Histórico de mensagens sobre cobrança de api

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Texto: cobrança de api
# pix
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guilherme_efi

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Oi, @rafaelplay55. Bom dia! Tudo bem?
Pedimos desculpa por não termos respondido sua pergunta antes... Após gerar a cobrança em lote, você pode usar o endpoint de Consultar lista de cobranças com vencimento, informando o parâmetro loteCobvId para ver as cobranças emitidas do lote. Nessa listagem, você vai encontrar mais detalhes das cobranças, incluindo o pixCopiaECola.

# cartões
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guilherme_efi

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Bom dia, @695704370158895194! Tudo bem?
Mesmo que a API retorne as respostas em formato JSON, nossa SDK em PHP já faz o tratamento para entregar as informações em um array. Assim, a variável $response será um array.

Quanto ao tratamento dos dados, isso pode variar de acordo com a regra de negócio de cada sistema. Por exemplo, com o método createOneStepCharge($params = [], $body), você está usando o endpoint de criação de cobrança por cartão de crédito em One Step (um passo). A partir do array $response, é possível verificar o status com $response['data']['status'] === 'approved' ou $response['data']['status'] === 'unpaid'. Se a transação for recusada, você pode capturar o motivo e exibir para o cliente com $response['data']['refusal']['reason'].
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# pix
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delorme.onlineips

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Boa tarde,

Estamos precisando bloquear pagamentos de cobrança PIX feitos de um CPF diferente do devedor.


A @adrianaolbrisch que nos atende informou:


Neste caso vocês teriam que implementar a verificação do lado de voce, nós fornecemos o documento mascarado do pagador no webhook, assim voce já consegue fazer uma conferencia com base nisso. Veja abaixo um exemplo pratico:
"pagador":{"nome":"NOME COMPLETO","cpf":".123.456-"}


Não consigo então entender, usando a API, criamos uma cobrança e depois geramos o QR Code com o location dela.

Até o momento não temos qualquer informação de quem efetivamente irá realizar o pagamento.

Se de posse do QR Code (ou dados do copia/cola) outra pessoa tentar realizar o pagamento não estamos mais “participando”, certo?

Somente após o pagamento realizado recebemos o webhook, aí sim, teremos ciência que o CPF não foi o mesmo que indicamos na cobrança como devedor, correto?
Mas o pagamento já foi feito, ou seja, não tivemos como bloquear o recebimento.

Conseguem me orientar melhor como fazer o bloqueio?

# pix
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igor_efi

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Boa tarde, @allancassio! Tudo bem?
Nesse caso, a pessoa que você deseja monitorar precisará ter uma conta com a gente e realizar a integração com o sistema de vocês, que será responsável por emitir as cobranças.
Nossa API permite que você cadastre uma URL para receber notificações sempre que uma determinada cobrança for paga. Dessa forma, vocês poderiam cadastrar a URL do sistema de vocês para receber essas informações de pagamentos via API.
Como a integração será feita no sistema de vocês, terão controle sobre o cadastro dessa URL para acompanhar os recebimentos das cobranças.

# pix
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igor_efi

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Boa tarde, @johny_777! Tudo bem com você?
1 - Atualmente, existem duas opções para o desconto da tarifa no split de pagamentos:

assumir_total: A conta que emitiu a cobrança assume o valor total da tarifa.
proporcional: O valor da tarifa é dividido conforme as configurações de divisão do pagamento.

2 - Sobre a criação de subcontas, infelizmente não é possível realizar essa ação via API.

Se precisar de mais informações, estou à disposição!

# devs
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rubenskuhl

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Da API o que existe que impacta envio por PF é a obrigação de não ser tarifado. Isso é algo que o BACEN deveria retificar para permitir eventual cobrança já que o usuário de API não é alguém pagando uma compra na feira livre...

# devs
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guilherme_efi

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Bom dia, @tharley9991056

Sim, é possível ter um webhook para receber atualizações das assinaturas. Quando você emite um boleto via API, basta incluir o parâmetro metadata>notification_url junto com as informações do boleto. Assim, sempre que houver uma mudança no status do boleto, a Efi enviará uma notificação para essa URL.

A notificação será um POST enviado para o endereço, contendo um token único de cada assinatura. Seu sistema precisa consultar esse token para obter os detalhes da notificação e identificar a cobrança específica, facilitando a conciliação. Confira os exemplos na documentação para entender melhor. Mais detalhes estão disponíveis no link: Notificação de Boletos.

Também temos um vídeo que mostra esse processo de forma detalhada. Pode ser muito útil para você: Assista ao vídeo.

Espero que isso te ajude! Conte com a gente!

