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rubenskuhl
Agora, eu já vi banco que tinha opção de agenda recorrente para Pix com QR-Code estático. Então vale fazer um teste e ver em que bancos de clientes isso daria certo.
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rubenskuhl
Recorrência pode ser no Pix Débito Automático. Esse estava na agenda para este ano, mas com a greve do BACEN, não rolou... e eles ainda não se comprometeram a colocar para 2023, disseram que estão repriorizando. Mas esse parece ter mais chance que o Pix Garantido de acontecer.
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lrezende
Valores baixos, não ter saldo é difícil
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lrezende
Receberíamos uma chamada do webhook a cada pagamento
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lrezende
Se já pudesse agendar recorrentemente seria uma mão na roda...
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rubenskuhl
O que seria diferente, já esteve na agenda evolutiva do Banco Central mas está em lento banho maria, é o Pix Garantido. Esse na data combinada você recebe, como acontece em cartão de crédito (com ou sem parcelamento). Mas 2022 e 2023 com certeza ele não entra, e mesmo 2024 já depende de otimismo.
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rubenskuhl
Isso é o Pix agendado. É previsto desde o lançamento do Pix, mas ele não é um recebimento garantido... o usuário agenda, e se chegar na data não tiver saldo, o dinheiro não chega.
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lrezende
boa noite... vi agora no aplicativo do meu banco(o roxo), um lance de pix programado... pensei se isso é alguma funcionalidade nova do pix ou se é algo que o banco simplesmente implementou pra ele mesmo... então, pergunto... tem algo de pix programado no recebimento via gerencianet?
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FINder
Ah, não! Eu prefiro não me arriscar e fazer da forma certa. O dia que o BACEN achar que deve liberar ai eu uso. Vou repassar pro pessoal essa opção e a gente segue com o possível. Muito obrigado pelas respostas. Ajudou muito!
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rubenskuhl
Mas a GN já disse aqui no canal que ela não vai seguir nessa linha.
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rubenskuhl
Agora, se o prestador fornece esse método que você prefere e que pode dar enrosco para ele... outra opção é o "ema ema ema, cada um co seus pobrema", é usar enquanto esse prestador não se dá mal. É só planejar para ter um plano de contingência quando ele for enquadrado pelo BACEN e tiver que entrar na linha.
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rubenskuhl
Uma opção então seria você dar apenas opção do fornecedor te passar os dados bancários e você fazer Pix para dados bancários ao invés de para chave... aí você tem todos os dados, e quem te forneceu foi o titular desses dados.
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FINder
Eita! Não sabia disso. 😢
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rubenskuhl
Então apesar de eu saber de prestadores que tem esse método da API, ele é uma violação das práticas do Banco Central e expõe o prestador a risco significativo de indisponibilidade.
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rubenskuhl
Só que o Banco Central não gosta muito dessa idéia. Tanto que a única coisa que ele sinaliza permitir em breve é a checagem de existência das chaves.
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FINder
Hum, entendi. Isso já ajuda bastante na segurança. Como eu gostaria de ter as opções de pagamento salvas com todas as informações (nome, banco, etc.) Acho que esse endpoint de consulta ainda seria necessário. Muito parecido com a lista de contatos que temos em qualquer app de banco.
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rubenskuhl
São dois parâmetros diferentes no método: a chave Pix de destino, e o CPF/CNPJ. Claro que se a chave for CPF/CNPJ você nem precisa especificar o CPF/CNPJ, mas nos outros tipos de chave, se o CPF/CNPJ não for o especificado, a transação não será completada.
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rubenskuhl
Não, poderia aceitar, desde que você tenha o CPF/CNPJ também. Você não vai saber via API para qual banco foi (apesar de ter no extrato, AFAIK), mas sabe que foi para o CPF/CNPJ do fornecedor. Mesmo a chave sendo e-mail, aleatória ou celular.
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FINder
Logo eu não poderia aceitar o número de telefone como chave, já que não consigo conferir pra quem (nome, banco, etc.) estaria indo o valor. Isso?
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rubenskuhl
Em API o comprovante é a resposta da API... bota pra logar, especialmente o webhook que é a resposta do pix.send.