API de Verificação de Chave Pix e Validção de Documentos

EXIBINDO RESPOSTAS:

Avatar discord do usuario pedrinne

pedrinne

OI BOA TARDE QUERIA SBAER ONDE ENCONTRO A API PRA VERIFICAR A INSTEUIÇAO DA CHAVE PIX DO CLIENTE OU SEJA EU ADICIONO A CHAVE PIX E A API ME RETORNA AS INFORMAÇOES DAQUELA CHAVE PIX EX BANCO AG CONTA ETC, ALGUEM PODERIA ME TIRAR ESSA DUVIDA?

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Não tem isso na Efí, e não vejo como algum prestador prover isso dadas as limitações de consultas que não resultem em pagamento no banco de dados central do Pix.

Avatar discord do usuario evanil

evanil

Se a ideia é validar a Chave Pix, de um determinado destinatário, antes do envio do Pix, na API de envio da EFÍ tem como enviar o documento e só efetivar o envio se o documento bater com que vc enviou.

Avatar discord do usuario pedrinne

pedrinne

sim exatamente isso, na loja que vou integrar eu preciso ficar abrindon app do meu banco e verificar se a chave do cliente bate e demora muito entao eu ja criaria um codigo simples em so pra fazer essa consulta de eu colocar a chave pix e retornar as informaçoes

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Mas se a loja vende, ela não precisa da chave Pix do cliente... a chave Pix só seria usada para enviar dinheiro.

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Oi, @pedrinne. Bom dia! Como vai?
A melhor opção é fazer mesmo a validação informando o CPF/CNPJ e a chave no momento do envio do Pix, usando o endpoint PUT /v2/gn/pix/:idEnvio. Assim, nossa API verifica se a chave Pix pertence ao titular do documento informado, se não for, o envio é recusado.

Consultar a chave antes de enviar o Pix não é seguro, pois a chave pode ser excluída ou transferida para outro titular a qualquer momento. A única exceção é a chave do tipo CPF e CNPJ que só pode ser associada a contas com este documento.

Para ter certeza de que a chave é 'daquela pessoa', você pode exigir que a chave seja do tipo CPF ou CNPJ, assim como a Receita faz para enviar a restituição do IR, por exemplo. Nesse caso, você pode usar uma API para checar se o documento existe e depois fazer o envio. Se o envio não for efetivado, significa que a chave CPF/CNPJ não está registrada em nenhum banco, então poderia notificar o seu cliente sobre.