Dúvidas sobre Estorno de Cobranças e Tarifas de Transferência via PIX

EXIBINDO RESPOSTAS:

Avatar discord do usuario rafaelmuniz3026

rafaelmuniz3026

Pessoal, bom dia! Gostaria de tirar duas dúvidas com vocês.

1) Taxas cobradas em caso de estorno da cobrança:

Se um cliente nosso realiza o pagamento de uma cobranças usando o QR CODE dinâmico e depois acaba se arrependendo da compra e solicita o estorno do PIX. A taxa cobrada pela Efí no momento da cobrança também é estornada? Ou a gente "fica com esse prejuízo"? Algumas plataformas estornam também o valor cobrado na transação de entrada (MercadoPago, por exemplo) e outras não (ASAAS, por exemplo).

Ex.: Um cliente fez a compra de um produto, pagou R$ 100,00. Como existe uma taxa de 1,12%, para a operação, o que cai em nossa conta na Efí é R$ 98,88. Consigo fazer o estorno da cobrança no valor de R$ 100,00? Ou vai acusar que não tenho saldo suficiente?

2) Valor das transferências por PIX via API

Encontrei no site informações confusas sobre isso. Em uma página fala que as transferências via PIX são grátis e ilimitadas. Em outra fala que transferências são pagas (R$ 5,00/transferência). Gostaria de entender se as transferências por PIX, via API, são tarifadas ou não rs.

Muito obrigado pela atenção!

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Não há estorno de tarifa, mas não há cobrança de nova tarifa. No mercado tem de tudo, de banco que cobra nova tarifa para devolver, a banco que estorna a tarifa. A Efí está no meio termo.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Essa tarifa que você comentou é de TED, ou de TED para titularidade diferente, ou de TED de valor baixo.
O custo de envio de Pix via API é 1.19% ou 50 centavos, o que for maior, mas o endpoint de envio precisa de liberação específica.

Avatar discord do usuario rafaelmuniz3026

rafaelmuniz3026

Perfeito, Rubens! Entendido! Muito obrigado pelos esclarecimentos! 🙂

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

O que nós fazemos é fazer a sangria só com TED de mesma titularidade para outra conta acima de R$300, aí não custa nada. 😉

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Bom dia, @rafaelmuniz3026. Tudo bem?
@rubenskuhl como sempre cirúrgico nas respostas... Mas é isto mesmo, Rafael. No exemplo que citou, você pode fazer a devolução total de R$100,00 para seu cliente através do endpoint PUT /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id, mas a tarifa cobrada no recebimento não é estornada, e não cobramos mais uma taxa pra devolver. Sendo assim, parte dessa devolução seria do seu saldo, se não tiver saldo suficiente acusará falha.
Você pode usar o endpoint GET /v2/gn/saldo/ para consultar o saldo da conta.