# dúvidas
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gabriel_efi

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Boa noite, @americo_87154!
Usando as APIs da Efí só é possível executar ações envolvendo contas da Efí. Outras instituições financeiras entrarão como o lado oposto da transação, exemplo:

API Cobranças (recebimento via boleto/bolix/cartão de crédito/assinatura/carnês):
a cobrança é gerada na Efí e pode ser paga em qualquer instituição de pagamento com destino à conta Efí emissora.
API Pix para recebimento (Cash-in):
a cobrança é gerada na Efí e pode ser paga em qualquer instituição de pagamento com destino à conta Efí emissora.
API Pix para envios/pagamentos (Cash-out):
a cobrança foi gerada em alguma instituição financeira e está sendo paga na conta Efí integrada.

# marketplace
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tudocatolico

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João, os desenvolvedores indicanos me reportaram o seguinte: "Tentamos fazer o checkout no modo Sandbox e recebemos a mensagem de erro de que as credenciais da API não são válidas. Verifique as credenciais do sandbox e configure as credenciais corretas para que possamos testá-las."

Mas observando a imagem que eles enviaram (anexa neste post), percebi que o PIX Key, que está cadastrado na referente a configuração PIX, na extenção da API da EFÍ, é a minha chave pix aleatórioa da conta do Administrador. Deveria ser a "Chave client ID" ou a "Chave Secret" ?

Outra dúvida é que tenho uma Aplicação da API cobrança, criada dentro da área de API da conta do administrador do marketplace, para "API Cobranças, API Pix, API Pix via Open Finance". Sendo assim, entendo que já seria possível cobrar no cartão de crédito, boleto e pix, e ter o split de pagamento fazendo as divisões necessárias no marketplace, certo? Não é necessário eu criar mais uma API de Cobrança específica para a API PIX, certo? Pois aí teria mais pares de credenciais e chaves para produção e homologação, e não teria como configurar isso na extensão da EFí para OpenCart 3. Deveria funcionar os 3 meios de pagamento com esta mesma API, certo?
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# módulos-plugins
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jessica_efi

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Consegue sim. Ao consumir o endpoint de retornar informações d euma cobrança passando o charge_id dessa cobrança, você tem acesso a essas informações.

# cartões
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gabriel_efi

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Sobre o endpoint de consulta de cobranças de cartão (avulsas e vinculadas a assinaturas): https://dev.efipay.com.br/docs/api-cobrancas/cartao#retornar-informa%C3%A7%C3%B5es-de-cobran%C3%A7a-existente

# pix
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gabriel_efi

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Olá, @lucas_rodrigues_moreira! Com a nossa API integrada ao e-commerce em questão, os itens de um carrinho de compras podem gerar uma cobrança para pagamento pelo cliente.

Agora, caso deseje pagar uma cobrança gerada em um e-commerce com as APIs da Efí, você pode utilizar a API de Pagamento de Contas: https://dev.efipay.com.br/docs/api-pagamento-de-contas/pagamentos

# marketplace
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tudocatolico

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João, esta tela da configruração dos status não tem todos os status mapeados, por exemplo o status inadimplente..

Mas, considerando que está configurado de forma equivalente ao print que vc me enviou, se eu entro no extrado da conta do Administrador do Marketplace na EFÍ, na parte da gestão das cobranças, e mudo manualmente um status de uma cobrança no boleto marcada como inadimplente, para cancelado, o que acontece? a API da efí não deveria devolver para o marketplace o status "cancelado" ou "cancelado pela operadora", e retornar a informação para mudar este status de pagamento no apainel do vendedor??

Percebi que cobranças inadimplentes ficam com este status para sempre e nunca cancelam na EFI, isso para mim é péssimo, pois sem um retorno de cancelamento, o produto não volta para o estoque do vendedor no marketplace. Se ao menos mudasse para cancelado em alguns dias, ajudaria muito.

# pix
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guilherme_efi

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Bom dia, @roxzin! Como vai?
Aqui está um código que funciona:

php

$homolog = true; // false para produção

$config = [
"certificado" => realpath(__DIR__ . "/certificado.pem"), // certificado em .pem de produção ou homologação
"client_id" => "Client_Id",
"client_secret" => "Client_Secret"
];


$autorizacao = base64_encode($config["client_id"] . ":" . $config["client_secret"]);
$curl = curl_init();
curl_setopt_array($curl, array(
CURLOPT_URL => $homolog ? "https://pix-h.api.efipay.com.br/oauth/token" : "https://pix.api.efipay.com.br/oauth/token",
CURLOPT_RETURNTRANSFER => true,
CURLOPT_ENCODING => "",
CURLOPT_MAXREDIRS => 10,
CURLOPT_TIMEOUT => 8,
CURLOPT_FOLLOWLOCATION => true,
CURLOPT_HTTP_VERSION => CURL_HTTP_VERSION_1_1,
CURLOPT_CUSTOMREQUEST => "POST",
CURLOPT_POSTFIELDS => '{"grant_type": "client_credentials"}',
CURLOPT_SSLCERT => $config["certificado"], // Caminho do certificado
CURLOPT_SSLCERTPASSWD => "",
CURLOPT_HTTPHEADER => array(
"Authorization: Basic $autorizacao",
"Content-Type: application/json"
),
));
var_dump(curl_exec($curl));
$returnAuth = json_decode(curl_exec($curl), true);
$access_token = $returnAuth['access_token'];
curl_close($curl);


