Histórico de mensagens sobre devolução

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Texto: devolução
# pix
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ronierys2

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achei o problema!

para requisições cob: criar, consultar, cancelar e pix: consultar estou fazendo assim e esta funcionando: ContentType := 'application/json; application/x-www-form-urlencoded; charset=UTF-8;';

para o solicitação de devolução de pix so funcionou assim: ContentType := 'application/json';

# pix
Avatar discord do usuario ronierys2

ronierys2

{
"nome": "json_invalido",
"mensagem": "Valores ou tipos de campo inv?lidos",
"erros": [
{
"chave": "required",
"caminho": "",
"mensagem": "deve ter a propriedade obrigat?ria body"
}
]
}

ao solicitar uma devolução pix estou recebendo esse erro!
podem me dizer do que se trata ?

# pix
Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

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Boa tarde, @raphas9! Tudo bem?

Sim, ao consultar uma cobrança via API, o status da cobrança é retornado. Quando a cobrança está paga, o status retornado é "CONCLUÍDA".
Quanto à devolução, as informações sobre ela são retornadas. Em nossa documentação, há um exemplo de JSON retornado quando ocorre uma devolução:

json
{
"status": "CONCLUIDA",
"calendario": {
"criacao": "2020-09-09T20:15:00.358Z",
"expiracao": "3600"
},
"location": "qrcodes-pix.gerencianet.com.br/1dd7f893-a58e-4172-8702-8dc33e21a403",
"txid": "655dfdb1-a451-4b8f-bb58-254b958913fb",
"revisao": 1,
"devedor": {
"cnpj": "12345678000195",
"nome": "Empresa de Serviços SA"
},
"valor": {
"original": "100.00"
},
"chave": "40a0932d-1918-4eee-845d-35a2da1690dc",
"solicitacaoPagador": "Informe o número ou identificador do pedido.",
"pix": [
{
"endToEndId": "E12345678202009091221kkkkkkkkkkk",
"txid": "655dfdb1-a451-4b8f-bb58-254b958913fb",
"valor": "110.00",
"horario": "2020-09-09T20:15:00.358Z",
"infoPagador": "0123456789",
"devolucoes": [
{
"id": "123ABC",
"rtrId": "Dxxxxxxxx202009091221kkkkkkkkkkk",
"valor": "10.00",
"horario": {
"solicitacao": "2020-09-09T20:15:00.358Z"
},
"status": "EM_PROCESSAMENTO"
}
]
}
]
}

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

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De devolução solicitada na API por você sim.

# pix
Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

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Bom dia, @.lortega! Tudo bem?
Sim, quando você solicita a devolução de um Pix, é disparado uma notificação para você.
Você consegue visualizar um exemplo de notificação em nossa página: https://dev.efipay.com.br/docs/api-pix/webhooks#requisi%C3%A7%C3%A3o

# pix
Avatar discord do usuario joaolucas_efi

joaolucas_efi

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Isso, para realizar a devolução é preciso ter o saldo em conta.
Você pode consultar o saldo através da API antes, ou tratar a falha retornada nestes casos.

# pix
Avatar discord do usuario .andregomes

.andregomes

ou... eu posso fazer o reembolso do valor integral, e a taxa será cobrada da conta que está fazendo a devolução

# pix
Avatar discord do usuario alissonmaciel_32335

alissonmaciel_32335

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no retorno quando gero o pix, eu só recebo esses dados, quais deles eu utilizo para realizar a solicitação de devolução?
imagem enviada na mensagem pelo usuario alissonmaciel_32335

# pix
Avatar discord do usuario alissonmaciel_32335

alissonmaciel_32335

quais desses campos se referem a e2eId para solicitar a devolução do pix? desculpa mas pra mim nao está claro[
imagem enviada na mensagem pelo usuario alissonmaciel_32335

# pix
Avatar discord do usuario alissonmaciel_32335

alissonmaciel_32335

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como eu faço pra encontrar ou enviar esse parametro para fazer uma solicitação de devolução posteriormente?
imagem enviada na mensagem pelo usuario alissonmaciel_32335

# cartões
Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

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Caso tenha acontecido qualquer problema com a transação, você pode fazer a devolução do valor pago há menos de 90 dias por seu cliente via cartão de crédito de forma automática. Para isso, siga os passos abaixo:

1 - acesse o menu “Receber” → “Gestão de cobranças” → “Cartão de crédito”;
2 - ao lado da cobrança paga desejada, na coluna “Ações”, clique nos três pontinhos (•••) e, em seguida, “Detalhar”;
3 - na janela a seguir, clique nos três pontinhos (•••) e selecione “Devolver pagamento”;
4 - após confirmar os dados da devolução, clique no botão “Devolver pagamento”.

Após iniciar o processo, não é possível fazer o cancelamento. Seu cliente receberá o estorno na fatura do cartão. Caso a fatura esteja em aberto, ele deverá visualizar o estorno em até 7 dias úteis. Se a fatura já estiver fechada antes da devolução ser concretizada, a operadora realizará o estorno nas faturas subsequentes.
Caso a compra tenha sido feita há mais de 90 dias, a operadora não permite a devolução automática. Neste caso, você deve combinar com seu cliente a melhor forma de fazer a devolução, como por transferência bancária.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Mesmo na devolução, o webhook vai dar a nova situação daquele Pix.
O que você precisa validar é (1) certificado da Efí no mTLS (2) que a chave Pix é uma para a qual você emitiu cobrança naquele txid

# pix
Avatar discord do usuario geovannisc

geovannisc

quando acontece uma mudança no status do pix o meu servidor vai receber um webhook, mas como posso diferenciar os tipos de webhook recebidos, não estou vendo nenhum STATUS na resposta, preciso pegar o txid e fazer uma consulta para ter certeza, para não ocorrer uma baixa indevida no caso de ouver uma devolução por exemplo?
imagem enviada na mensagem pelo usuario geovannisc

# pix
Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

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A taxa da confirmação de pagamento da cobrança não é estornada.
Você recebe a cobrança, a taxa descontada não volta para a sua conta como credito quando você realiza a devolução da cobrança.

# pix
Avatar discord do usuario diogo.f.m.7

diogo.f.m.7

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Perfeito, mas esse valor sai da minha conta... Oq quero dizer é, a cobrança da taxa é cobrada msm q a devolução seja feita??

Pergunto pq tenho outro Gateway homologado, e quando faço a devolução, eles meio q "não cobram" a taxa, entende?

# pix
Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

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Boa tarde, @diogo.f.m.7! Tudo bem?
O valor da devolução é informado por você no endpoint.
Você pode fazer uma devolução parcial ou total da cobrança recebida.

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

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Bom dia, @eliandrofb. Como vai?
No caso de devolução de uma cobrança Pix a tarifa do recebimento não é reembolsada, pois a transação de recebimento ocorreu, mas também não há cobrança de tarifa extra para a devolução.

# pix
Avatar discord do usuario luelson.

luelson.

@guilherme_efi estou fazendo agora uma devolução, usando efipay.pixDevolution recebi como retorno "Access token has insufficient scope" na configuração da API-PIX habilitei o escopo de "Alterar Pix" conforme descrito na documentação. Entretanto sigo recebendo o mesmo retorno "Access token has insufficient scope". Alguma sugestão aqui ?

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

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Boleto não tem devolução, então não tem nem como ter o problema... mas acho que cartão tem a mesma limitação.