Oi, @brunosouza_86. Sim, para reenviar o boleto, você pode utilizar o endpoint POST /v1/charge/:id/billet/resend. Basta substituir :id pelo charge_id do boleto e informar o e-mail desejado no body da requisição.
Termos mais procurados:
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Oi, @brunosouza_86. Sim, para reenviar o boleto, você pode utilizar o endpoint POST /v1/charge/:id/billet/resend. Basta substituir :id pelo charge_id do boleto e informar o e-mail desejado no body da requisição.
alguem pode me tirar uma duvida, eu tinha antigamento api de pagamento cartao, boleto, mas agora uso assinatura, o notification tambem serve para assinatura?
Bom dia @insign ! Tudo bem? Atualmente não possuímos um endpoint na API de Cobranças que permita listar os boletos em aberto para um determinado cliente.
1ª Dúvida: como é realizado a parte de estorno do valor da assinatura? Criei um plano de assinaturas que será assinado por usuários em minha plataforma. Caso dentro de 7 dias ele queira fazer o cancelamento, é necessário realizar o estorno desse valor. Não ficou muito claro na documentação como é feito essa devolução para o cliente.
2ª Dúvida: no nosso sistema, o usuário pode fazer "updagrades" na assinatura, onde o valor cobrado na assinatura para ele será alterado de acordo com as funcionalidades contratadas por ele. Vi na documentação da API de assinatura, só é possível realizar uma alteração no valor dela se o pagamento for feito por cartão, mas se o usuário pagar por boleto também precisávamos dessa opção. Tem alguma forma de realizar essa alteração pelo boleto?
Já a versão avançada disso é usar a API do Bolix para obter o QR-Code, mas só mostrar pro cliente o QR-Code e não o boleto. 😉
Mayron, eu controlo a assinatura diretamente pelo meu backoffice também. O que eu fiz foi basicamente na assinatura criar um dt_vencimento e um dt_bloqueio.
Para cartão eu crio o token com o reuse: true na API deles e armazeno essa informação.
Dito isso, eu tenho a seguinte regra:
Caso boleto, eu emito o boleto em D-3 sobre a data de vencimento. Então o cliente tem 3 dias pós emissão para pagar. E o bloqueio eu coloco em dt_vencimento + INTERVAL 7 DAY, ou seja meu sistema só irá bloquear de fato sete dias após o último vencimento.
Caso cartão eu solicito a captura do valor no dia do vencimento às 4h da manhã, caso não consiga cobrar deixo um botão para o cliente tentar mais duas vezes. Após isso ele é obrigado a cadastrar novamente o cartão de crédito.
Sobre os webhooks, sempre que obtenho um status de sucesso eu calculo a nova data de vencimento e a nova data de bloqueio no banco de dados. Apenas para boleto existe um negócio bem interessante que é o status identified que basicamente significa que foi identificado o pagamento, porém ele ainda não foi liquidado de fato em sua conta. Como existe o risco do cliente entrar no atendimento do banco dele e cancelar esse pagamento a tratativa que faço sempre é: caso o status seja identified coloca o dt_bloqueio para daqui 3 dias úteis. Porém como a Efí geralmente deposita no próximo dia útil o webhook com a identificação do pagamento já virá no próximo dia útil e a rotina para recalcular as novas datas entrará em ação.
Dessa forma ficou bacana, pois consigo criar planos com flexibilidade. Adicionar valores novos ou variáveis que foram contratados durante o mês e caso precise de fazer qualquer migração não precisaria necessariamente usar uma API de assinaturas do novo fornecedor (visto que pode levar um tempo para seguir a lógica de um possível novo fornecedor). A lógica fica toda na minha aplicação e o PSP faz apenas a parte dele que é gerir o fluxo de cobrança na forma de pagamento que eu escolher
Certo; outra dúvida importante, se gerado pela API, é possível recuperar o arquivo atual do boleto (no caso de bolix/boleto), pela API?
A api notificará pela Url de notificação, que foi criado Boleto ou Cartão ?
Boa tarde, @guilherme.lopes!
Como o Rubens mencionou, atualmente não é possível fazer assinaturas por Pix, somente boleto e cartão de crédito. Após configurar a frequência das cobranças elas serão geradas automaticamente e a API notificará via URL de notificação para o seu servidor e, caso tenha e-mail cadastrado, notificará o cliente por e-mail contendo o boleto para pagamento. No caso de cartão é feita a cobrança automaticamente no momento de criação da cobrança.
Essa informação consta na seção de definição de pagamento de assinatura na nossa documentação, onde você pode obter mais detalhes: https://dev.efipay.com.br/docs/api-cobrancas/assinatura#2-defina-a-forma-de-pagamento-da-assinatura-e-os-dados-do-cliente
Atualmente eu utilizo API para fazer o cadastro do cliente e gerar um Boleto. Depois que o Boleto é gerado eu obtenho o link do Boleto e envio para o cliente.
