Histórico de mensagens sobre an em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: an
Data: 18/10/2022
Canal: pix
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rubenskuhl

Agora, eu já vi banco que tinha opção de agenda recorrente para Pix com QR-Code estático. Então vale fazer um teste e ver em que bancos de clientes isso daria certo.

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rubenskuhl

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Recorrência pode ser no Pix Débito Automático. Esse estava na agenda para este ano, mas com a greve do BACEN, não rolou... e eles ainda não se comprometeram a colocar para 2023, disseram que estão repriorizando. Mas esse parece ter mais chance que o Pix Garantido de acontecer.

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rubenskuhl

O que seria diferente, já esteve na agenda evolutiva do Banco Central mas está em lento banho maria, é o Pix Garantido. Esse na data combinada você recebe, como acontece em cartão de crédito (com ou sem parcelamento). Mas 2022 e 2023 com certeza ele não entra, e mesmo 2024 já depende de otimismo.

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Isso é o Pix agendado. É previsto desde o lançamento do Pix, mas ele não é um recebimento garantido... o usuário agenda, e se chegar na data não tiver saldo, o dinheiro não chega.

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lrezende

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boa noite... vi agora no aplicativo do meu banco(o roxo), um lance de pix programado... pensei se isso é alguma funcionalidade nova do pix ou se é algo que o banco simplesmente implementou pra ele mesmo... então, pergunto... tem algo de pix programado no recebimento via gerencianet?

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rubenskuhl

Mas a GN já disse aqui no canal que ela não vai seguir nessa linha.

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rubenskuhl

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Agora, se o prestador fornece esse método que você prefere e que pode dar enrosco para ele... outra opção é o "ema ema ema, cada um co seus pobrema", é usar enquanto esse prestador não se dá mal. É só planejar para ter um plano de contingência quando ele for enquadrado pelo BACEN e tiver que entrar na linha.

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rubenskuhl

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Uma opção então seria você dar apenas opção do fornecedor te passar os dados bancários e você fazer Pix para dados bancários ao invés de para chave... aí você tem todos os dados, e quem te forneceu foi o titular desses dados.

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Então apesar de eu saber de prestadores que tem esse método da API, ele é uma violação das práticas do Banco Central e expõe o prestador a risco significativo de indisponibilidade.

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Só que o Banco Central não gosta muito dessa idéia. Tanto que a única coisa que ele sinaliza permitir em breve é a checagem de existência das chaves.

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FINder

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Hum, entendi. Isso já ajuda bastante na segurança.
Como eu gostaria de ter as opções de pagamento salvas com todas as informações (nome, banco, etc.) Acho que esse endpoint de consulta ainda seria necessário.
Muito parecido com a lista de contatos que temos em qualquer app de banco.

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rubenskuhl

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São dois parâmetros diferentes no método: a chave Pix de destino, e o CPF/CNPJ. Claro que se a chave for CPF/CNPJ você nem precisa especificar o CPF/CNPJ, mas nos outros tipos de chave, se o CPF/CNPJ não for o especificado, a transação não será completada.

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rubenskuhl

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Não, poderia aceitar, desde que você tenha o CPF/CNPJ também. Você não vai saber via API para qual banco foi (apesar de ter no extrato, AFAIK), mas sabe que foi para o CPF/CNPJ do fornecedor. Mesmo a chave sendo e-mail, aleatória ou celular.

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FINder

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Logo eu não poderia aceitar o número de telefone como chave, já que não consigo conferir pra quem (nome, banco, etc.) estaria indo o valor. Isso?

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rubenskuhl

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Em API o comprovante é a resposta da API... bota pra logar, especialmente o webhook que é a resposta do pix.send.

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rubenskuhl

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Consulta de chave Pix não, mas você pode no envio de Pix especificar o CPF/CNPJ que se a chave não for desse CPF/CNPJ, o Pix não vai.
E sim, pode ser usado para pagamento de fornecedores... mas só via Pix, não via TED, apesar de que pode ser Pix por dados bancários tal como a TED (sem chave Pix).

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joao_efi

Tratando no privado 🙂

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mariLones

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Pessoal, tem alguma forma na sdk ou algum endpoint que posso pegar o comprovante de pix.send ?