Dificuldade Técnica e Adoção do Pix : Notificações e Webhooks

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anoni_mato

No meu ponto de vista o principal entrave de adoção é a dificuldade técnica para o recebimento de notificações. Se fosse simples definir uma URL de notificação e o mercado pudesse ofertar serviços totalmente baseadas em QR estáticos (que são mais que suficientes para negócios cujo pagamento não tem vencimento, estão associados a um checkout imediato, como compras presenciais e e-commerce varejo padrão), sem necessidade de contratação da API por parte dos ECs, a adoção teria bombado.

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rubenskuhl

Mas para só o recebimento de notificações bastar, ele precisa ter as informações do recebimento... o que cai em requisitos que muitos acham pesados como mTLS. A simplificação do webhook com apenas (vê aí o que mudou no txid tal) torna a API direta mais necessária do que nunca. A única coisa que poderia atender isso seria não uma URL de notificação, mas o comprovante Pix digitalmente assinado.

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sendo o "webhookUrl/pix" acionado somente no recebimento de Pix e trazendo o txid + valor pago, já possibilitaria muitas integrações. com mTLS não fica tão facilitado, mas ainda perfeitamente possível.

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O txid é algo que veio do fluxo direto da API... se não há acesso que não de notificação, não tem como especificar o txid. Só adiantaria para QR-Code impresso.

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anoni_mato

mas o qr code pode ter txid e a notificação trazendo o txid + valor pago, derruba a necessidade de client_id + client_secret + certificado de consumo da API (se for possível cadastrar a URL direto na interface do PSP)