Sim. Fiz mais uma vez e o resultado foi o mesmo
Envio
{
"payment": {
"banking_billet": {
"customer": {
"name": "Gorbadoc Oldbuck",
"cpf": "94271564656",
"email": "[email protected]",
"phone_number": "5144916523",
"address": {
"street": "Avenida Juscelino Kubitschek",
"number": "909",
"neighborhood": "Bauxita",
"zipcode": "35400000",
"city": "Ouro Preto",
"complement": "",
"state": "MG"
}
},
"expire_at": "2023-12-30",
"configurations": {
"fine": 200,
"interest": 33
},
"message": "Usando o atributo message, este conteúdo é exibido no campo OBSERVAÇÃO da cobrança emitida via API \n ... e também no campo OBSERVAÇÃO DO VENDEDOR nos e-mails de cobrança enviados ao cliente \n É possível utilizar até 4 linhas de conteúdo, com no máximo 100 caracteres por linha \n Essa mensagem poderá ser vista nos e-mails relacionados à cobrança, no boleto ou carnê"
}
}
}
retorno
{
"code": 3500030,
"error": "charge_already_paid",
"error_description": "Esta transação já possui uma forma de pagamento definida."
}
Bom dia
Testando via postman
segundo a ordem:
1) https://sandbox.gerencianet.com.br/v1/plan
2) https://sandbox.gerencianet.com.br/v1/plan/10603/subscription
3) https://sandbox.gerencianet.com.br/v1/subscription/10603/pay
Envio
{
"payment": {
"banking_billet": {
"customer": {
"name": "Gorbadoc Oldbuck",
"cpf": "94271564656",
"email": "[email protected]",
"phone_number": "5144916523",
"address": {
"street": "Avenida Juscelino Kubitschek",
"number": "909",
"neighborhood": "Bauxita",
"zipcode": "35400000",
"city": "Ouro Preto",
"complement": "",
"state": "MG"
}
},
"expire_at": "2023-12-30",
"configurations": {
"fine": 200,
"interest": 33
},
"message": "Usando o atributo message, este conteúdo é exibido no campo OBSERVAÇÃO da cobrança emitida via API \n ... e também no campo OBSERVAÇÃO DO VENDEDOR nos e-mails de cobrança enviados ao cliente \n É possível utilizar até 4 linhas de conteúdo, com no máximo 100 caracteres por linha \n Essa mensagem poderá ser vista nos e-mails relacionados à cobrança, no boleto ou carnê"
}
}
}
Este último retorna este erro:
{
"code": 3500030,
"error": "charge_already_paid",
"error_description": "Esta transação já possui uma forma de pagamento definida."
}
A ordem está correta ?
Bom dia, já aconteceu umas 2 vezes onde a Efi demorar de processar o 'one-step', aconteceu agora recentemente e como foi pela API, não consegui efetuar uma resincronização e minha aplicação ficou com o status do boleto erro interno pois não tinha o charge_id nem os links associados, tentei gerar o boleto 10:46, e apareceu na efi somente as 10 e 50. neste caso não recebi o notification que é de praxe para poder complementar a linha do boleto gerado com os dados relevantes.
Minha sugestão seria para poder consultar também pelo custom_id que por aí a resincronização traria estes dados sem precisar injetar diretamente no banco o charge_id coletado do site da EFI.
Aliás... fui ver na documentação da api e não achei a configuração de até quando o boleto pode ser aceito.
Hoje eu to perguntando muito kkkkk, perdão
Mas então outra questão que gostaria de entender é se existe alguma possibilidade via sdk ou api de pegar o link ou baixar o boleto bancário gerado?
Ou a única forma é enviando para o e-mail do pagador?
Outra pergunta é se o bolix funciona em modo sandbox? Pois eu gerei uma assinatura e o link que veio no meu email pagador está quebrado
Olá, @fael9100. Bom dia! Como vai?
Neste caso você pode utilizar nossa API de emissões para emitir a cobrança de cartão de crédito, e o Bolix que dá opção para seu cliente pagar com código de barras do boleto ou QR Code do Pix.
Segue o link da documentação para mais detalhes:
Cartão: https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagamento-com-cartao
Bolix: https://dev.gerencianet.com.br/docs/gerar-boleto-bancario
A API para provisionar isso é a mesma de boleto e cartão, mas o meio de pagamento pode ser Pix.
Boa tarde! Atualmente a API Pix não possui essa funcionalidade.
Uma alternativa seria você criar assinaturas de boletos e utilizar o QrCode do Bolix
Bom dia, <@!826141049964462121>.
1- Para que você possa gerenciar as assinaturas dos de vendedores que estão em seu sistema, você precisará das credenciais de autenticação da API da conta de cada vendedor, até mesmo para emitir as assinaturas na conta deles.
2- É possível sim. Basta manter a configuração do Bolix ativada na conta do emissor no menu (Cobranças > Configurações > Boletos Bancários e Carnês > Bolix). E então, todo boleto gerado para uma assinatura, conterá também o Pix.
Boa noite. Você se refere à API Pix? Ela, sim, precisa de certificados (mesmo em homologação). A API principal de cobranças da GN (para boleto e cartão) só precisam do token e/ou do par de credenciais (Client_ID e Client_Secret), pelo que eu pude ver no SDK: https://dev.gerencianet.com.br/docs/instalacao-sdk-php