obrigado @klawdyo.com e @rubenskuhl pela ajuda. caso não seja possível a Gerencianet corrigir isso que ao meu ver é uma falha no projeto, eu com certeza irei implementar uma solução.
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Geralmente os sistemas enviam a notificação dizendo que não identificaram o pagamento e pedem para você desconsiderar a notificação caso já tenha pago. Essa é a minha experiência como usuário. Creio que seu sistema deve ter um prazo de 3 dias pra cancelar a reserva definitivamente
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E se ele envia algum e-mail quando cancela, talvez deva atrasar esse email para ser enviado a partir das 8h, por exemplo. Pq aí só enviaria já sabendo do resultado final. Outra questão que foi falada acima é que boleto pode perfeitamente demorar até 3 dias para ser confirmado. A essa confirmação acontecendo no mesmo dia já é um cenário bem bom, mesmo que com atraso de 2 horas.
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Outra: considerando que todo mundo que usa boletos no gerencianet já detectou esse problema e já criou suas próprias soluções para contornar, creio que eles não mudariam isso. É muita gente usando da forma que está. Impossível mudar.
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Verdade. Acho que se encaixa com o que eu disse. A consolidação de pagamentos de boleto não depende só do gerencianet. Depende tbm do banco em que o cliente pagou. Por isso o boleto recebe um status de não pago quando está vencido. Pq naquele exato momento ele realmente está vencido. Naquele exato momento não existe a informação de pagamento. Essa informação só vai existir quando o banco que recebeu o pagamento informar e acontecer a consolidação entre gerencianet e esse banco.
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O dado de realidade de boletos é que em função de canal de pagamento (correspondente bancário x agência bancária x Internet) você pode receber um pagamento recebido no vencimento no canal de pagamento vários dias depois do vencimento.
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No caso de cartão que tem percentagens e arredondamentos, a tarifa por transação é mais adequada, IMHO. Mas hoje não tem, então o que tem para hoje é confirmar o saldo.
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Se tivesse uma rota para consultar as tarifas, também daria certo. Pelo menos a gente atualizaria o banco local periodicamente e usaria esses dados nas consolidações. Mas o ideal mesmo é o valor descontado e o valor líquido existirem no payload. Galaxpay tem essa informação. Mercadopago tem essa informação. Banco Inter não tem mas lá você compra um pacote com x boletos então não há desconto. Ou seja, os 3 que eu já implementei possuem a informação. Acho bem gambiarra eu ter que fazer isso manualmente e ainda mais a partir de valores estáticos.
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É. Estranho. Nem sei se é verdade. Mas a questão da fila explicaria o atraso. Quando vira meia noite, todos os boletos não pagos tem a notificação agendada. Mas aí a consolidação de pagamentos como envolve bancos diferentes é mais lenta . Quando for detectado o pagamento, outra notificação é agendada
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@klawdyo.com se for esse o caso isso seria bem estranho. O boleto sendo pago dentro do prazo não poderia gerar uma notificação de boleto não pago. pois ele foi pago rsrs
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Eu acho que tem a ver com a fila de notificações. O boleto venceu e não foi pago: agenda a notificação pra dizer que tá vencido. Mas aí no decorrer na verificação da fila, viu-se que ele foi pago, aí agenda nova notificação. Quando chega na sua vez de enviar a notificação, vc recebe as duas. Considerando que as consolidações de pagamento de boleto só são processadas depois da meia noite. Creio que a questão da fila explique seu caso.
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Boa tarde amigos da Gerencianet. Com relação às notificações de atualização do status do boleto (vencido, pago, etc), está ocorrendo o seguinte:
- Boleto com vencimento para dia útil, dia 01/03 por exemplo. - Cliente paga no dia 01/03, às 12h00 por exemplo. - Por volta de 02h00 da manhã do dia 02/03, meu endpoint recebe 2 notificações: Uma de boleto vencido e outra de boleto pago. - Esse é o procedimento correto?
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Boa tarde amigos da Gerencianet. Com relação às notificações de atualização do status do boleto (vencido, pago, etc), está ocorrendo o seguinte:
- Boleto com vencimento para dia útil, dia 01/03 por exemplo. - Cliente paga no dia 01/03, às 12h00 por exemplo. - Por volta de 02h00 da manhã do dia 02/03, meu endpoint recebe 2 notificações: Uma de boleto vencido e outra de boleto pago. - Esse é o procedimento correto?