Entenda os cenários de estorno e devolução de Pix

EXIBINDO RESPOSTAS:

Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

<@!793123559874494465> o estorno da Luciana aparece pra mim como "Pix enviado" na seção "extrato financeiro" do app da GN (apesar da notação "Devolução" em cima). Já os que eu tentei enviar e falharam, aparecem com a descrição "Estorno Pix enviado"

Avatar discord do usuario francisco.carvalho

francisco.carvalho

Quando uma devolução do Pix acontece com sucesso, realmente tratamos semanticamente como uma devolução. É uma movimentação prevista do arranjo Pix.

Quando você tentou enviar um Pix e não conseguiu (suponha que o PSP do outro lado recusou), nós devolvemos um dinheiro que foi debitado da sua conta mas não chegou do outro lado. Não se concretizou o Pix e, por isso, resolvemos tratar como um estorno em conta. Essa movimentação não existe no arranjo Pix. É um tratamento específico da Gerencianet.

Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

acho que não fui claro. vou detalhar mais.

primeiro cenário, envio de Pix que falhou, eu vejo no extrato (estou colocando em ordem cronológica, inverso de como aparece no app, que é cronológica inversa):

- R$ X,XX
Pix enviado via QR Code Fulano de Tal

+ R$ X,XX [Devolução]
Estorno Pix enviado Fulano de Tal

aqui o estorno tem a "tag" [Devolução] e a descrição é "Estorno"

segundo cenário, pix enviado com sucesso e depois estornado:

- R$ X,XX
Pix enviado via QR Code Fulano de Tal

+ R$ X,XX [Devolução]
Pix enviado via QR Code Fulano de Tal

aqui o estorno, apesar de conter a tag [Devolução], tem a descrição de "Pix enviado". olhando rapidamente, dá a impressão que enviei duplicado e não que recebi um estorno