Histórico de mensagens sobre approved em cartões

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: approved
Canal: cartões
Avatar discord do usuario leandroberg

leandroberg

Ver Respostas

Boa tarde tudo bem com todos? Poderiam analisar esse try / catch da requisição à API de cartão de crédito e me dizer se está correto por gentileza, se possível me enviar exemplos do tratamento pós-request para que eu possa corrigir meu código em caso de problemas, muito obrigado, segue o código:

try {
$api = new Gerencianet($options);
$response = $api->createOneStepCharge($params = [], $body);
$response_array = json_decode($response, true);


if (json_last_error() === JSON_ERROR_NONE) {

$status = isset($response_array['data']['status']) ? $response_array['data']['status'] : '';

if ($status === 'approved') {

updateOrderDetails($order_id, $_POST['customerName']);

return [
'result' => 'success',
'redirect' => $this->get_return_url(wc_get_order($order_id))
];

} else {

return [
'result' => 'failure',
'message' => 'Payment status is not approved. Current status: ' . $status
];
}

} else {

return [
'result' => 'failure',
'message' => 'Error decoding JSON: ' . json_last_error_msg()
];

}
} catch (GerencianetException $e) {

return [
'result' => 'failure',
'message' => 'Gerencianet Error - Code: ' . $e->code . ', Error: ' . $e->error . ', Description: ' . $e->errorDescription
];

} catch (Exception $e) {

return [
'result' => 'failure',
'message' => 'General Error: ' . $e->getMessage()
];

}

Avatar discord do usuario joao_efi

joao_efi

Ver Respostas

Bom dia @denerbatista tudo certo?
No momento da criação da cobrança é retornado o status da análise imediata da compra.
Podendos ser:

"status": "approved", // Indica que o pagamento foi aprovado pela operadora do cartão mas ainda não foi creditado.
OU
"status": "unpaid", // Indica que o pagamento foi reprovado.
Na nossa documentação você encontra o exemplo completo:
https://dev.efipay.com.br/docs/api-cobrancas/cartao#cria%C3%A7%C3%A3o-de-cobran%C3%A7a-por-cart%C3%A3o-de-cr%C3%A9dito-em-one-step-um-passo

Além disso, você deve preparar uma rota no seu servidor para receber as atualizações dos status da cobrança, conforme nossa documentação:
https://dev.efipay.com.br/docs/api-cobrancas/notificacoes

Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Ver Respostas

Olá, @wevertondumont!
As cobranças de cartão, caso não haja impedimentos, passarão pelos seguintes fluxos até o pagamento:
new -> caso seja criada em dois-passos (two-steps);
waiting -> quando o vínculo de cobrança e cliente é estabelecido ou quando criada em um-passo (one-step);
approved -> quando a operadora de cartão do cliente aprova o pagamento mas o crédito ainda não foi creditado na conta;
paid -> pagamento confirmado.

Avatar discord do usuario wevertondumont

wevertondumont

Ver Respostas

Pessoal, atualmente acontece da Efi ao processar pagamento por cartão, ela já retornar como "paid" ou "approved" ou sempre o retorno será "waiting" e só depois que vão realmente processar?

Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Ver Respostas

Geralmente, a cobrança muda de "approved" para "paid". No entanto, em alguns casos, pode ir de "approved" diretamente para "unpaid". Isso acontece quando a operadora aprova a transação, mas por algum motivo de antifraude, ela não é confirmada.

Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Ver Respostas

Pagamento aprovado. O termo "approved" equivale a "aprovado". Indica que o pagamento foi aprovado pela operadora do cartão mas ainda não foi creditado.
Já o paid, significa que o pagamento foi aprovado e pago e o dinheiro esta como lançamento futuro dentro da sua conta digital.

Avatar discord do usuario _acb09

_acb09

Ver Respostas

Perfeito! Então o approved resolve meu problema.

Avatar discord do usuario _acb09

_acb09

Ver Respostas

Certo, então o "approved" resolve meu problema tendo a certeza que o dinheiro vai cair (a menos que o cliente conteste a compra). Correto? ou existe alguma outra possibilidade de não cair o dinheiro após um "approved", sem ser pelo cliente?

Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Ver Respostas

O dinheiro cai na conta, mas fica como lançamento futuro e ai você so consegue movimenta-lo após ele entrar em seu extrato.
O status paid é alterado no momento em que este recebimento entra em lançamento futuro, ja status approved "pagamento aprovado" indica que o pagamento foi aprovado pela operadora do cartão mas ainda não foi creditado.

Avatar discord do usuario _acb09

_acb09

Ver Respostas

Mas suponha que o usuário clica em confirmar pagamento! Quanto tempo levaria para o staus 'paid' acontecer? Pois eu recebo direto o 'approved'

Avatar discord do usuario _acb09

_acb09

Ver Respostas

Uma outra dúvida: Em qual estágio (identified, approved ou paid) do pagamento por cartão de crédito, eu estou seguro para liberar o acesso do usuário?

Avatar discord do usuario geefi

geefi

Ver Respostas

Bom dia! Na API de cobrança por cartão de crédito, o status approved é suficiente para saber se a compra deve ser aprovada no meu sistema ou devo esperar o status paid nas notificações?

Avatar discord do usuario carlossulzer

carlossulzer

Ver Respostas

Bom dia. Estou fazendo a integração através de uma API .net e ao efetuar os testes notei que o retorno da API EFIPay retorna objetos diferentes. Fiz uma implementação que acredito não ser a melhor opção mas funciona. Como vcs tratam isso? esses são os possíveis retornos:

==> Retorno 1
"{\"code\":3500034,\"error\":\"validation_error\",\"error_description\":{\"property\":\"/payment/credit_card/payment_token\",\"message\":\"Tipo inválido: number (esperado string).\"}}"

==> Retorno 2
"{\"code\":200,\"data\":{\"installments\":1,\"installment_value\":188000,\"charge_id\":44075256,\"status\":\"unpaid\",\"refusal\":{\"reason\":\"Dados do cartão inválidos.\",\"retry\":true},\"total\":188000,\"payment\":\"credit_card\"}}"


==> Retorno 3
"{\"code\":200,\"data\":{\"installments\":1,\"installment_value\":188000,\"charge_id\":44075296,\"status\":\"approved\",\"total\":188000,\"payment\":\"credit_card\"}}"


==> Retorno 4
"{\"code\":3500018,\"error\":\"already_used_payment_token\",\"error_description\":\"O [payment_token] fornecido já foi utilizado.\"}"

Avatar discord do usuario didio8173

didio8173

@rubenskuhl Obrigado, outra duvida, qual a diferença dos status "approved" e "paid"?

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

Os de cartão são new, waiting, approved, paid, unpaid, refunded, contested, canceled

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

O approved acontece de forma bem rápida, assim que a transação é aprovada pela operadora do cartão do cliente, já o paid que é a confirmação de que o dinheiro foi disponibilizado pode demorar até 2 dias úteis.

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

Ver Respostas

Boa tarde @allanmello! Temos a notificação assim que o pagamento é iniciado (status approved) e também quando é concluido e o dinheiro disponibilizado em conta (status paid)

Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Ver Respostas

Recomendamos aguardar o paid, pois não é garantido que a mudança de status de approved para paid vai ocorrer (visto que o dinheiro ainda não foi transferido e que o cliente pode solicitar o cancelamento da transferência/negar a compra)

Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Certo, nesse caso o status de aprovado (approved) indica que o pagamento foi aprovado pela operadora do cartão, mas ainda não foi creditado

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

O status approved acontece no fluxo do cartão de crédito, antes do status paid