Histórico de mensagens sobre devolução em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
Canal: pix
Avatar discord do usuario julionegromonte

julionegromonte

Na API de pix, tem opção de DEVOLUÇÃO DO PIX? Como funciona em caso de haver split de pagamento?

Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Valores acima de R$ 0,01 seguirão o fluxo normal de devolução

Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

A de R$ 0,01 não é suportada pois é usada como simulação de teste, toda devolução nesse valor será rejeitada imediatamente

Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Ao chamar o endpoint PUT /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id (solicitação de devolução) você quem define o ID
Depois, se precisar consultar a devolução, você utilizará o endpoint GET /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id onde vai usar o ID que você definiu na solicitação.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

O identificador de devolução é único para cada devolução ?

Avatar discord do usuario leonardo.souza2811

leonardo.souza2811

Ver Respostas

Sim, faço uma verificação no saldo antes da devolução.

Avatar discord do usuario jessica_efi

jessica_efi

Boa tarde @leonardo.souza2811 ! Seria devolução via API?

Avatar discord do usuario leonardo.souza2811

leonardo.souza2811

Ver Respostas

Não estou conseguindo efetuar devolução que funcionava normalmente antigamente.

Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Ver Respostas

Não. Ao emitir uma cobrança, você precisa informar um chave, então a confirmação de pagamento desta cobrança vai ser enviada para o webhook vinculado a chave informada.
Como a devolução esta associada a uma cobrança, que por sua vez esta associada a uma chave, o webhook de devolução vai ser enviada para a mesma url.

Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Ver Respostas

Boa tarde, @alessandrodev! Tudo bem?
Não, neste caso, como o cadastro do webhook é por chave, toda a movimentação (envvio, recebimento e devolução) relacionada a esta chave, vai ser enviada para o webhook cadastrado.
O conteudo de cada tipo de notificação é diferente: https://dev.efipay.com.br/docs/api-pix/webhooks#requisi%C3%A7%C3%A3o

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Se você vai também enviar Pix, o melhor para separar é usar uma chave Pix diferente. Agora, na devolução de um Pix recebido, ela só vai acontecer se você pedir para fazer uma devolução. Então você pode ter algo ligado ao txid que te avise que foi solicitada devolução, e aí sim olhar o campo de devolucoes.

Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Ver Respostas

Bom dia, @alessandrodev! A estratégia adotada depende muito das suas regras de negócio, por exemplo, você pode ter um webhook exclusivo para tratar recebimentos e outro exclusivo para tratar envios, se você utilizar o Split ainda pode ter um exclusivo para ele.

Caso prefira organizar todos em um único ponto, você teria o payload padrão de recebimento (endToEndId, txid, chave, valor, horario e infoPagador).

Se for um recebimento com split você terá tudo isso acrescido do gnExtras contendo pagador e split.

Para devolução é preciso que o recebimento já tenha existido, você pode adotar uma conferência interna do txid ou verificar a existência da propriedade devolucoes.

Já o envio de Pix terá as propriedades tipo e status e não terá o txid (virá em gnExtras o identificador do envio -> idEnvio).

Mais informações sobre o recebimento de callbacks na documentação: https://dev.efipay.com.br/docs/api-pix/webhooks/#recebendo-callbacks

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Não imagino que retenham parte não, mas provavelmente vão devolver o valor integral deduzindo o valor integral do saldo... mas assim como tem quem cobre a mais pela devolução, pode ter alguém que devolva a taxa de recebimento. Mas nenhum dos dois extremos é o usual do mercado.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Não é o cliente que não recebe 100%. Se é devolução, o cliente tem que receber 100%. É o titular da conta que precisa provisionar a mais para nos casos de devolução, poder devolver o valor integral.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Não, a taxa de recebimento não precisa ser estornada na devolução. É uma característica comercial que cada prestador do Pix escolhe. Por exemplo, um outro prestador amarelo estatal, cobra para fazer devolução de Pix como se fosse um novo envio... ou seja, vc paga 2x. O que você descreveu seria 0x, e o que a Efí cobra é 1x.

Avatar discord do usuario bruno.wu

bruno.wu

Ver Respostas

Boa Noite Pessoal, estou com uma dúvida a respeito do processo de devolução, não pretendo implementar o processo de devolução via API, e todas as devoluções serão manuais no primeiro momento, mas fiz uma transação no valor de R$12,45 (Teste) reparei que no primeiro momento eu já fui descontado uma taxa de serviço R$0,15. Mas no momento da devolução não consigo estornar o valor integral pro cliente, uma vez que o valor total não está mais na conta, liberando agora apenas o estorno de R$12,30, essa taxa da efibank não deveria ser estornada tambem ??

Avatar discord do usuario celestino8068

celestino8068

Ver Respostas

Alguém da Efi para me ajudar com um problema na devolução do pix?

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

É com destino a conta da Caixa ? Isso tem sempre disponibilidade sub-ótima... inclusive para devolução.