//Criação da cobrança
$curl = curl_init();

curl_setopt_array($curl, array(
CURLOPT_URL => $homolog ? 'https://pix-h.api.efipay.com.br/v2/cob/' : 'https://pix.api.efipay.com.br/v2/cob/',
CURLOPT_RETURNTRANSFER => true,
CURLOPT_ENCODING => '',
CURLOPT_MAXREDIRS => 10,
CURLOPT_TIMEOUT => 0,
CURLOPT_FOLLOWLOCATION => true,
CURLOPT_HTTP_VERSION => CURL_HTTP_VERSION_1_1,
CURLOPT_CUSTOMREQUEST => 'POST',
CURLOPT_POSTFIELDS => '{
"calendario": {
"expiracao": 3600
},
"devedor": {
"cpf": "12345678909",
"nome": "Francisco da Silva"
},
"valor": {
"original": "0.45"
},
"chave": "[email protected]"
}',
CURLOPT_SSLCERT => $config["certificado"], // Caminho do certificado
CURLOPT_SSLCERTPASSWD => "",
CURLOPT_HTTPHEADER => array(
"Authorization: Bearer $access_token",
"Content-Type: application/json"
),
));
$responsePix = json_decode(curl_exec($curl), true);
curl_close($curl);

echo '
' . json_encode($responsePix, JSON_PRETTY_PRINT | JSON_UNESCAPED_UNICODE | JSON_UNESCAPED_SLASHES) . '
';

if ($responsePix['loc']['id']) {
$idlocationPix = $responsePix['loc']['id'];

// Obtêm o Pix Copia e Cola e QR Code
$curl = curl_init();

curl_setopt_array($curl, array(
CURLOPT_URL => $homolog ? 'https://pix-h.api.efipay.com.br/v2/loc/' . $idlocationPix . '/qrcode' : 'https://pix.api.efipay.com.br/v2/loc/' . $idlocationPix . '/qrcode',
CURLOPT_RETURNTRANSFER => true,
CURLOPT_ENCODING => '',
CURLOPT_MAXREDIRS => 10,
CURLOPT_TIMEOUT => 0,
CURLOPT_FOLLOWLOCATION => true,
CURLOPT_HTTP_VERSION => CURL_HTTP_VERSION_1_1,
CURLOPT_CUSTOMREQUEST => 'GET',
CURLOPT_SSLCERT => $config["certificado"], // Caminho do certificado
CURLOPT_SSLCERTPASSWD => "",
CURLOPT_HTTPHEADER => array(
"Authorization: Bearer $access_token",
),
));

$response = json_decode(curl_exec($curl), true);

curl_close($curl);


$PixCopiaCola = $response['qrcode'];
$imagemQrcode = $response['imagemQrcode'];


echo 'QR Code:';
echo '
' . json_encode($PixCopiaCola, JSON_PRETTY_PRINT | JSON_UNESCAPED_UNICODE | JSON_UNESCAPED_SLASHES) . '
';

echo 'Imagem:
';
echo '';
}
Também temos nossa SDK de PHP (https://github.com/efipay/sdk-php-apis-efi), que usa o Guzzle.

# dúvidas
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guilherme_efi

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Bom dia, @guilhermesr7105! Como vai?
É possível, sim, configurar a divisão de valores de cobranças no cartão de crédito, mas não temos a opção de pagamento pelo cartão de débito. Importante destacar que o split ocorre somente entre contas Efi.
Documentação técnica.

# cartões
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joao_efi

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Você receberá o status paid ao consultar a notificação da cobrança.
Segue uma lista de todos os status da API: https://dev.efipay.com.br/docs/api-cobrancas/status
OBS: O status identified se aplica apenas a boletos.

# cartões
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joao_efi

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Bom dia @denerbatista tudo certo?
No momento da criação da cobrança é retornado o status da análise imediata da compra.
Podendos ser:

"status": "approved", // Indica que o pagamento foi aprovado pela operadora do cartão mas ainda não foi creditado.
OU
"status": "unpaid", // Indica que o pagamento foi reprovado.
Na nossa documentação você encontra o exemplo completo:
https://dev.efipay.com.br/docs/api-cobrancas/cartao#cria%C3%A7%C3%A3o-de-cobran%C3%A7a-por-cart%C3%A3o-de-cr%C3%A9dito-em-one-step-um-passo

Além disso, você deve preparar uma rota no seu servidor para receber as atualizações dos status da cobrança, conforme nossa documentação:
https://dev.efipay.com.br/docs/api-cobrancas/notificacoes