![Avatar discord do usuario josejooj](https://cdn.discordapp.com/avatars/498013966740619264/5a9fd8090ca19b09b5e24592ccd6bba4.webp)
Tem risco não, @josejooj.
Caso você queira, depois da cobrança ter expirado, você pode consumir o endpoint para alterar o status dela para REMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR. Assim a cobrança é finalizada.
Você pode configurar uma webhook URL para receber atualizações automáticas da cobrança Pix em sua aplicação. [Veja aqui](https://dev.efipay.com.br/docs/api-pix/webhooks) mais detalhes.
E para consultar uma cobrança específica, você pode usar o endpoint [GET /v2/cob/:txid](https://dev.efipay.com.br/docs/api-pix/cobrancas-imediatas#consultar-cobran%C3%A7a).
Entendo, então não tem risco do cliente pagar após a expiração, mesmo com o estado ativo, certo?
Bom dia, @josejooj!! Tudo bem com você?
Este é o comportamento esperado, mesmo em produção. Quando expirada o status permanece ATIVA, mas já não é possível pagar. O Bacen definiu assim, pois como está ATIVA te permite dar um PATCH /v2/cob/:txid e aumentar o tempo de expiração, possibilitando o pagamento novamente, por exemplo.
Então é mesmo necessário a implementação desta verificação em sua aplicação. Uma forma de verificar se o Pix está expirado é comparar a __data e hora atual__ com a __data e hora de emissão + tempo de expiração em segundos definida no momento da criação da cobrança __. Se a data e hora atual for maior que a data e hora de expiração, significa que o Pix não pode mais ser pago. Caso contrário, o Pix ainda está ativo e pode ser pago normalmente.
Bom dia @guilherme_efi , preciso consultar status do Pix realizado, eu consegui gerar a cobrança
só consegui simular o estado de aprovado mesmo vou precisar fazer a verificação de expiração manualmente?
tentei em ambiente de produção pra conferir se não era alguma manipulação do ambiente de homologação, mas também não expirou em 30 segundos
eu tentei criar uma cobrança de 30 segundos em ambiente de testes, já se passaram 3 minutos mas ela continua como ATIVA
quais desses status são assumidos quando a cobrança vence o tempo estipulado no calendário (expira)?