Histórico de mensagens sobre devolução

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
# pix
Avatar discord do usuario lordvitao

lordvitao

Ver Respostas

parte de devolução etc

# pix
Avatar discord do usuario joao_efi

joao_efi

Verifiquei aqui também a tentativa de devolução para o E2EID E31872495202208102058idggLCzJh95
E foi enviado resposta corretamente, mas não foi completado por saldo insuficiente

# pix
Avatar discord do usuario wventura2010

wventura2010

Ver Respostas

Boa tarde, não estou conseguindo fazer devolução, esta retornando este erro: HTTP/1.1 422 Unprocessable Entity. podem me ajudar por favor???

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Mas para ordem de grandeza, nós temos feito uma devolução a cada 10 mil transações.

# pix
Avatar discord do usuario celestino8068

celestino8068

Bom dia. Alguém da GN pra me ajudar com um caso? A cliente alega não ter recebido a devolução do Pix, mas a API da GN diz que foi devolvido.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

No nosso caso, só o pessoal de atendimento pode iniciar uma devolução, e eles avaliam se está dentro ou de prazos legais ou de condições razoáveis de prestação de serviço. Mas em sendo feito, devolvemos tudo que foi pago. E a tarifa que pagamos é entendida como "cost of doing business".

# pix
Avatar discord do usuario .arielson

.arielson

Ver Respostas

@rubenskuhl lhe entendo meu amigo, quem fizer integração com devolução tá perdido rsrsrs, pq um "brincalhão" pode ficar transferindo e cancelando com um bot até zerar a conta rsrs
Mas seu alerta foi anotado

# pix
Avatar discord do usuario .arielson

.arielson

Ver Respostas

Entendi, era isso que queria saber, pois no caso da devolução eu irei implementar o valor - a tarifa e vou deixar essa clausula no termo de aceite
Obrigado!

# pix
Avatar discord do usuario .arielson

.arielson

Ver Respostas

@rubenskuhl obrigado pelo adendo de informação, mas me perdi na parte onde fala "A tarifa de receber cobre as transações de devolução daquele Pix, caso aconteçam.", significa que ainda sim vai haver tarifa? Pois tinha entendido que se, por exemplo, recebo um pix de R$ 10,00 tarifado com R$ 0,12 se eu devolvesse os R$ 10,00 essa tarifa não existirá em minha conta, correto?

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

A devolução pode ser de qualquer valor entre 1 centavo e o valor total pago, independente da tarifa, e não há nova tarifa para devolver. A tarifa de receber cobre as transações de devolução daquele Pix, caso aconteçam.

# pix
Avatar discord do usuario valmirefi

valmirefi

@.arielson na devolução de pix no body tem o campo valor

# pix
Avatar discord do usuario .arielson

.arielson

Ver Respostas

Boa tarde pessoal
o método de devolução do pix devolve o valor cheio ou o valor menos a tarifa?

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Só um detalhe que para devolução parcial precisa ser um recebimento de 2 centavos... 😉

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Boa tarde, @regisoliveira. Tudo bem?

Até o momento não é possível simular pagamento ou devolução de uma cobrança Pix gerada em homologação.

Neste caso, sugerimos você criar uma cobrança com um valor baixo em produção, de 1 centavo, por exemplo, e pagá-la para receber a notificação em seu webhook, e depois poderá também realizar a devolução.
Caso você esteja na conta que vai utilizar em produção e não queira "poluir" os logs dessa conta, você pode abrir uma subconta para realizar estas simulações. Assim, não terá impacto na sua conta principal.

Para abrir uma subconta, você pode acessar o link https://gerencianet.com.br/artigo/ter-mais-de-uma-conta-gerencianet

# pix
Avatar discord do usuario regisoliveira

regisoliveira

Ver Respostas

Fala pessoal! Boa tarde. Utilizando o ambiente de homologação, é possível simular o pagamento de um QR Code e a sua devolução parcial ou total?

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Bom dia, @edvandell.! Tudo bem com você?
Compreendi. No caso, o id é um identificador único que representa a devolução, assim como é o txid da cobrança Pix. Ou seja, cada devolução deve conter seu id único.
Nesta segunda solicitação de devolução deve-se passar o e2eid do Pix e utilizar um id diferente da primeira solicitação.

# pix
Avatar discord do usuario edvandell.

edvandell.

Ver Respostas

Pessoal, bom dia! Já tenho a api toda integrada e em funcionamento. Estou com o seguinte caso, o cliente fez o pagamento via Pix e depois tivemos que fazer uma devolução parcial, até aí tudo certo, agora temos que fazer a devolução do restante só que estou tendo o seguinte retorno:

'devolucao_id_duplicado'
'O id informado já foi utilizado em outra devolução'

Estou passando o e2eid, id e o valor restante a ser cancelado, o que deve ser?

# pix
Avatar discord do usuario joao_efi

joao_efi

Boa noite @jpc0rrea tudo certo? 🙂
Caso tenha cadastrado o mesmo webhook para outras chaves, ele também irá receber as confirmações das demais chaves Píx.
Vale lembrar também que a notificação ocorre não só para confirmação, mas também para devolução e envio de Pix.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

O / é usado apenas na ativação do webhook, para confirmar que o webhook está respondendo e tem mTLS habilitado.
O /pix é o que é ativado para cada pagamento recebido ou devolução completada.

O Banco Central nunca disse claramente o motivo disso, mas a minha teoria é de que eles imaginavam que o webhook poderia sinalizar mudança de status em outros objetos como a cobrança. Mas na API Pix atualmente, só o o objeto pix está sendo sinalizado.