Histórico de mensagens sobre integrador

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Texto: integrador
# pix
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rubenskuhl

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O problema é que as pessoas não entendem que serviços bancários para uma conta de movimentação e serviços de recebimento de pagamentos são skills muito diferentes. Se restringir tanto aos bancões quanto aos neobanks PJ é uma tremenda furada, e cabe a quem conhece mais o sistema explicar isso para eles... não tem problema não usar a Gerencianet, há outros prestadores de API Pix com implementações funcionais (apesar de não tão sólidas), e você não é vendedor da GN. Mas quando a API Pix do bancão não funcionar direito, esse cliente vai culpar você integrador, achando que o bancão não pode fazer algo tão ruim...

# bolix
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valmirefi

Na notificação de pagamento você recebe os dados de data que a cobrança foi paga e o valor confirmado:

{
"created_at": "2018-04-03 07:33:30", // data da alteração do status do array "id 4"
"custom_id": null, // identificador da cobrança definido pelo integrador, se existir
"id": 4,
"identifiers": { // identificadores que representam a cobrança
"charge_id": 24342333
},
"received_by_bank_at": "2018-04-02", // data do pagamento da cobrança
"status": {
"current": "paid", // status ATUAL da transação: paid ("pago")
"previous": "unpaid" // status ANTERIOR da transação: unpaid ("não pago")
},
"type": "charge", // tipo da cobrança que sofreu a alteração (neste caso, "charge" quer dizer que a alteração ocorreu em uma transação)
"value": 6990 // valor que acompanha a alteração. Esta tag existirá quando a alteração for uma confirmação de pagamento, informando o valor pago que foi confirmado
}

# pix
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rubenskuhl

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Para maior clareza, eu tinha sugerido a alternativa com cada cliente tendo uma conta, usando a <#📒abertura-contas> em que o integrador abre conta para o cliente na GN e já dispõe do clientid/clientsecret/certificado. Mas essa conta provavelmente vai precisar do upgrade que o envio de documentação proporciona antes de solicitar o uso da API de envio de Pix.

# cartões
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matheus_efi

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Boa tarde, Gabriel! Esses dados são criptografados e não são retornados ao integrador, pois, todo o processo é feito em um ambiente seguro fornecido pela Gerencianet. Vamos levar a sua sugestão para o nosso time, mas por serem dados sensíveis é muito crítico retornarmos eles.

# cartões
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guilherme_efi

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Boa tarde, @muriloakita!
O processe de devolução feito no painel da Gerencianet (https://gerencianet.com.br/artigo/fazer-devolucao-de-pagamento-cartao-de-credito/#versao-7), realiza o reembolso somente do valor total.
Em homologação não é possível simular este processo. Mas de acordo com a solicitação, a transação passar para o status refunded
(Lista dos possíveis status: https://dev.gerencianet.com.br/docs/transacoes)

Sendo assim, quando consultar o token de notificação desta cobrança, conterá o array informando a alteração para o status refunded
https://dev.gerencianet.com.br/docs/notificacoes-recebendo#section-2-1-exemplos-de-respostas-
Exemplo:

json
{
"code": 200, // retorno HTTP "200" informando que o pedido foi bem sucedido
"data": [
...
{
"created_at": "202-05-03 07:33:30", // data da alteração do status do array "id 4"
"custom_id": null, // identificador da cobrança definido pelo integrador, se existir
"id": 4,
"identifiers": { // identificadores que representam a cobrança
"charge_id": 24342333
},
"received_by_bank_at": "2022-05-02", // data do pagamento da cobrança
"status": {
"current": "refunded", // status ATUAL da transação: refunded ("Pagamento devolvido")
"previous": "paid" // status ANTERIOR da transação: paid ("pago")
},
"type": "charge", // tipo da cobrança que sofreu a alteração (neste caso, "charge" quer dizer que a alteração ocorreu em uma transação)
"value": 6990 // valor que acompanha a alteração. Esta tag existirá quando a alteração for uma confirmação de pagamento, informando o valor pago que foi confirmado
}
]
}

# pix
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rubenskuhl

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Únicos para uma determinada conta... se você for um integrador com vários clientes, pode se repetir entre elas, potencialmente. Pelos números baixos parece ser um sequencial começando de 1.

# abertura-contas
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joao_efi

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Boa noite @rubenskuhl ! tudo certo? 🙂
É voltado para o cenário onde o integrador precisa já iniciar a abertura de conta para o cliente final.
Pode ser usado para marketplace ou para integração direta, já que é possível retornar o identificador da conta e também as credencias de uma aplicação básica que é criada automaticamente.

# abertura-contas
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rubenskuhl

A API de abertura de contas tem foco apenas em criação de contas por integradores, ou também atende marketplaces ? Ou seja, no caso de se querer criar uma conta apenas para receber split, não para nenhum acesso a aplicação.

# devs
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matheus_efi

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Essa parte de construir o sistema vai do integrador, mas temos alguns exemplos em nossa documentação como o lightbox(https://dev.gerencianet.com.br/docs/checkout-lightbox), exemplos de integração(https://dev.gerencianet.com.br/docs/exemplos-de-integracao) e alguns módulos e plugins(https://dev.gerencianet.com.br/docs/modulos-plugins)

# bolix
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matheus_efi

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Boa noite, em relação a primeira pergunta, ao receber o token de notificação de um carnê e consumir o endpoint GET notification/token você terá um array contendo as mudanças que ocorreram em cada parcela do carnê, seja de status pago(paid) ou de cancelamento(canceled) por exemplo. Neste link: https://dev.gerencianet.com.br/docs/notificacoes-recebendo#section-2-1-exemplos-de-respostas- tem a aba carnê exemplificando como é um JSON com os status de cada parcela.
Em relação ao segundo questionamento não tem um padrão definido, vai depender de cada linguagem e do sistema do integrador, mas a lógica permanece a mesma: Receber o token de notificação, consultá-lo(https://dev.gerencianet.com.br/docs/notificacoes-recebendo#section-2-consultando-detalhes-de-uma-notifica-o) e depois fazer a tratativa dos dados recebidos, seja percorrendo o array em busca de algum dado específico ou salvando tudo em um banco de dados.

