Histórico de mensagens sobre devolução

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Só o problema caso você tenha mais de uma devolução. O espaço de endereçamento de devolução é apartado do espaço de txid.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

Existe algum problema em utilizar o txid como id da devolução?

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

minha dúvida é se o usuário pagar 50 reais e eu fizer a devolucão com sucesso dos 50 com o id devo-1 e depois fazer novamente a devolução agora com o id devo-2 ele vai receber 2 vezes?

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

só vou fazer uma devolução... se o id for aleatório não teria como controlar

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Mas o id da devolução pode ser qualquer coisa única para você.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Se o txid for até 34 caracteres, você poderia colocar um dígito para devolução ao final.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Deve ser gerado por você, e não é o txid... pois pode haver mais de uma devolução por txid

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

Esse id deve ser gerado por mim? Porque na verdade estou usando o txid para a devolução.

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Quando uma devolução é feita utilizando um id associado a outra devolução a mensagem retornada é a:

{
"nome": "devolucao_id_duplicado",
"mensagem": "O id informado já foi utilizado em outra devolução"
}
Assim fica mais fácil do integrador identificar a falha e realizar a correção.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Por idempotência, uma segunda devolução com o mesmo id deveria resultar em status ok, mas não agregar uma nova devolução.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

ok, porque vou criar um loop de devolução até conseguir..

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Não é possível realizar devolução duas vezes sem a alteração do campo id. Cada devolução tem um id associado, então se for recebido um Pix de R$0,02 por exemplo e deseja realizar duas devoluções, você vai precisar mudar o id depois que a primeira devolução for realizada.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

O que acontece se eu tentar fazer uma devolução duas vezes?

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Existe uma lista com os possíveis erros na devolução?

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Boa tarde <@!798679248633856000> ! Consegue sim, o webhook é para automatizar o seu sistema, assim vamos notificar sempre que um Pix for recebido ou acontecer uma devolução. O <@!650023651512549427> falou tudo, estamos aqui para tirar dúvidas mesmo.

# pix
Avatar discord do usuario navossoc

navossoc

Ver Respostas

@Efí como faço para saber qual taxa foi cobrada em cima da transação liquidada do pix? eu sei que tem as regras lá no site, mas supondo que isso mude, a "fee" deveria vir no callback da confirmação/devolução, não? em último caso, talvez estar disponível ao consultar o pix recebido
(eu li a discussão nas sugestões, deu a entender que querem colocar no postback do webhook, será isso mesmo?)

# pix
Avatar discord do usuario navossoc

navossoc

Ver Respostas

<@!781134406680838216> como faço para saber qual taxa foi cobrada em cima da transação liquidada do pix? eu sei que tem as regras lá no site, mas supondo que isso mude, a "fee" deveria vir no callback da confirmação/devolução, não? em último caso, talvez estar disponível ao consultar o pix recebido

# pix
Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

o próprio BACEN que retirou da spec argumentando que um Pix (e2eid) só chega ao cliente quando já está concluído, então você deve se basear na existência ou não de items de devolução dentro do pix pra saber quanto recebeu referente ao e2eid [e quanto foi devolvido, se for o caso] e não num campo de "status", pois um webhook pode ser acionado no momento que uma devolução acontecer, por exemplo e aí o status fica meio dúbio.. deveria ser, ainda, recebimento/recebido (pq o Pix foi recebido) ou devolução/devolvido por ser uma notificação acionada pelo gatilho de devolução? se o Pix for R$ 100 e a devolução for parcial, de R$ 10, fica ainda mais complicado se basear só nesse campo.

# sugestões
Avatar discord do usuario francisco.carvalho

francisco.carvalho

Ver Respostas

Observem que coloquei um atributo webhooks.notificar.devolucao.
Faz sentido pra vocês optar por ser notificado de um recebimento e não de uma devolução? 🤔

# pix
Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

Ver Respostas

acho que não fui claro. vou detalhar mais.

primeiro cenário, envio de Pix que falhou, eu vejo no extrato (estou colocando em ordem cronológica, inverso de como aparece no app, que é cronológica inversa):

- R$ X,XX
Pix enviado via QR Code Fulano de Tal

+ R$ X,XX [Devolução]
Estorno Pix enviado Fulano de Tal

aqui o estorno tem a "tag" [Devolução] e a descrição é "Estorno"

segundo cenário, pix enviado com sucesso e depois estornado:

- R$ X,XX
Pix enviado via QR Code Fulano de Tal

+ R$ X,XX [Devolução]
Pix enviado via QR Code Fulano de Tal

aqui o estorno, apesar de conter a tag [Devolução], tem a descrição de "Pix enviado". olhando rapidamente, dá a impressão que enviei duplicado e não que recebi um estorno