Histórico de mensagens sobre boleto em assinaturas

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: boleto
Canal: assinaturas
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brunosouza_86

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Boa noite,
Como forçar um pagamento de boleto ou cartão em assinaturas no ambiente de homologação.

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palloma_efi

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Quando você cria uma cobrança e informa o e-mail do cliente na requisição, automaticamente disparamos um e-mail com este boleto ao seu cliente. Também é possível configurar, através da conta digital, o disparo deste e-mail 5 dias antes do vencimento.

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insign

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É possível emitir cobranças ou disparar cobranças pro e-mail do cliente via API. Ou melhor, exibir o boleto do cliente?

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palloma_efi

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As notificações permitem que você receba informações quando o status de uma transação for alterado, como quando um boleto for Pago ou ficar Inadimplente, por exemplo. Logo, basta cadastrar uma URL de Notificação ao criar uma cobrança. Neste link da documentação fornecemos mais detalhes: https://dev.efipay.com.br/docs/api-cobrancas/notificacoes

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palloma_efi

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Bom dia @insign ! Tudo bem? Atualmente não possuímos um endpoint na API de Cobranças que permita listar os boletos em aberto para um determinado cliente.

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jessica_efi

Bom dia @vitorsenna ! Como o Rubens mencionou, o estorno é feito de forma manual. E sobre a atualização do valor, so é possível em cobranças do tipo cartão de crédito mesmo. Caso for boleto, você deve cancelar aquela assinatura e gerar uma nova.

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rubenskuhl

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Não dá para devolver pagamento de boleto, então você está pensando para assinatura paga em cartão, né ? Hoje a devolução é manual, não via método na API

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vitorsenna

1ª Dúvida: como é realizado a parte de estorno do valor da assinatura? Criei um plano de assinaturas que será assinado por usuários em minha plataforma. Caso dentro de 7 dias ele queira fazer o cancelamento, é necessário realizar o estorno desse valor. Não ficou muito claro na documentação como é feito essa devolução para o cliente.

2ª Dúvida: no nosso sistema, o usuário pode fazer "updagrades" na assinatura, onde o valor cobrado na assinatura para ele será alterado de acordo com as funcionalidades contratadas por ele. Vi na documentação da API de assinatura, só é possível realizar uma alteração no valor dela se o pagamento for feito por cartão, mas se o usuário pagar por boleto também precisávamos dessa opção. Tem alguma forma de realizar essa alteração pelo boleto?

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rubenskuhl

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Mas dependendo do seu cliente, ter também boleto é bom. Empresa maior ainda prefere.

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rubenskuhl

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Já a versão avançada disso é usar a API do Bolix para obter o QR-Code, mas só mostrar pro cliente o QR-Code e não o boleto. 😉

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rubenskuhl

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Você pode por o Bolix na assinatura, que aí pode ser pago como boleto ou pago como Pix.

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tradermoura

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Boa noite pessoal, se alguém poder tirar uma dúvida, assinatura somente para boleto e cartão, correto? Pix não tem assinatura, é somente na hora, certo?

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hiagosilvas

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Mayron, eu controlo a assinatura diretamente pelo meu backoffice também. O que eu fiz foi basicamente na assinatura criar um dt_vencimento e um dt_bloqueio.

Para cartão eu crio o token com o reuse: true na API deles e armazeno essa informação.

Dito isso, eu tenho a seguinte regra:

Caso boleto, eu emito o boleto em D-3 sobre a data de vencimento. Então o cliente tem 3 dias pós emissão para pagar. E o bloqueio eu coloco em dt_vencimento + INTERVAL 7 DAY, ou seja meu sistema só irá bloquear de fato sete dias após o último vencimento.

Caso cartão eu solicito a captura do valor no dia do vencimento às 4h da manhã, caso não consiga cobrar deixo um botão para o cliente tentar mais duas vezes. Após isso ele é obrigado a cadastrar novamente o cartão de crédito.

Sobre os webhooks, sempre que obtenho um status de sucesso eu calculo a nova data de vencimento e a nova data de bloqueio no banco de dados. Apenas para boleto existe um negócio bem interessante que é o status identified que basicamente significa que foi identificado o pagamento, porém ele ainda não foi liquidado de fato em sua conta. Como existe o risco do cliente entrar no atendimento do banco dele e cancelar esse pagamento a tratativa que faço sempre é: caso o status seja identified coloca o dt_bloqueio para daqui 3 dias úteis. Porém como a Efí geralmente deposita no próximo dia útil o webhook com a identificação do pagamento já virá no próximo dia útil e a rotina para recalcular as novas datas entrará em ação.

Dessa forma ficou bacana, pois consigo criar planos com flexibilidade. Adicionar valores novos ou variáveis que foram contratados durante o mês e caso precise de fazer qualquer migração não precisaria necessariamente usar uma API de assinaturas do novo fornecedor (visto que pode levar um tempo para seguir a lógica de um possível novo fornecedor). A lógica fica toda na minha aplicação e o PSP faz apenas a parte dele que é gerir o fluxo de cobrança na forma de pagamento que eu escolher

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guilherme_efi

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Exatamente. O boleto é enviada 5 dias antes do vencimento.

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mayron1806

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Ahh sim entendi, só mais uma coisa😅
Quando uma assinatura é criada com boleto, o boleto é enviado todo mês no email automaticamente?

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guilherme_efi

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Se você criar uma assinatura com pagamento por boleto, ela vai para o status new. Depois, quando uma nova cobrança for gerada, ela vai para o status new_charge. Enquanto o boleto não for pago, a transação vai para o status waiting. Quando o boleto for pago, a transação vai para o status paid e a assinatura vai para o status active.

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mayron1806

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Outra duvida, as assinaturas tem apenas os status da assinatura presentas na documentação, ou podem ter status das transações? Por exemplo, foi criada uma assinatura com pagamento por bolix, ela vai para o status new, depois new_charge, enquanto o boleto não for pago ela vai para o status de waiting? Ou quando for pago vai para o status de active?

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gabrielcarvalho_27631

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@guilherme_efi @joaolucas_efi como faço para configurar um plano que cobra uma vez ao ano
estou fazendo assim está correto?
'YEARLY_BUSINESS' => [
'price' => 100.00,
'name' => 'Plano Anual',
'interval' => 12,
],

seria no boleto

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gabrielcarvalho_27631

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fique em dúvida agora qual o correto @joaolucas_efi ?

O @guilherme_efi me respondeu o seguinte:

Bom dia, @gabrielcarvalho_27631! Espero que esteja tudo bem com você.
Se você cancelar a assinatura, as cobranças dela não serão canceladas automaticamente.
Você precisaria usar o endpoint PUT /v1/charge/:id/cancel para cancelar cada cobrança individualmente, substituindo o :id pelo charge_id da cobrança de cartão ou boleto que você quer cancelar.

o meu sistema eu já uso o PUT /v1/subscription/:id/cancel. para cancelar a assinatura então não preciso realizar a utilização de mais nenhum endpoint com relação ao cancelamento das cobranças ?