Histórico de mensagens sobre devolução

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
# pix
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gabriel_efi

Valores acima de R$ 0,01 seguirão o fluxo normal de devolução

# pix
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gabriel_efi

A de R$ 0,01 não é suportada pois é usada como simulação de teste, toda devolução nesse valor será rejeitada imediatamente

# pix
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gabriel_efi

Ao chamar o endpoint PUT /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id (solicitação de devolução) você quem define o ID
Depois, se precisar consultar a devolução, você utilizará o endpoint GET /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id onde vai usar o ID que você definiu na solicitação.

# conta-digital
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berzacola

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Ao tentar fazer o login, quando pedem o código, não estou recebendo nem o SMS nem a Ligação, porém meu número está correto. Devo aguardar? Preciso responder tickets de devolução pix

# pix
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rubenskuhl

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O identificador de devolução é único para cada devolução ?

# pix
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leonardo.souza2811

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Sim, faço uma verificação no saldo antes da devolução.

# pix
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jessica_efi

Boa tarde @leonardo.souza2811 ! Seria devolução via API?

# pix
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leonardo.souza2811

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Não estou conseguindo efetuar devolução que funcionava normalmente antigamente.

# dúvidas
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wesleyhp

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bom dia pessoal, uma pergunta
quando faço a devolução integral de um pagamento recebido via pix com a API, não há o cancelamento da tarifa cobrada?

# cartões
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igor_efi

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Boa tarde, @hiagosilvas! Tudo bem?
O endpoint de devolução de uma cobrança cartão ja esta sendo testado internamente, em breve vamos disponibilizar para todos.

# bolix
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rubenskuhl

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Ou migre para API Pix que é síncrona, exceto para devolução

# cartões
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palloma_efi

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Boa tarde @allan294. ! Não possuímos um endpoint com essa finalidade. Caso tenha acontecido qualquer problema com a transação, você pode fazer a devolução do valor pago há menos de 90 dias por seu cliente via cartão de crédito de forma automática, através da plataforma. Para isso, siga os passos abaixo:
acesse o menu “Receber” → “Gestão de cobranças” → “Cartão de crédito”;
ao lado da cobrança paga desejada, na coluna “Ações”, clique nos três pontinhos (•••) e, em seguida, “Detalhar”;
na janela a seguir, clique nos três pontinhos (•••) e selecione “Devolver pagamento”;
após confirmar os dados da devolução, clique no botão “Devolver pagamento”.

Após iniciar o processo, não é possível fazer o cancelamento. Seu cliente receberá o estorno na fatura do cartão. Caso a fatura esteja em aberto, ele deverá visualizar o estorno em até 7 dias úteis. Se a fatura já estiver fechada antes da devolução ser concretizada, a operadora realizará o estorno nas faturas subsequentes. Caso a compra tenha sido feita há mais de 90 dias, a operadora não permite a devolução automática. Neste caso, você deve combinar com seu cliente a melhor forma de fazer a devolução, como por transferência bancária.

# pix
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igor_efi

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Não. Ao emitir uma cobrança, você precisa informar um chave, então a confirmação de pagamento desta cobrança vai ser enviada para o webhook vinculado a chave informada.
Como a devolução esta associada a uma cobrança, que por sua vez esta associada a uma chave, o webhook de devolução vai ser enviada para a mesma url.

# pix
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igor_efi

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Boa tarde, @alessandrodev! Tudo bem?
Não, neste caso, como o cadastro do webhook é por chave, toda a movimentação (envvio, recebimento e devolução) relacionada a esta chave, vai ser enviada para o webhook cadastrado.
O conteudo de cada tipo de notificação é diferente: https://dev.efipay.com.br/docs/api-pix/webhooks#requisi%C3%A7%C3%A3o

# pix
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rubenskuhl

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Se você vai também enviar Pix, o melhor para separar é usar uma chave Pix diferente. Agora, na devolução de um Pix recebido, ela só vai acontecer se você pedir para fazer uma devolução. Então você pode ter algo ligado ao txid que te avise que foi solicitada devolução, e aí sim olhar o campo de devolucoes.

# pix
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gabriel_efi

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Bom dia, @alessandrodev! A estratégia adotada depende muito das suas regras de negócio, por exemplo, você pode ter um webhook exclusivo para tratar recebimentos e outro exclusivo para tratar envios, se você utilizar o Split ainda pode ter um exclusivo para ele.

Caso prefira organizar todos em um único ponto, você teria o payload padrão de recebimento (endToEndId, txid, chave, valor, horario e infoPagador).

Se for um recebimento com split você terá tudo isso acrescido do gnExtras contendo pagador e split.

Para devolução é preciso que o recebimento já tenha existido, você pode adotar uma conferência interna do txid ou verificar a existência da propriedade devolucoes.

Já o envio de Pix terá as propriedades tipo e status e não terá o txid (virá em gnExtras o identificador do envio -> idEnvio).

Mais informações sobre o recebimento de callbacks na documentação: https://dev.efipay.com.br/docs/api-pix/webhooks/#recebendo-callbacks

# pix
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rubenskuhl

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Não imagino que retenham parte não, mas provavelmente vão devolver o valor integral deduzindo o valor integral do saldo... mas assim como tem quem cobre a mais pela devolução, pode ter alguém que devolva a taxa de recebimento. Mas nenhum dos dois extremos é o usual do mercado.

# pix
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rubenskuhl

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Não é o cliente que não recebe 100%. Se é devolução, o cliente tem que receber 100%. É o titular da conta que precisa provisionar a mais para nos casos de devolução, poder devolver o valor integral.

# pix
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rubenskuhl

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Não, a taxa de recebimento não precisa ser estornada na devolução. É uma característica comercial que cada prestador do Pix escolhe. Por exemplo, um outro prestador amarelo estatal, cobra para fazer devolução de Pix como se fosse um novo envio... ou seja, vc paga 2x. O que você descreveu seria 0x, e o que a Efí cobra é 1x.

# pix
Avatar discord do usuario bruno.wu

bruno.wu

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Boa Noite Pessoal, estou com uma dúvida a respeito do processo de devolução, não pretendo implementar o processo de devolução via API, e todas as devoluções serão manuais no primeiro momento, mas fiz uma transação no valor de R$12,45 (Teste) reparei que no primeiro momento eu já fui descontado uma taxa de serviço R$0,15. Mas no momento da devolução não consigo estornar o valor integral pro cliente, uma vez que o valor total não está mais na conta, liberando agora apenas o estorno de R$12,30, essa taxa da efibank não deveria ser estornada tambem ??