Bom dia, @afviriato! Tudo bem?
1. Sim, você pode usar um cliente como o Postman para acessar a API. Inclusive, temos uma collection para o Postman que você pode usar: https://dev.efipay.com.br/docs/api-pix/credenciais/#collection-postman-api-pix
2. Exatamente, é a mesma chave Pix que você usa na criação da cobrança. Ou seja, você associa um webhook URL à chave, e então, quando criar a cobrança com essa chave, nossa API saberá para qual URL enviar as notificações.
3. O padrão do JSON de notificação segue as definições do Banco Central e, de fato, não possui um status. Mas, você pode considerar que, se recebeu o JSON com os parâmetros endToEndId e txid, e não tem o array devolucoes, isso indica que é a notificação de um pagamento, conforme o exemplo abaixo:
json
{
"pix": [
{
"endToEndId": "E1803615022211340s08793XPJ",
"txid": "fc9a43k6ff384ryP5f41719",
"chave": "2c3c7441-b91e-4982-3c25-6105581e18ae",
"valor": "0.01",
"horario": "2020-12-21T13:40:34.000Z",
"infoPagador": "pagando o pix"
}
]
}