Histórico de mensagens sobre devolução em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
Canal: pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Bom dia, <@!624237116238594078>. Como vai?
Exatamente conforme mencionado pelo <@!780500321994539068>

Para utilizar a integração com o Pix é necessário ter um PSP. Sendo assim, criando sua conta na Gerencianet, você terá acesso à API Pix da Gerencianet, que lhe fornece os endpoints no contexto do arranjo Pix, como criação de cobrança, verificação de Pix recebidos, devolução e conciliação.

Com sua conta criada, acesse nosso site, no menu API > Minhas aplicações você criará uma aplicação que são gerados 2 pares de chaves Client_Id e Client_Secret, sendo um par para utilização em ambiente de Produção e outro para Homologação. Estas credenciais que você utilizará para a autenticação.

Para utilizar a API PIX você precisará também de um certificado gerado por nós. Para isso basta acessar o link https://sistema.gerencianet.com.br/tickets/criar, e criar um ticket solicitando o certificado para integração, informando o número da sua conta, nome da aplicação e ambiente que irá desenvolver (produção/homologação).

Avatar discord do usuario sady_efi

sady_efi

Isso, você pode gerar com um valor simbólico, como não existem tarifas no momento e realizar o pagamento, devolução...

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

A devolução aparece no extrato da conta, mas entendo a necessidade do retorno via API. Podemos levar ao canal <#💭sugestões> essas informações debatidas.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Não acho que o webhook padrão deva ser acionado, pois ele pode conter código que não entenda esse tipo de devolução. Acho que um outro webhook poderia existir, por exemplo /gn/webhooksendpix para configurar, e que mandaria o e2eid apenas. Caberia ao consumidor da API fazer match com o sendpix que teve devolução de algum valor.

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Boa tarde Rafael, quando ocorre uma devolução de um Pix, que foi feito pelo endpoint de Envio de Pix, não é acionado o webhook mesmo. Por ser um endpoint elaborado pela Gerencianet, a devolução ficou de fora, independente do banco que está "devolvendo".
Eu entendo essa necessidade e vamos discutir como aborda-la.

Avatar discord do usuario rafaelsiqueira8363

rafaelsiqueira8363

Pessoal, uma dúvida sobre devolução de pix.
1. Pix enviado da GN > Chave qualquer. Recebo o webhook com a realização ou não. Tudo certo.
2. A partir da conta "favorecida", faço a devolução do pix.

Essa devolução por parte do "favorecido" deveria ativar o webhook e notificar minha aplicação? Entendo que a devolução esteja atrelada ao e2eid original.

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Sim, só fique atento a devolução, quando uma é feita nós enviamos uma nova notificação contendo um array de devolução para o mesmo Pix.

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Então é aconselhável realizar um loop mesmo, tanto no array "pix", e principalmente em "devoluções", que pode ocorrer de ter mais de uma devolução parcial

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

Ocorreu um erro ao solicitar devolução
nome: erro_aplicacao

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Boa tarde @Deleted User! O status do exemplo 1 refere-se ao status da devolução. No exemplo 2 é o recebimento de um Pix e por isso não tem status.

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Neste caso, <@!783359762917752843> deve ser realizada uma nova devolução

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

No caso do NAO_REALIZADO devo criar uma nova devolução, a GN não tenta devolver outra vez?

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Quando você realiza uma devolução o status pode ficar EM_PROCESSAMENTO, pois, necessita da comunicação com o segundo PSP e a transação pode ser aceita ou recusada nesse tempo de análise.

O NAO_REALIZADO é o status que ocorre quando uma tentativa de devolução é feita, porém, o PSP recusa a devolução.

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

recebemos um estorno de uma devolução.

Avatar discord do usuario lucaspera4486

lucaspera4486

Ver Respostas

então o primeiro exemplo foi pago e devolveram, e o segundo exemplo foi apenas pago sem devolução, correto?

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Neste caso <@!796357857355890709>, os dois exemplos que citou são referentes a pagamentos confirmados.
O próprio array "pix" é a confirmação do pagamento, onde o endToEndId é o identificador do mesmo.

No caso, o primeiro exemplo como possui o array devolucoes, quer dizer que este Pix foi pago, mas ouve uma devolução, que pode ser parcial ou total.

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

1- Ao criar uma cobrança, você pode consultar o pagamento pelo endpoint /v2/cob/:txid e verificar se a mesma está com o status CONCLUIDA. Outra alternativa é o webhook para notificarmos o seu sistema de forma automática sempre que ocorrer um pagamento ou devolução de Pix.

2- Cada cobrança(dinâmica) tem obrigatoriamente um txid associada a ela e um E2EID que é retornado quando transita na PACS002, PACS004 e PACS008. Então sim, cada Pix é diferente e tem seu identificador próprio.

3- No momento não tem como "forçar" pagamentos em ambiente de homologação, mas já está em nosso backlog essa funcionalidade.

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Me parece que não aceita requisições de devolução seguidas, com menos de 15s de intervalo.

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

erro_aplicacao - Ocorreu um erro ao solicitar devolução

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

meu problema é identificar quando há um erro ao fazer a devolução e tentar fazer novamente, mas como não sei quais erros podem ocorrer, poderia cair num loop infinito.. porque o erro pode ser:

{
"nome": "devolucao_id_duplicado",
"mensagem": "O id informado já foi utilizado em outra devolução"
}