Histórico de mensagens sobre pix em devs

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: pix
Canal: devs
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Bom dia, @bruno_46336! Tudo bem com você?

A forma ideal de verificar pagamentos de cobranças Pix é usando um webhook. Com ele, a API do Efí notifica automaticamente sua aplicação sempre que um pagamento for realizado. Para isso, você deve configurar o webhook através do endpoint PUT /v2/webhook/:chave, associando uma URL do seu sistema à chave Pix usada nas cobranças. Assim, quando o pagamento ocorre, sua URL recebe um JSON com os detalhes do Pix, permitindo o processamento imediato da confirmação.

Caso não queira usar um webhook, uma alternativa é criar uma rotina de consulta periódica para verificar o status da cobrança. Isso pode ser feito através do endpoint GET /v2/cob/:txid. No entanto, é importante evitar consultas excessivas para não sobrecarregar a API e respeitar os limites de requisição.

Se tiver qualquer outra dúvida, conte com a gente!

Avatar discord do usuario bruno_46336

bruno_46336

Ver Respostas

Boa noite pessoal. Estou conseguindo gerar a Cobrança via PIX, pago o qrcode mas não consigo saber se o mesmo foi pago ou não... como fazer essa identificação??? tenho obrigatoriamente que montar uma solução Webhook ?? não consigo fazer uma consulta como na APi de cobrança??? alguem para pode me orientar ??

Avatar discord do usuario znuuxx

znuuxx

Acabei de dar um copia e cola desse snippet na doc de vocês:

//Desenvolvido pela Consultoria Técnica da Efí

"use strict";
const https = require("https");
var axios = require("axios");
var fs = require("fs");

//Insira os valores de suas credenciais em desenvolvimento do pix
var credenciais = {
client_id: "YOUR-CLIENT-ID",
client_secret: "YOUR-CLIENT-SECRET",
};

var data = JSON.stringify({ grant_type: "client_credentials" });
var data_credentials = credenciais.client_id + ":" + credenciais.client_secret;

// Codificando as credenciais em base64
var auth = Buffer.from(data_credentials).toString("base64");

//Consumo em desenvolvimento da rota post oauth/token
var config = {
method: "POST",
url: "https://cobrancas-h.api.efipay.com.br/v1/authorize",
headers: {
Authorization: "Basic " + auth,
"Content-Type": "application/json",
},
data: data,
};

axios(config)
.then(function (response) {
console.log(JSON.stringify(response.data));
})
.catch(function (error) {
console.log(error);
});

O erro:
$ node teste.js
node:internal/validators:162
throw new ERR_INVALID_ARG_TYPE(name, 'st
ring', value);
^

TypeError [ERR_INVALID_ARG_TYPE]: The "paths
[1]" argument must be of type string. Receiv
ed undefined

Avatar discord do usuario znuuxx

znuuxx

Eu tentei com a sdk e fica dando erro na inicialização.
A api diz que é assim:


Instalação:
npm install sdk-node-apis-efi

Instância:
const EfiPay = require('sdk-node-apis-efi')
const options = {
// PRODUÇÃO = false
// HOMOLOGAÇÃO = true
sandbox: false,
client_id: 'seuClientId',
client_secret: 'seuClientSecret',
certificate: 'caminho/Ate/O/Certificado/Pix',
}

const efipay = new EfiPay(options)

efipay.createCharge({}, chargeInput)
.then((resposta) => {
console.log(resposta)
})
.catch((error) => {
console.log(error)
})

Só que no log mostra que efipay.createCharge é indefinido.

Eu tentei dar um log de efipay para ver quais métodos ele retorna, mas no log mostra efipay: {}, ou seja, nulo.

Avatar discord do usuario jessica_efi

jessica_efi

Ver Respostas

Boa tarde @jp3dr ! Você pode utilizar nosso endpoint de Revisar cobrança, informando o um tempo maior.

Avatar discord do usuario jp3dr

jp3dr

Ver Respostas

Mas eu consigo reiniciar o tempo de expiração ou devo gerar outro pix?

Avatar discord do usuario joao_efi

joao_efi

Ver Respostas

Boa tarde @jp3dr tudo certo?

Em relação ao cartão essas informações são informadas no momento da criação da cobrança. Nesse momento ocorre a análise imediata e o retorno da API já inclui um campo com motivo de recusa se for o caso
Exemplo:

js
{
"code": 200, // retorno HTTP "200" informando que o pedido foi bem sucedido
"data": {
"installments": 1, // número de parcelas em que o pagamento deve ser dividido
"installment_value": 5990, // valor da parcela. Por exemplo: 8900 (equivale a R$ 89,00)
"charge_id": numero_charge_id, // número da ID referente à transação gerada
"status": "unpaid", // Indica que o pagamento foi reprovado.
"refusal": {
"reason": "Sistema de segurança: Os dados e comportamentos de utilização do cartão se assemelham a práticas e cenários de alto risco para pagamentos online. Utilize outro cartão ou outro meio de pagamento.", // Mensagem que contém o motivo da recusa da transação.
"retry": true // Indica se é possível tentar novamente a transação.
},
"total": 5990, // valor, em centavos. Por exemplo: 8900 (equivale a R$ 89,00)
"payment": "credit_card" // forma de pagamento associada à esta transação ("credit_card" equivale a "cartão de crédito")
}
}
Em relação ao Pix:
Nossa API segue os padrões estabelecidos pelo BACEN para consumo e retorno das informações.
E atualmente esses padrões estabelecem que só é disparado webhook quando a cobrança é de fato paga. No caso de expiração não é disparado nenhuma informação.
Dessa forma, sempre que receber o acionamento do webhook é que de fato o pagamento ocorreu.

Entretanto, ao https://dev.efipay.com.br/docs/api-pix/cobrancas-imediatas#consultar-cobrança">consultar uma cobrança Pix, você consegue visualizar o status atual dessa cobrança.

Os status possíveis para uma cobrança Pix são:

- ATIVA: A cobrança foi gerada com sucesso e está apta para pagamento.
- CONCLUÍDA: A cobrança foi gerada com sucesso e já está paga.
- REMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR: A cobrança foi gerada com sucesso, mas foi removida pelo usuário recebedor.
- REMOVIDA_PELO_PSP: A cobrança foi gerada com sucesso, mas foi removida pelo PSP.

A gestão de cobranças expiradas deve ser feita pelo próprio sistema do cliente, de acordo com o tempo de expiração que ele definiu para cada cobrança.

Avatar discord do usuario jp3dr

jp3dr

Como consigo extender o prazo dos meus pix tamb[em? ou cancelar?

Avatar discord do usuario jp3dr

jp3dr

Ver Respostas

Pessoal, onde consigo ver os retornos de transação recusada ou fracassada tanto para pix quanto para cartão? e expirada? @jessica_efi @guilherme_efi @joao_efi

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

Neste caso você deve contatar o seu sistema e solicitar que o Pix utilizado por ele seja apenas o do Bolix da API Cobranças e nao o pix avulso da API Pix

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

@victorredefinity. isso seria resolvido caso o QRcode Pix utilizado pelo seu sistema fosse o do bolix (gerado pela API Cobranças, juntamente com o boleto)

Avatar discord do usuario victorredefinity.

victorredefinity.

E cliente teria que "Baixar" o boleto para "ai" "scanner" código do pix porém isso fica vários processo e cliente vai precisar de 2 celular 1 para abrir e outro para scanner

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

@victorredefinity. ambos os codigos Pix que entregamos, seja pela API Cobranças (bolix) ou pela API Pix (pix avulso) nós entregamos o copia e cola tambem