Você pode receber notificações automaticamente via webhook referente às modificações de status de uma cobrança Pix. Para isso, será necessário a inserção de uma chave pública da Gerencianet em seu servidor para que a comunicação obedeça o padrão mTLS.
Veja mais detalhes em nossa documentação: https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-webhooks
Ou seja, primeiramente para um servidor dedicado, você deve inserir uma chave pública da Gerencianet em seu servidor para que a comunicação obedeça o padrão mTLS (forma de autenticação mutua).
Veja um exemplo desta configuração em um servidor Apache ou Nginx: https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-exemplos-de-configura-es-de-servidor
Então com seu servidor configurado com mTLS em seu domínio (ex: https://seudominio.com.br/webhook/" class="link-msg">https://seudominio.com.br/webhook/), você irá consumir a rota PUT /v2/webhook/:chave uma única vez para registrar seu webhookUrl vinculado à sua chave Pix.
Acrescentando uma observação que é a adição do /pix no final da sua URL. Ou seja, na request PUT https://api-pix.gerencianet.com.br/v2/webhook/:chave você irá passar o body com sua URL, exemplo:
{
"webhookUrl": "https://seudominio.com.br/webhook"
}
No entanto, a URL será registrada com o /pix no final, assim: https://seudominio.com.br/webhook/pix.
Ou seja, esta adição do /pix também dever ser tratada nas configurações de seu servidor para que na rota /webhook/pix de seu servidor exija o certificado CA da Gerencianet.
Veja mais detalhes sobre o endpoint: https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-configurar-o-webhook-pix
Com isto, todo Pix gerado com sua chave Pix e que possua um txid, serão enviados as notificações para sua URL.
Termos mais procurados: