Histórico de mensagens sobre boleto

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: boleto
# bolix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Pelo menos até que o novo sistema de boletos entre em funcionamento, também vejo da mesma forma.

# bolix
Avatar discord do usuario klawdyo.com

klawdyo.com

Ver Respostas

No caso do seu projeto que exige confirmação mais ágil, creio que boleto não seja o ideal. Vai de pix e cartão. Após analisar os pontos eu não creio que seja falha de projeto. É assim mesmo que boleto funciona.

# bolix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Talvez o novo método de funcionamento de boletos que a CIP/Nuclea vai implementar este ano permita resolver isso, pq inclusive vai requerer mudanças em todos os prestadores.

# bolix
Avatar discord do usuario klawdyo.com

klawdyo.com

Minha sugestão: marque o boleto como não pago e aguarde um tempo. Após um determinado prazo, tipo 3 dias, você cancela a reserva.

# bolix
Avatar discord do usuario klawdyo.com

klawdyo.com

E se ele envia algum e-mail quando cancela, talvez deva atrasar esse email para ser enviado a partir das 8h, por exemplo. Pq aí só enviaria já sabendo do resultado final. Outra questão que foi falada acima é que boleto pode perfeitamente demorar até 3 dias para ser confirmado. A essa confirmação acontecendo no mesmo dia já é um cenário bem bom, mesmo que com atraso de 2 horas.

# bolix
Avatar discord do usuario klawdyo.com

klawdyo.com

Outra: considerando que todo mundo que usa boletos no gerencianet já detectou esse problema e já criou suas próprias soluções para contornar, creio que eles não mudariam isso. É muita gente usando da forma que está. Impossível mudar.

# bolix
Avatar discord do usuario klawdyo.com

klawdyo.com

Verdade. Acho que se encaixa com o que eu disse. A consolidação de pagamentos de boleto não depende só do gerencianet. Depende tbm do banco em que o cliente pagou. Por isso o boleto recebe um status de não pago quando está vencido. Pq naquele exato momento ele realmente está vencido. Naquele exato momento não existe a informação de pagamento. Essa informação só vai existir quando o banco que recebeu o pagamento informar e acontecer a consolidação entre gerencianet e esse banco.

# bolix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

O dado de realidade de boletos é que em função de canal de pagamento (correspondente bancário x agência bancária x Internet) você pode receber um pagamento recebido no vencimento no canal de pagamento vários dias depois do vencimento.

# bolix
Avatar discord do usuario excapy_web

excapy_web

pois se um endpoint espera receber notificações para atualizar o ciclo de vida de um boleto, um boleto receber uma atualização incorreta deveria ser algo a ser mencionado

# bolix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Boleto não pago é todo aquele que não recebeu ainda status paid.

# bolix
Avatar discord do usuario excapy_web

excapy_web

Ver Respostas

não posso descartar o unpaid, ele é fundamental para automatizar boletos não pagos

# bolix
Avatar discord do usuario excapy_web

excapy_web

Ver Respostas

Sim, mas não faz sentido algum notificar que um boleto não foi pago, se ele foi pago.

# bolix
Avatar discord do usuario excapy_web

excapy_web

Meu sistema ao receber a notificação de que o boleto venceu após o pagamento, cancela a reserva do cliente.

# assinaturas
Avatar discord do usuario klawdyo.com

klawdyo.com

Ver Respostas

Se tivesse uma rota para consultar as tarifas, também daria certo. Pelo menos a gente atualizaria o banco local periodicamente e usaria esses dados nas consolidações. Mas o ideal mesmo é o valor descontado e o valor líquido existirem no payload. Galaxpay tem essa informação. Mercadopago tem essa informação. Banco Inter não tem mas lá você compra um pacote com x boletos então não há desconto. Ou seja, os 3 que eu já implementei possuem a informação. Acho bem gambiarra eu ter que fazer isso manualmente e ainda mais a partir de valores estáticos.

# bolix
Avatar discord do usuario excapy_web

excapy_web

repare que no dia 24/02 às 00:13 ele notificou que o boleto não foi pago. Mas logo mais tarde no mesmo dia, ele notificou que o boleto foi pago.

# bolix
Avatar discord do usuario klawdyo.com

klawdyo.com

É. Estranho. Nem sei se é verdade. Mas a questão da fila explicaria o atraso. Quando vira meia noite, todos os boletos não pagos tem a notificação agendada. Mas aí a consolidação de pagamentos como envolve bancos diferentes é mais lenta . Quando for detectado o pagamento, outra notificação é agendada

# bolix
Avatar discord do usuario excapy_web

excapy_web

@klawdyo.com se for esse o caso isso seria bem estranho. O boleto sendo pago dentro do prazo não poderia gerar uma notificação de boleto não pago. pois ele foi pago rsrs

# bolix
Avatar discord do usuario klawdyo.com

klawdyo.com

Eu acho que tem a ver com a fila de notificações. O boleto venceu e não foi pago: agenda a notificação pra dizer que tá vencido. Mas aí no decorrer na verificação da fila, viu-se que ele foi pago, aí agenda nova notificação. Quando chega na sua vez de enviar a notificação, vc recebe as duas. Considerando que as consolidações de pagamento de boleto só são processadas depois da meia noite. Creio que a questão da fila explique seu caso.

# bolix
Avatar discord do usuario excapy_web

excapy_web

Boa tarde amigos da Gerencianet. Com relação às notificações de atualização do status do boleto (vencido, pago, etc), está ocorrendo o seguinte:

- Boleto com vencimento para dia útil, dia 01/03 por exemplo.
- Cliente paga no dia 01/03, às 12h00 por exemplo.
- Por volta de 02h00 da manhã do dia 02/03, meu endpoint recebe 2 notificações: Uma de boleto vencido e outra de boleto pago.
- Esse é o procedimento correto?

# devs
Avatar discord do usuario excapy_web

excapy_web

Ver Respostas

Boa tarde amigos da Gerencianet. Com relação às notificações de atualização do status do boleto (vencido, pago, etc), está ocorrendo o seguinte:

- Boleto com vencimento para dia útil, dia 01/03 por exemplo.
- Cliente paga no dia 01/03, às 12h00 por exemplo.
- Por volta de 02h00 da manhã do dia 02/03, meu endpoint recebe 2 notificações: Uma de boleto vencido e outra de boleto pago.
- Esse é o procedimento correto?