Pix Parcelado como meio de pagamento no ecommerce

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Pix Parcelado

Muito se fala deste tema, mas ainda pouco é ofertado que realmente beneficie o cliente.

Dando um rápido passo para trás, não é dúvida para ninguém que Pix é um fenômeno de adoção, chegando em Maio a quase 120 milhões de usuários ativos. Sua adoção no ecommerce já é relevante, mas ainda não é tão acentuada, e uma das principais razões é a relevância do parcelamento (via cartão de crédito) para o consumidor na hora do pagamento. Segundo o SBVC, o percentual das transações no ecommerce que são parceladas (no cartão) é de 41%.

Recentemente alguns poucos bancos e fintechs anunciaram o Pix Parcelado, criando uma espécie de possibilidade de crédito pessoal no momento que está pagando uma compra com Pix. Do ponto de vista de usabilidade, é curioso pois tudo acontece no ambiente do detentor da conta (banco/wallet) e não no checkout, e por isso a experiência pode ser muito diferente. Nada muda tem termos de custo e liquidação imediata para o merchant, mas óbvio alguém tem que pagar a conta (do crédito e risco), e por hora, é o consumidor. É o início, e há muitas possibilidades bem como oportunidades de melhoria, a medida que outros grandes wallets e bancos entram na briga e tendência é mais competitividade de preço e melhor experiência.

Pix Parcelado será um dos principais motores de adoção de Pix como principal meio de pagamento do ecommerce brasileiro, e o movimento está começando.
(Nathan Marion)