Histórico de mensagens sobre devolução em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
Canal: pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Olá, <@!851565059616669729>. Boa tarde! 😀
A opção recomendada para você obter informação de que o Pix foi efetivado, é através de um webhook registrado com sua URL de notificação, para onde enviaremos as callbacks automaticamente quando for pago, por exemplo.

Outra opção é exatamente por esta função que está executando $api->pixDetailCharge($params). Se caso você não encontrou o e2eId, provavelmente o Pix não foi pago.
Pois, ao realizar esta consulta de um Pix que foi pago, no retorno conterá o array "pix" com os detalhes do pagamento e devolução, caso houver. Veja mais detalhes em nossa documentação no exemplo 2: https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-consultar-cobran-a

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Da devolução, a informação da Gerencianet é de não haver custo adicional aos já incorridos (o de geração de cobrança e o de recebimento de Pix).
Já do envio, não tem a tarifa no site mas tem no aditivo contratual que você venha a assinar para liberar esse recurso.

Avatar discord do usuario tryrealvin

tryrealvin

Ver Respostas

uma outra pergunta, como que fica a tarifação de PIX enviado pela API? Tanto nos casos de devolução do PIX, e nos casos de envio "espontâneo"

Avatar discord do usuario smookeydev.cb

smookeydev.cb

Boa tarde, tenho uma duvida. Para eu efetuar a devolução de um pagamento recebido eu só informo o endToEndId da transação e um ID de refund gerado por meu sistema?

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

... então algo que pode ser criado para isso é dar instruções para que um conjunto de credenciais com essa permissão seja criado, mas não repassado para você. Aí quando precisar fazer devolução, você solicita essas credenciais... e instrui o cliente a alterar essas credenciais logo em seguida.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Existe um ponto que talvez seja mais sensível que é o de devoluções. Ela tem um escopo específico (pix.write), mas isso será necessário dentro da aplicação se uma devolução for necessária...

Avatar discord do usuario fejw0w

fejw0w

Ver Respostas

uma dúvida sobre isso de devolução, não possui tempo para eu fazer um estorno de PIX?
eu nao vi nos aplicativos que uso, existe uma opção para estornar imediatamente?

Avatar discord do usuario jessica_efi

jessica_efi

Ver Respostas

Bom dia <@!313849552215998465> ! Esse id, seria o id da transação, você que define. Depois se você desejar consultar essa devolução, você terá que informar esse id.

Avatar discord do usuario marcosm0494

marcosm0494

Ver Respostas

Bom dia, na documentação da api tem um endpoint de devolução de um pix, porém existe um ID (Id gerado pelo cliente para representar unicamente uma devolução.) que não é bem descrito como conseguimos, alguém poderia me informar como posso fazer um estorno de um pix e como consigo esse ID?

Avatar discord do usuario andreboazsafepag

andreboazsafepag

Ver Respostas

Pessoal, estamos com algumas devoluções de pix que se avolumaram aqui. Precisamos faze-las manualmente e não por API. Existe alguma forma de fazer que não seja pelo App ou pela API? É possível fazer qa devolução pelo internet banking na web ou alguma outra forma ?

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Notar que cada devolução precisa de um ID único...

Avatar discord do usuario racfish785348

racfish785348

Ver Respostas

Estranho pq foi em uma situação de testes e o time fez:

pagamento e devolução e depois de algumas vezes teve esse erro...

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Bom dia, <@!354077588471283713>.
Acredito que seja o que o Rubens mencionou mesmo! Realize uma consulta GET /v2/pix/{e2eId} e confirme se já houve a devolução.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Um Pix pode ter mais de uma devolução, mas a soma não pode exceder o Pix recebido.

Avatar discord do usuario racfish785348

racfish785348

Ver Respostas

Olá Pessoal Bom dia!

Saberiam dizer o porquê estamos tendo o erro 422 na rota de devolução de Pix?
imagem enviada na mensagem pelo usuario racfish785348

Avatar discord do usuario amaury_martin

amaury_martin

Ver Respostas

Obrigado pela resposta Rubens! O que você falou no caso se aplica a uma mesma transação Pix, correto? Eu queria também saber como esse comportamento se dá no contexto de várias transações diferentes. Estou integrando com a API Pix da Gerencianet utilizando as credenciais da conta PF que abri e estou fazendo testes utilizando o certificado de produção pra fazer testes devido a dificuldade de testar o retorno do webhook utilizando o de homologação. Estava devolvendo todas as transações PIX que havia pago no dia de hoje testando minha aplicação (várias transações de um centavo) e não consegui realizar uma das devoluções por causa desse limite. Recebi um 422 e um json com uma mensagem "Valor limite da devolução atingido". Contei 9 devoluções, portanto 9 centavos (até estranhei não ser um número redondo, 10 por exemplo) e queria confirmar se esse realmente é o limite. Quando a aplicação for para produção, com certeza usaremos as credenciais de uma conta PJ e é possível que, devido a regra de negócio, o volume de devoluções por dia seja maior que 9 (seriam várias transações Pix, onde cada transação teria apenas uma devolução do valor integral pago). Então já fica mais duas perguntas: há diferente entre esses limites de devolução pra conta PJ e PF? É possível negociar esses limites com a Gerencianet no caso da conta PJ?

Avatar discord do usuario brunodelara

brunodelara

Ver Respostas

e2e: E18236120202103311844s0056890W3A
txId: 2147483647XXXX1617216280
idDevolução: 13280

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

<@!747457595060650014> Me informe por gentileza, o txid e endToEndId do pix pago e o id da devolução?

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

O id de devolução é um diferente de qualquer devolução anterior ?