Este é o primeiro relato similar que vejo, mas se tivesse acontecido comigo, dividiria a análise do caso em 3 partes.
- certificar se o cliente realmente não foi debitado, uma vez que pelo relato, ele não sabe o saldo anterior e, aparente, não sabe consultar o histórico de movimentações
- certificar se houve mudança de status na GN que justifique a baixa da cobrança
- certificar se o sistema está fazendo baixas apenas com base em notificações realmente pagas, pois nem toda cobrança com status "CONCLUIDA" está de fato paga
Minha impressão é que pode ter ocorrido o seguinte (HIPÓTESE):
Algumas cobranças passam para o status "CONCLUIDA" em determinadas situações, principalmente quando consumimos a rota PUT /v2/cob. Não era pra acontecer, mas acontece. Daí, pode ser que quando o cliente leu o location, a cobrança pode ter mudado de status para "CONCLUIDA". Então, quando ele tentou pagar deu erro, pois a cobrança não estava mais "ATIVA". Uma notificação de mudança de status ocorreu ao alterar para "CONCLUIDA" e o sistema processou a baixa sem verificar se o array de pix estava devidamente preenchido