Histórico de mensagens sobre devolução em cartões

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Texto: devolução
Canal: cartões
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igor_efi

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Para realizar a devolução de um pagamento, a cobrança precisa estar com o status "paid". Ou seja, você só consegue fazer o estorno se a cobrança tiver sido realmente aprovada e paga. Mencionamos essa questão na documentação porque uma cobrança pode ter vários status, e o estorno só é possível quando o status é "paid". Para os outros status, como "aguardando pagamento" ou "cancelado", a devolução não é permitida.

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jessica_efi

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Boa tarde @joaovicto ! Nós temos um endpoint (POST /v1/charge/card/:id/refund) pra fazer o estorno de um pagamento via cartão de crédito. E você pode fazer a devolução através do painel da conta digital também.

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igor_efi

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Caso tenha acontecido qualquer problema com a transação, você pode fazer a devolução do valor pago há menos de 90 dias por seu cliente via cartão de crédito de forma automática. Para isso, siga os passos abaixo:

1 - acesse o menu “Receber” → “Gestão de cobranças” → “Cartão de crédito”;
2 - ao lado da cobrança paga desejada, na coluna “Ações”, clique nos três pontinhos (•••) e, em seguida, “Detalhar”;
3 - na janela a seguir, clique nos três pontinhos (•••) e selecione “Devolver pagamento”;
4 - após confirmar os dados da devolução, clique no botão “Devolver pagamento”.

Após iniciar o processo, não é possível fazer o cancelamento. Seu cliente receberá o estorno na fatura do cartão. Caso a fatura esteja em aberto, ele deverá visualizar o estorno em até 7 dias úteis. Se a fatura já estiver fechada antes da devolução ser concretizada, a operadora realizará o estorno nas faturas subsequentes.
Caso a compra tenha sido feita há mais de 90 dias, a operadora não permite a devolução automática. Neste caso, você deve combinar com seu cliente a melhor forma de fazer a devolução, como por transferência bancária.

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Boa tarde, @hiagosilvas! Tudo bem?
O endpoint de devolução de uma cobrança cartão ja esta sendo testado internamente, em breve vamos disponibilizar para todos.

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palloma_efi

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Boa tarde @allan294. ! Não possuímos um endpoint com essa finalidade. Caso tenha acontecido qualquer problema com a transação, você pode fazer a devolução do valor pago há menos de 90 dias por seu cliente via cartão de crédito de forma automática, através da plataforma. Para isso, siga os passos abaixo:
acesse o menu “Receber” → “Gestão de cobranças” → “Cartão de crédito”;
ao lado da cobrança paga desejada, na coluna “Ações”, clique nos três pontinhos (•••) e, em seguida, “Detalhar”;
na janela a seguir, clique nos três pontinhos (•••) e selecione “Devolver pagamento”;
após confirmar os dados da devolução, clique no botão “Devolver pagamento”.

Após iniciar o processo, não é possível fazer o cancelamento. Seu cliente receberá o estorno na fatura do cartão. Caso a fatura esteja em aberto, ele deverá visualizar o estorno em até 7 dias úteis. Se a fatura já estiver fechada antes da devolução ser concretizada, a operadora realizará o estorno nas faturas subsequentes. Caso a compra tenha sido feita há mais de 90 dias, a operadora não permite a devolução automática. Neste caso, você deve combinar com seu cliente a melhor forma de fazer a devolução, como por transferência bancária.

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rubenskuhl

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Eu acho que refunded é só por devolução iniciada. Para chargeback, seria contested e depois canceled, pelo que diz lá.

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rubenskuhl

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A Efí não tem dupla custódia (requerer dupla autorização para pagamentos e transferências saindo da conta), mas colocou a nosso pedido uma política de segurança na conta aonde só se pode fazer transferências para contas de nossa titularidade. Então endereçamos questão de segurança por aí... isso inclusive precisou ser customizado para que pudéssemos fazer devolução de Pix (que vai para outra titularidade) mas não desse para fazer Pix ou TED para outra titularidade, mesmo tendo senha/autenticador/token.

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rubenskuhl

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A gente consegue conciliar os pagamentos recebidos com os valores na conta usando o endpoint de extrato e o de saldo, e qualquer divergência já temos alerta no dia seguinte. É inclusive o que usamos para detectar que um MED (devolução do Pix, em parte comparável ao chargeback do cartão) não foi registrado como deveria (pois ele é sinalizado por e-mail e não pela API).

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yasmin_efi

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Apenas no painel mesmo, @dlmorais! O que dá para fazer via API é o envio de valores Pix ou a devolução Pix, mas não cartão 😦

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cleiton7853

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@rubenskuhl Vamos ver se estou entendendo sua sugestão: o cliente faz o pagamento com cartão de crédito, eu estabeleço um tempo que acho razoável ele esperar (digamos 10min), aí eu cancelo e sugiro que ele use outra forma de pagamento. Por exemplo: PIX. O cliente paga com o PIX. Depois de 11min, vem o resultado PAID do cartão de crédito. Aí eu entro com um processo de devolução (do PIX ou do cartão). É essa sua sugestão?

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thalitagerencianet

Veja como fazer a devolução de pagamento realizado por cartão de crédito no link a seguir:

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guilherme_efi

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Boa tarde, @muriloakita!
O processe de devolução feito no painel da Gerencianet (https://gerencianet.com.br/artigo/fazer-devolucao-de-pagamento-cartao-de-credito/#versao-7), realiza o reembolso somente do valor total.
Em homologação não é possível simular este processo. Mas de acordo com a solicitação, a transação passar para o status refunded
(Lista dos possíveis status: https://dev.gerencianet.com.br/docs/transacoes)

Sendo assim, quando consultar o token de notificação desta cobrança, conterá o array informando a alteração para o status refunded
https://dev.gerencianet.com.br/docs/notificacoes-recebendo#section-2-1-exemplos-de-respostas-
Exemplo:

json
{
"code": 200, // retorno HTTP "200" informando que o pedido foi bem sucedido
"data": [
...
{
"created_at": "202-05-03 07:33:30", // data da alteração do status do array "id 4"
"custom_id": null, // identificador da cobrança definido pelo integrador, se existir
"id": 4,
"identifiers": { // identificadores que representam a cobrança
"charge_id": 24342333
},
"received_by_bank_at": "2022-05-02", // data do pagamento da cobrança
"status": {
"current": "refunded", // status ATUAL da transação: refunded ("Pagamento devolvido")
"previous": "paid" // status ANTERIOR da transação: paid ("pago")
},
"type": "charge", // tipo da cobrança que sofreu a alteração (neste caso, "charge" quer dizer que a alteração ocorreu em uma transação)
"value": 6990 // valor que acompanha a alteração. Esta tag existirá quando a alteração for uma confirmação de pagamento, informando o valor pago que foi confirmado
}
]
}

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matheus_efi

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Atualmente, temos o endpoint para consulta de saldo da conta GET /v2/gn/saldo, https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-buscar-o-saldo-da-conta. Em relação as tarifas hoje elas não são retornadas mas há um projeto em estudo sobre a devolução destes valores.

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matheus_efi

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Bom dia, <@!661697849565904914>. A notificação via API ocorre no momento de confirmação do pagamento, caso haja uma devolução ou algo do tipo você também será notificado. Mas as notificações da API ocorrem em mudanças de status da charge, sendo assim não é notificado via API quando os valores parcelados são creditados em sua conta.
De qualquer forma irei levar a sugestão para a nossa equipe de desenvolvimento, pois, é interessante este retorno a fim de evitar consultas manuais no extrato.

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guilherme_efi

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No entanto, você pode realizar a ação de devolução através do painel da Gerencianet.
Basta acessar o menu: Cobranças -> Gerenciar Cobranças -> Cartão de Crédito ou Assinaturas
Abra a cobrança desejada, e clique no botão Devolver
Obs: o prazo máximo de devolução é de 90 dias.

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guilherme_efi

Olá, <@!843985535261605918>. Bom dia!! 😃
Realizar a devolução de uma cobrança de cartão de crédito pela API não é possível.
E cobrança de cartão de crédito só pode ser cancelada se ela possuir o status new ou waiting.

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renanbdlima4574

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Bom dia devs! Temos como fazer a devolução da compra via API?

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guilherme.sgerencianet

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Boa tarde, tudo bem? Você consegue realizar o cancelamento de cobranças realizadas há menos de 90 dias de forma automática pela plataforma Gerencianet. A devolução será realizada do valor integral da compra. Para saber como realizar o procedimento, acesse nossa FAQ: https://gerencianet.com.br/artigo/fazer-devolucao-de-pagamento-cartao-de-credito/