Comunicação Webhook, BACEN e Certificação Digital

EXIBINDO RESPOSTAS:

Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

como a comunicação webhook (GN -> cliente) é privada, não vejo sentido na exigência de validar a entidade certificadora. acho que o BACEN viajou nessa 😦

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Por ser uma determinação do BACEN todos os PSPs tem que cumprir esse padrão

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

O ponto do BACEN é que certificação digital não é apenas o resultado matemático (uma chave pública e uma privada) mas também o processo. E que o processo depende das práticas de certificação que envolvem ter ACs com credibilidade.

Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

na verdade acabei de ler o manual, e aparentemente apenas o certificado do https://qrcodes-pix.gerencianet.com.br (onde ficam os payloads dos QR dinâmicos) deve ser emitido por entidade amplamente reconhecida (e deve ser "EV", inclusive). já os certificados de mTLS pra consumo da API e pra envio dos callbacks não tem exigência de ser emitido por CA reconhecida.

Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

emitir um certificado é trivial, Rubens 😂 .. cadeia de certificação só é necessária quando vc não conhece previamente o seu interlocutor e precisa validar que "ele é quem diz ser". para criptografar a comunicação entre 2 pontas que sabem quem é quem e já se confiam mutuamente, o mTLS pode ser com qualquer certificado

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Tanto não precisa ser EV no mTLS que pode ser uma CA própria da GN como ela está fazendo... mas aí a GN atribuiu confiança à sua CA através dos processos de emissão.