# pix
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matheus_efi

Boa tarde, <@!662543190599008268>. O vídeo ensina a instalar a SDK de PHP e consumir diretamente os endpoints para gerar cobranças que posteriormente quando pagas serão um Pix. O vídeo não entra em detalhes de cPanel ou outros ambientes pois, esta parte vai variar entre cada integrador e sistema, sendo assim a configuração de um front-end e back-end fica por parte do desenvolvedor.
Temos um plugin para wordpress que já vem com a funcionalidade do Pix, pode ser útil caso utilize o mesmo: https://dev.gerencianet.com.br/docs/wordpress-woocommerce
Temos também alguns exemplos prontos que você pode testar e se basear, segue os links:
https://dev.gerencianet.com.br/docs/exemplos-de-integracao
https://dev.gerencianet.com.br/docs/checkout-lightbox

# cartões
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matheus_efi

Boa tarde, <@!869997514366017577>! Tudo bem?
Atualmente existem 2 formas de gerar o link, uma pelo front-end via script que disponibilizamos na documentação e uma em back-end, posso te mandar o código caso queira.
A principal diferença entre as 2 formas é que na utilização do script o browser do cliente é o responsável pela segurança/criptografia dos dados do cartão de crédito, enquanto que pelo back-end a responsabilidade fica por parte do integrador.

# comercial
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matheus_efi

O parcelamento do cartão é definido pelo integrador no installments e ele se aplica a todas as bandeiras que disponibilizamos.

# assinaturas
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matheus_efi

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Boa tarde, <@!632005421305167872>! Tudo sim e você?
Realmente não é possível criar uma assinatura com um valor inicial e os valores posteriores diferentes, o que nossos integradores tem o hábito de fazer é criar uma cobrança avulsa para a primeira parcela e depois a assinatura com os valores sequenciais.

# pix
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joao_efi

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Boa noite <@!764685636384456755> tudo bem? 🙂
Uma vez que o mTLS estiver configurado, ele previne que qualquer outra requisição que não seja da Gerencianet envie uma requisição contendo uma confirmação de pagamento falsa para seu sistema.
O parâmetro x-skip-mtls-checking segue as regras:

Se o parâmetro não for enviado, iremos validar mTLS;
Se o parâmetro for enviado e valor igual à true, não validaremos mTLS ;
Se o parâmetro for enviado e valor diferente de true, validaremos mTLS;
Entretanto, em casos como o seu, onde o integrador opta por não realizar a checagem do mTLS, não muda a necessidade de confirmar que é a GN enviando a requisição. Onde, nessa situação, deve ser implementado pelo em seu servidor.
É importante frisar que a Gerencianet continua a fornecer a comunicação com mTLS, ou seja, na comunicação da notificação nada mudou. O POST entre Gerencianet continua enviando o certificado.

# bolix
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matheus_efi

Boa tarde, <@!885922631784734760>! Atualmente só temos o endpoint /v1/charge/:id que retorna o status e informações da cobrança cujo charge_id foi informado, uma opção utilizada por nossos integradores é a url de notificação, com ela você obtém as informações de todas as cobranças sempre que há uma alteração de status, mais detalhes aqui: https://dev.gerencianet.com.br/docs/notificacoes-recebendo
Uma outra forma é gerar um relatório expresso(https://gerencianet.com.br/artigo/gerar-relatorios-de-cobrancas/), nele você pode utilizar diversos filtros(incluindo o de período). O porém é que o relatório é gerado direto no painel de sua conta Gerencianet, fora da API.

# pix
Avatar discord do usuario brunomf

brunomf

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Alguém sabe se é possível realizar uma chamada direta na API do pix bacen sem passar por nenhum integrador? No caso precisava de uma chamada pra pegar uma listagem específica de um endpoint deles. Ou so consigo se usar um Integrador tipo o próprio Gerencianet. Estou perguntando pq há um tempo eu li em algum lugar sobre ser limitado o acesso à API apenas ao pessoa que ajudou no desenvolvimento da API.

# bolix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

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Certo. levarei sua sugestão para análise.
Teoricamente, como o boleto tem sua confirmação d+1, e o Pix tem sua confirmação instantânea, então quando consultar o token de notificação e o parâmetro received_by_bank_at estiver com a mesma data do created_at, significa que foi pago com Pix 😉

json
{
"created_at": "2019-09-14 07:33:30", // data da alteração do status do array "id 4"
"custom_id": null, // identificador da cobrança definido pelo integrador, se existir
"id": 4,
"identifiers": { // identificadores que representam a cobrança
"charge_id": 24342333
},
"received_by_bank_at": "2019-09-14", // data do pagamento da cobrança
"status": {
"current": "paid", // status ATUAL da transação: paid ("pago")
"previous": "waiting" // status ANTERIOR da transação: waiting ("aguardando")
},
"type": "charge", // tipo da cobrança que sofreu a alteração (neste caso, "charge" quer dizer que a alteração ocorreu em uma transação)
"value": 6990 // valor que acompanha a alteração. Esta tag existirá quando a alteração for uma confirmação de pagamento, informando o valor pago que foi confirmado
}