Problemas recorrentes com recusa de pagamentos por cartão

EXIBINDO RESPOSTAS:

Avatar discord do usuario flaviojfreitas

flaviojfreitas

Bom dia.
Preciso de ajuda... a maioria dos meus pagamentos por cartão estão sendo recusados, em outro contado com time de relacionamento me foi passado que a recusa ocorreu na análise de segurança, até entendo ser necessário, mas uma recusa de 5 a cada 6, inviabiliza.

Tem algo que possa ser feito para minimizar esse problema?

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

O que já foi notado aqui no canal, mas que pode ou não se aplicar a você:
- Tokenizar o cartão pelo back-end gera recusa quase sempre. Tem que tokenizar pelo front-end com o Javascript fornecido pela Efí (o mais atualizado).
- Os dados do titular, mesmo não fazendo parte dos dados do cartão, precisam ser preenchidos com dados reais desse titular. CPF, e-mail, telefone.

Avatar discord do usuario flaviojfreitas

flaviojfreitas

Já estou usando o token pelo javascript fornecido no front-end, e também já está bem claro para o cliente na página de pagamento, que todos os dados preenchidos deve ser de acordo com o Titular do cartão, os dados submetidos estão correto, pois passam pela operadora do cartão, que autoriza, mas quando para para "Análise de Segurança" é barrado.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Então, essa premissa de que se foi autorizado pelo banco emissor está tudo certo não confere. O banco emissor só confere o número do cartão, CVV, expiração e limite. Só. Quem confere os outros dados é a análise de segurança. Se você colocar como nome do titular "Palhacito Sofredor", o banco emissor vai autorizar. Se colocar endereço no presídio, também.

Avatar discord do usuario flaviojfreitas

flaviojfreitas

Nesse caso, acredito que Efí deveria deixar mais claro para nós o motivo da recusa, ou reavaliar o mecanismo de segurança que leva a recusa, pois antes estava usando outra plataforma que também fazia o mesmo mas as recusas eram bem menores, algo em torno de 15%, com Efí estou tendo aproximadamente 80% de recusa, ai já está gerando reclamações de clientes, que nos relatam não entender já que usar os mesmos cartões em outros sites sem problemas.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Isso de detalhar mais as recusas, dentro do que o anti-fraude que a Efí usa informar (o que nem sempre acontece), foi uma das sugestões que já postei aqui. A outra é que o anti-fraude da Efí é bem "arisco" por causa do recebimento em D+2, e que se a Efí desse opção de recebimento em D+30 com anti-fraude menos restritivo ou com risco por conta do estabelecimento comercial, esse problema seria amenizado.

Você já analisou as informações não de cartão que os usuários com transações negadas estão passando ? Talvez tenha alguma informação lá que dê para montar um padrão.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Agora, em caráter geral, cartão é um meio de recebimento caro (em taxas) e grande gerador de suporte. Então vale considerar opções como deixar a parte de cartão em outra plataforma, deixar de receber por cartão e ficar apenas com Pix... hoje cartão representa 20% do que faturamos mas representa 80% do que gastamos com taxas e 80% do suporte. É um arranjo fadado a desaparecer.

Avatar discord do usuario flaviojfreitas

flaviojfreitas

Vou analisar mais criteriosamente as informações pra ver se encontro algo relevante.