limite no cartão não é o único fator da Efí ou qualquer outra plataforma usa para autorizar uma transação. Depois de autorizado pelo banco emissor (que só verifica cartão/CVV/validade/limite), toda plataforma realiza (pós autorização) uma verificação de anti-fraude. E só então te dá ok/não ok... como essa verificação é diferente em cada plataforma, é usual o sintoma que você comentou. E aí entra a dúvida: será que o anti-fraude da plataforma A está muito cri-cri, ou o da plataforma B que está muito leniente ? Não é algo que só por uma transação dê para descobrir... precisa olhar isso num universo maior, tanto das suas transações quanto de outros comerciantes. Dito isso, você pode ver no histórico recente do canal que o @_alexandrehenrique e o @_fernandoferreira tem tido questões similares.

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_alexandrehenrique

17/10/2023

Estou com o mesmo problema

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_alexandrehenrique

17/10/2023

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rubenskuhl

17/10/2023

Eu citei limite pq o @flavio5103 mencionou limite... o ponto era só que não basta autorização do banco (que é só dados válidos mais limite disponível) para uma plataforma autorizar uma transação.

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_alexandrehenrique

17/10/2023

Eu também levei em consideração isso mas pelos testes não é isso

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flavio5103

18/10/2023

Exatamente isso mesmo.

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hiagosilvas

18/10/2023

No caso eu também @rubenskuhl, hoje mais um cliente negado provavelmente pelo anti-fraude. Até comentei sobre a possibilidade de desabilitar o anti-fraude para a minha conta, pois no meu caso de uso eu não teria problemas com chargeback (até porque o risco é do vendedor), minha solução é um SaaS no caso de chargeback eu bloqueio o acesso e o cliente paga o valor extornado + o atual. Não envio produtos físicos, cobro pelo aluguel do meu software só isso..

Se pelo menos houvesse um endpoint para cancelamento, ou então para testar o cartão do cliente para saber se o mesmo irá passar pelo anti-fraude na data do débito já iria ajudar muito. No meu caso, o cliente se cadastra, forneço 30 dias grátis para ele conhecer a plataforma e ver se atende, ai quando acaba o prazo e eu tento efetuar a cobrança me é negada pelo anti-fraude. Com isso acabo às vezes até perdendo o cliente..

O problema de hoje aconteceu com um cartão de pessoa jurídica, o cliente ainda não entrou em contato nem mudou a forma de pagamento para boleto.

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rubenskuhl

18/10/2023

Vejo um Pix Automático no seu futuro... 😉

Mas ainda no tema cartão, algo que fizemos que ajudou foi - baseado no motivo da negativa - separar em:
- "Você pode tentar o mesmo cartão de novo daqui a pouco ?"
- "Você pode tentar com outro cartão ?"
- "Você pode usar Pix ou boleto ?"
- "Você pode tentar de novo após reencarnação ?"

Mas ainda não tem no retorno da Efí informação suficiente para guiar isso, então fica a <#💭sugestões> para tanto.

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_alexandrehenrique

18/10/2023

mo caso do meu cliente pagamento via cartão gira em torno de 30 por dia, esse B.O ta tirando os poucos cabelos que resta kkkkkkk, e no casso é igual ao @hiagosilvas a maioria PJ

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flavio5103

18/10/2023

Eu quem diga kkkkk, já perdi umas 7 a 8 vendas de 1497 cada

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rubenskuhl

18/10/2023

Para essa parte do cabelo tem transplante... 😉
Só curiosidade: PJ pagando bastante em cartão ? MEI/EI/EIRELI/Unipessoal, né ? Pq PJ aqui só quer pagar boleto...

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hiagosilvas

23/10/2023

Resolvi fazer um teste hoje, utilizando mesmo cartão que eu utilizei para teste assim que acabou a integração (e havia sido aprovado).
imagem enviada na mensagem pelo usuario hiagosilvas

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hiagosilvas

23/10/2023

Cadastrei um segundo cartão, ao fazer isso na minha fatura apareceu:
Efí acabou de verificar o seu cartão.

Logo após isso já recusou minha transação, e eu recebi um SMS:
Confirma transação de R$ 99,90?
1. Sim
2. Não
3. Não sou Hiago

Respondi o SMS com a opção 1, logo após isso: Ok, refaça sua compra!

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Refiz todo o processo de compra, deu negado e recebi o mesmo SMS perguntando se eu confirmo a compra de 99,90. Isso tá com cara de bug, impossível...