Histórico de mensagens sobre cobranças

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: cobranças
Data: 20/12/2024
# devs
Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Essas mil cobranças geradas na conta, Eneas, foi via CNAB ou manualmente?

# devs
Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Ver Respostas

Não, essas informações serão alteradas visto que serão novas cobranças. Inclusive, por isso é importante cancelar as antigas.

# devs
Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Ver Respostas

No Efí, @EneasRocha, oferecemos serviços de banco e de meios de pagamento para empresas bem como também para empreendedores e microempreendedores que ainda não possuem CNPJ, que seria a modalidade de conta Pró. Nesse sentido, pensando em pequenos negócios é que existe a interface manual direta pela plataforma para que este público possa oferecer meios de pagamento dos seus serviços/produtos sem a necessidade de um sistema integrador.

No entanto, no que tange os boletos bancários, essas soluções não se comunicam entre si, integração é um ecossistema e o controle via conta digital é outro. Já para o PIX é possível configurar um webhook vinculado a uma chave da conta e todas as cobranças vinculadas a essa chave serão notificadas.

Se o seu caso for exclusivamente de boletos/carnês, Eneas, temos algumas sugestões:
Migração orgânica, onde não se emite mais diretamente pela conta e passa a emitir somente via API, mas mantendo o controle pelas duas pontas até que não haja mais cobranças ativas que foram emitidas diretamente pela conta digital (via Sistema);
Gerar um relatório das cobranças geradas via Sistema, importar para a sua integração para reemití-las via API e então excluir as cobranças antigas.

# devs
Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

Ver Respostas

Olá, @eneas4957!
Este procedimento não é possível. Cobranças que foram geradas diretamente pela conta digital não possuem vínculo com nenhuma aplicação e por isso não possuem vínculo com a API para serem notificadas 😐

# assinaturas
Avatar discord do usuario marcelo_efi

marcelo_efi

Ver Respostas

Bom dia, @bruno.ferrazz ! Tudo bem?

Atualmente, é possível simular o pagamento apenas de assinaturas com boleto. Caso tenha criado uma assinatura e queira realizar essa simulação, basta nos enviar o número da cobrança, e faremos isso para você.

Sobre o cartão de crédito, ainda não é possível simular o pagamento dentro de uma assinatura. No entanto, você pode simular o pagamento por meio de uma cobrança avulsa. Como as assinaturas seguem o mesmo padrão das cobranças avulsas (os status enviados na notificação são idênticos), é possível utilizar a cobrança avulsa para verificar os status e aplicar o mesmo tratamento às assinaturas.

Ressalto que nosso ambiente de homologação para assinaturas ainda está passando por ajustes para permitir a simulação completa do fluxo de assinaturas.

# assinaturas
Avatar discord do usuario bruno.ferrazz

bruno.ferrazz

Ver Respostas

Olá! Estou testando o sistema de assinaturas no ambiente de homologação e percebi que, ao criar uma assinatura, recebo o notification_token no webhook corretamente. Consigo consultar as informações e o status da assinatura através do endpoint de GET. No entanto, o status da cobrança parece permanecer como "waiting" e não evolui, o que dificulta validar o funcionamento completo do meu fluxo de pagamentos.

Minha dúvida é:

No ambiente de homologação, o status das cobranças muda automaticamente, ou é necessário realizar alguma ação manual para simular a mudança de status (como pagar a cobrança)?
Existe algum processo ou endpoint específico para simular essas alterações no ambiente de teste?
Obrigado!

# dúvidas
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Olá, @gabrielkaka123. Bom dia! Tudo bem e com você?

A forma ideal de verificar os pagamentos de cobranças Pix é usando um webhook. Para isso, você configura através do endpoint PUT /v2/webhook/:chave, uma URL do seu site associada à chave Pix usada nas cobranças. Assim, quando uma cobrança for paga, a API do Efí envia automaticamente uma notificação para sua URL com um JSON contendo as informações do Pix.

Entre essas informações estará o txid (identificador do Pix que você emitiu). Com isso, você poderá fazer a conciliação e realizar processos como o envio do e-mail que deseja.

Se tiver qualquer outra dúvida, conte com a gente!