Histórico de mensagens em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Data: 05/09/2023
Canal: pix
Avatar discord do usuario _ganimedes

_ganimedes

Ver Respostas

Sim

Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Ver Respostas

Boa tarde, @_ganimedes! Tudo bem?
Você criou a conta recentemente?
É uma conta PF?

Avatar discord do usuario _ganimedes

_ganimedes

Ver Respostas

Boa tarde, Sou novo na plataforma e estou tentando cria uma nova aplicação e não estou encontrando essa opção na plataforma.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

E você pode ver em https://bacen.github.io/pix-api/index.html#/Cob/patch_cob__txid_ , exemplo 3, que é assim mesmo:
{
"status": "REMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR"
}

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

No arranjo Pix, usuário recebedor é você, o correntista.

Avatar discord do usuario mafia_aoeii

mafia_aoeii

Ver Respostas

esse status esta correto ? Ja que sou eu quem estou cancelando e nao o RECEBEDOR como está no status

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Se é uma cobrança Pix, sim, a remoção se faz por alterar o status para removida mesmo.

Avatar discord do usuario mafia_aoeii

mafia_aoeii

é desta forma aqui?

gn.pix_update_charge(params={'txid': txid}, body={"status": "REMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR"})

Avatar discord do usuario mafia_aoeii

mafia_aoeii

ja tenho os identificadores do pagamento: id_pagamento e txid

Avatar discord do usuario mafia_aoeii

mafia_aoeii

estou no github, mas não encontro

Avatar discord do usuario mafia_aoeii

mafia_aoeii

Ver Respostas

Como cancelo 1 pagamento PIX ?

Avatar discord do usuario bruno.wu

bruno.wu

Ver Respostas

Obrigado pelos esclarecimentos @rubenskuhl

Só um adendo, a outra empresa que eu estava trabalhando realmente devolve a taxa de recebimento, por isso fiquei confuso com o efibank.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Não imagino que retenham parte não, mas provavelmente vão devolver o valor integral deduzindo o valor integral do saldo... mas assim como tem quem cobre a mais pela devolução, pode ter alguém que devolva a taxa de recebimento. Mas nenhum dos dois extremos é o usual do mercado.

Avatar discord do usuario bruno.wu

bruno.wu

Ver Respostas

Quando eu citei maquininha, eu falei transação PiX, to até fazendo um teste agora pra checar se no momento do estorno eles retém parte do valor

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

E já que você citou cartão... quando mudamos de adquirente de cartão, o novo adquirente reteve uma parte dos recebimentos até ter uma noção precisa de quanto tínhamos de devoluções e chargebacks. E até hoje ele mantém esse cálculo, mas como isso é sempre menor do que temos a receber no futuro (por causa do prazo de 1 mês de recebimento), isso não gera mais retenção.
Mas fora boleto, todo meio de pagamento tem um colchão em algum lugar para devoluções e contestações.

Avatar discord do usuario bruno.wu

bruno.wu

Ver Respostas

Entendi

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Não é o cliente que não recebe 100%. Se é devolução, o cliente tem que receber 100%. É o titular da conta que precisa provisionar a mais para nos casos de devolução, poder devolver o valor integral.

Avatar discord do usuario bruno.wu

bruno.wu

Ver Respostas

Obrigado @rubenskuhl , mas vou avaliar a solução, pq pode gerar um desconforto pro cliente não ter 100% do valor que ele pagou estornado, não sabia que isso era uma prática do mercado. Se não me engano quando a transação é feita pela maquininha e faço o estorno volta 100% pro cliente, máquininha de outros players do mercado

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Não, a taxa de recebimento não precisa ser estornada na devolução. É uma característica comercial que cada prestador do Pix escolhe. Por exemplo, um outro prestador amarelo estatal, cobra para fazer devolução de Pix como se fosse um novo envio... ou seja, vc paga 2x. O que você descreveu seria 0x, e o que a Efí cobra é 1x.

Avatar discord do usuario bruno.wu

bruno.wu

Ver Respostas

Boa Noite Pessoal, estou com uma dúvida a respeito do processo de devolução, não pretendo implementar o processo de devolução via API, e todas as devoluções serão manuais no primeiro momento, mas fiz uma transação no valor de R$12,45 (Teste) reparei que no primeiro momento eu já fui descontado uma taxa de serviço R$0,15. Mas no momento da devolução não consigo estornar o valor integral pro cliente, uma vez que o valor total não está mais na conta, liberando agora apenas o estorno de R$12,30, essa taxa da efibank não deveria ser estornada tambem ??