Histórico de mensagens sobre Saldo em cartões

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: Saldo
Canal: cartões
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

A gente consegue conciliar os pagamentos recebidos com os valores na conta usando o endpoint de extrato e o de saldo, e qualquer divergência já temos alerta no dia seguinte. É inclusive o que usamos para detectar que um MED (devolução do Pix, em parte comparável ao chargeback do cartão) não foi registrado como deveria (pois ele é sinalizado por e-mail e não pela API).

Avatar discord do usuario jhainaraefi

jhainaraefi

Ver Respostas

Conforme informado acima, a analise vai além de limite de saldo, ela se estende a verificação de dados, histórico do cartão, índice de Chargeback, entre outros.

Avatar discord do usuario jhainaraefi

jhainaraefi

Ver Respostas

Olá @thalesmatoso bom dia 🧡.
Compreendi as informações acima, referente a cobrança informada.
Sugiro que emita uma nova cobrança ao seu cliente para uma nova avaliação. Se necessário, oriente à utilizar outro cartão ou disponibilize outra forma de pagamento. Uma transação uma vez recusada, não passa por uma nova análise.

Neste caso, a análise vai além de limite e saldo, ela se estende a verificação de dados, histórico do cartão, índice de Chargeback, entre outros. Não interferimos na análise, porém após verificação, temos um score (soma de todas análises estatísticas do cartão) e o resultado, aprovação ou não. Consideramos as análises como assertivas e após registramos o retorno em sua conta. Este é um procedimento normal de empresas onlines e as empresas supracitadas atuam com diversos segmentos de mercado online, por isso, realmente confiamos nas verificações.

Avatar discord do usuario thalesmatoso

thalesmatoso

Ver Respostas

porém fica complicado essa situação de não permitir um cartao que deu certo anteriormente e tem saldo

Avatar discord do usuario guihackmann

guihackmann

Ver Respostas

No meu caso, por se tratar de venda de software, eu gostaria de ter todos os pagamentos de cartao aprovados (exceto os que não possuem saldo obviamente), e assumir o risco de receber chargebacks. Pois se receber chargebacks, não tenho maiores riscos, pois posso apenas desativar o software do meu cliente. É possível fazer isso de alguma forma?

Avatar discord do usuario unostore

unostore

Ver Respostas

estou tentando criar pagamentos reais (utilizando meus proprios dados pra ver se realmente esta tudo ok) porém sempre a transação é recusada, estou utliziando meu proprio nome, meu proprio cartão com saldo e tudo mais

Avatar discord do usuario beatryzmatosgerencianet2660

beatryzmatosgerencianet2660

Para que você possa entender melhor o fluxo de uma transação por cartão, segue abaixo o fluxo de analise:

Uma transação tem três principais fases:

Autorização da operadora de cartão
Análise do antifraude
Captura
Na primeira fase, os dados são repassados para a operadora de cartão que verifica basicamente limite/saldo, por exemplo, se há saldo disponível, se o cartão está liberado para compras de crédito na internet, o código de segurança e número do cartão foram digitados corretamente, a função crédito está habilitada, etc.

Se for o caso, então a transação seguirá para a análise do antifraude. Caso contrário, a Adquirente retornará um código que representa o motivo de recusa, normalmente orientando o portador do cartão a entrar em contato com a operadora de cartão que repassará os motivos da recusa ao cliente final.

Na segunda fase, ocorre a Análise de Risco com objetivo de garantir a segurança da transação, com base em transações registradas em diversos arranjos e sistemas, são checados histórico de compras, etc. E a partir disso é realizada a soma das pontuações que indicam possibilidade de fraude. Ressalto que não tenho acesso ao conjunto exato que compõe o score, não podendo apontar o que exatamente gerou aquela recusa.

A terceira fase é atrelada a Captura.

Dependendo dos dados informados e até mesmo do histórico do cliente, a aprovação ou reprovação da transação pode ocorrer em minutos ou levar até um dia útil.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Prazos e tarifas: https://gerencianet.com.br/tarifas/
(4,99% + 0,29)
Disponibilização de saldo de recebimento no cartão de crédito
2 dias úteis

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Mesmo quando a API é one-step para você, pagamento em cartão é sempre two-step na realidade. No primeiro passo o banco emissor confirma a existência do cartão, a disponibilidade de saldo no limite e desconta do limite. Só depois vem o passo de captura, onde o estabelecimento diz que entregou mesmo o produto/serviço e quer receber por ele.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

E por compra, entenda-se quando a análise da Gerencianet aprovar a transação. Na autorização só é deduzido o saldo do limite do cartão.

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Sim, este endpoint é só para o saldo mesmo, ele não atende os recebimentos parcelados, tinha entendido no sua última pergunta que você precisava verificar o saldo também

Avatar discord do usuario marlon.brum

marlon.brum

Ver Respostas

Então, mas pelo que eu entendi, esse endpoint só me traz o saldo atual da conta, não me atende. O que eu precisaria era saber, por exemplo, que o pagamento nº 123456789 foi pago no dia 20/01/2022, mas será recebido nos dias 20/02, 20/03 e 20/04, por exemplo .

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Atualmente, temos o endpoint para consulta de saldo da conta GET /v2/gn/saldo, https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-buscar-o-saldo-da-conta. Em relação as tarifas hoje elas não são retornadas mas há um projeto em estudo sobre a devolução destes valores.

Avatar discord do usuario sagittarius.records

sagittarius.records

Ver Respostas

Então o que poderá ser o problema? Mensalmente tenho clientes reportando que a transação não é autorizada mesmo tendo saldo e os dados corretos

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Há gente que prefere cartão de crédito por questões de saldo no momento, de pontos/milhas... cartão de débito de fato o Pix vai tornar extinto, mas cartão de crédito ainda faz algum sentido.
(Enquanto o BACEN não aditiva o Pix com mais recursos)

Avatar discord do usuario .rcandido

.rcandido

Ver Respostas

@Deleted User no caso não consigo saber se é falta de saldo ou cartão bloqueado né so que não foi autorizado o pagamento

Avatar discord do usuario .rcandido

.rcandido

@Deleted User só uma dúvida quando é recusado a compra do cartão devido a saldo insuficiente ou cartão bloqueado qual status retorna ?

Avatar discord do usuario tadgaudio

tadgaudio

Ver Respostas

Pelo que testei hoje, quando executei um teste de cobrança no valor de alto R$10.298,28 a api retornou que não era possível por falta de saldo.

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

No ambiente de homologação qualquer pagamento com cartão vai ser aprovado, não tem como simular falta de saldo, o que você pode fazer é inserir dados errados, como por exemplo número de cartão de crédito faltando alguns digitos, CPF/CNPJ que não correspondem a regex

Avatar discord do usuario .rcandido

.rcandido

Ver Respostas

Como faço para testar erro de pagamento (cartão inválido, falta de saldo para pagamento, etc) de Cartão de Crédito na api-sdk-php?