Flexibilização do mTLS e Webhooks Gerencianet

EXIBINDO RESPOSTAS:

Avatar discord do usuario evanil

evanil

Colocando lenha na fogueira, só um parênteses, continuem aí na prosa de vcs pra não embolar os assuntos... Vejo que o debate de flexibilizar o mTLS seria benéfico e cada PSP arbitraria isso junto ao cliente, por exemplo, um contrato adicional de renuncia do mTLS. Nós recomendaríamos então o cliente e vim na Gerencianet a cada Webhook certificar do status, isso é ruim para a infraestrutura, mas tratarmos algum processamento em troca de algum conforto para alguns clientes, pode ser importante para os negócios e plug-ins.

E se o uso de recursos estiver sendo ruim para a Gerencianet, abre-se dialogo com o cliente, situação que ocasionalmente ocorre.

Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

acho que faz sentido. se for uma renúncia do cliente, a GN nao está deixando de cumprir com a determinação de segurança do BACEN. levem ao Bacen pra ver no que dá.

mas até que o Bacen confirme isso, eu vejo essa possibilidade de bypass (seja no PUT ou no próprio callback) como uma mera facilitação do processo de cadastro do webhook (útil principalmente quando tem um terceiro no processo, além da GN e o EC). não vejo utilidade prática nenhuma enquanto o Bacen exige mTLS nos callbacks

Avatar discord do usuario evanil

evanil

Em um questionamento aqui com o <@!793123559874494465>... Se a GN retira a validação no cadastro do Webhook, conforme a proposta inicial, o cliente pode renunciar do lado dele, ou seja, toda questão está resolvida.

Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

eu acho que aí não estaria em conformidade com a regulamentação, Evanil. não é tão simples assim..

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Se eu fosse o DECEM eu também ficaria bem mais incomodado com violações ao manual de segurança do que aos padrões.