Histórico de mensagens sobre devolução

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

A devolução aparece no extrato da conta, mas entendo a necessidade do retorno via API. Podemos levar ao canal <#💭sugestões> essas informações debatidas.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Não acho que o webhook padrão deva ser acionado, pois ele pode conter código que não entenda esse tipo de devolução. Acho que um outro webhook poderia existir, por exemplo /gn/webhooksendpix para configurar, e que mandaria o e2eid apenas. Caberia ao consumidor da API fazer match com o sendpix que teve devolução de algum valor.

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Boa tarde Rafael, quando ocorre uma devolução de um Pix, que foi feito pelo endpoint de Envio de Pix, não é acionado o webhook mesmo. Por ser um endpoint elaborado pela Gerencianet, a devolução ficou de fora, independente do banco que está "devolvendo".
Eu entendo essa necessidade e vamos discutir como aborda-la.

# pix
Avatar discord do usuario rafaelsiqueira8363

rafaelsiqueira8363

Pessoal, uma dúvida sobre devolução de pix.
1. Pix enviado da GN > Chave qualquer. Recebo o webhook com a realização ou não. Tudo certo.
2. A partir da conta "favorecida", faço a devolução do pix.

Essa devolução por parte do "favorecido" deveria ativar o webhook e notificar minha aplicação? Entendo que a devolução esteja atrelada ao e2eid original.

# sugestões
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Sobre o pagamento/transferência via POST em /pix, eu acho que ele devia ser mudado para PUT. O POST hoje não tem idempotência, e está sujeita a duplicações... a idempotência seria garantida com um parâmetro id (similar ao id de devolução), diferente do eventual txid (que é do recebedor). Para não ter que criar muitos métodos distintos, acho que poderia ser um único... se não tiver txid ou código, a ação é de transferência. Se tiver txid ou código, é pagamento... mas são mutuamente exclusivos. Ou tem o txid, ou tem o código do Pix Copia e Cola.
No geral fica:
chave mutuamente exclusivo com banco/tipo/agência/conta/cpf , mas um deles é requerido
txid mutuamente exclusivo com código, mas é opcional.
idenvio obrigatório, e garante idempotência. Se receber duplicado, só dá erro se for diferente. <@!793123559874494465>

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Sim, só fique atento a devolução, quando uma é feita nós enviamos uma nova notificação contendo um array de devolução para o mesmo Pix.

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Então é aconselhável realizar um loop mesmo, tanto no array "pix", e principalmente em "devoluções", que pode ocorrer de ter mais de uma devolução parcial

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

Ocorreu um erro ao solicitar devolução
nome: erro_aplicacao

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Boa tarde @Deleted User! O status do exemplo 1 refere-se ao status da devolução. No exemplo 2 é o recebimento de um Pix e por isso não tem status.

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Neste caso, <@!783359762917752843> deve ser realizada uma nova devolução

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

No caso do NAO_REALIZADO devo criar uma nova devolução, a GN não tenta devolver outra vez?

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Quando você realiza uma devolução o status pode ficar EM_PROCESSAMENTO, pois, necessita da comunicação com o segundo PSP e a transação pode ser aceita ou recusada nesse tempo de análise.

O NAO_REALIZADO é o status que ocorre quando uma tentativa de devolução é feita, porém, o PSP recusa a devolução.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

recebemos um estorno de uma devolução.

# pix
Avatar discord do usuario lucaspera4486

lucaspera4486

Ver Respostas

então o primeiro exemplo foi pago e devolveram, e o segundo exemplo foi apenas pago sem devolução, correto?

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Neste caso <@!796357857355890709>, os dois exemplos que citou são referentes a pagamentos confirmados.
O próprio array "pix" é a confirmação do pagamento, onde o endToEndId é o identificador do mesmo.

No caso, o primeiro exemplo como possui o array devolucoes, quer dizer que este Pix foi pago, mas ouve uma devolução, que pode ser parcial ou total.

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

1- Ao criar uma cobrança, você pode consultar o pagamento pelo endpoint /v2/cob/:txid e verificar se a mesma está com o status CONCLUIDA. Outra alternativa é o webhook para notificarmos o seu sistema de forma automática sempre que ocorrer um pagamento ou devolução de Pix.

2- Cada cobrança(dinâmica) tem obrigatoriamente um txid associada a ela e um E2EID que é retornado quando transita na PACS002, PACS004 e PACS008. Então sim, cada Pix é diferente e tem seu identificador próprio.

3- No momento não tem como "forçar" pagamentos em ambiente de homologação, mas já está em nosso backlog essa funcionalidade.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Me parece que não aceita requisições de devolução seguidas, com menos de 15s de intervalo.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

erro_aplicacao - Ocorreu um erro ao solicitar devolução

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

meu problema é identificar quando há um erro ao fazer a devolução e tentar fazer novamente, mas como não sei quais erros podem ocorrer, poderia cair num loop infinito.. porque o erro pode ser:

{
"nome": "devolucao_id_duplicado",
"mensagem": "O id informado já foi utilizado em outra devolução"
}

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

só terei uma devolução no valor integral..