Histórico de mensagens sobre API de cobranças em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: API de cobranças
Canal: pix
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guilherme_efi

Entendi, <@!710205440956563536>. Assim como a funcionalidade de pagamento em homologação, o painel administrativo das aplicações no site da Gerencianet também está em fase de implementação, e até o momento não é exibido mesmo as transações realizadas pela API Pix, como é exibido para as demais cobranças.

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Julia Efí

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Pela API, você pode utilizar o endpoint GET/ v2/pix passando por parâmetro o documento do seu cliente e irá retornar pra você as cobranças pagas por aquele documento. Dessa maneira, você consegue verificar se uma cobrança foi ou não paga por aquele cliente.

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jessica_efi

Ola <@!112368837852180480> ! Utilizando nossa API Pix, você poderá emitir cobranças pix onde você terá como retorno o pix copia e cola e a imagem do QRCode. Temos também a opção de transferir para uma chave pix (Envio de pix), porém para utilizar este serviço, é necessário que você possua uma conta Pessoa Jurídica e também entrar em contato com a equipe Comercial da Gerencianet para novo anexo contratual.

Liberamos uma versão de testes por 15 dias que pode ser solicitada tanto por pessoa física quanto jurídica, o procedimento é o mesmo, criar um ticket para a equipe comercial solicitando a liberação do escopo pix.send

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joao_efi

Oi <@!839243604266319872> tudo bem? 😄
Para realizar a integração você vai precisar das suas credenciais Client_ID e Client_Secret.
Para visualizar suas credenciais basta fazer login em sua conta Gerencianet ( https://gerencianet.com.br/#login )
Acesse o menu API > Minhas Aplicações, selecione então a aplicação desejada.
Você visualizará as credenciais Client_Id e Client_Secret de Produção e Desenvolvimento.
Vale lembrar que as chaves de Desenvolvimento são utilizadas para simular cobranças e efetuar testes na plataforma. Já as chaves de Produção devem ser utilizadas quando for emitir cobranças reais.

Abaixo seguem alguns links úteis para consulta:
Temos uma tabela resumindo os tipos de integrações e formas de uso disponíveis, acesse e escolha a que melhor atende suas necessidades. https://dev.gerencianet.com.br/docs/tipos-integracoes
Possuímos um curso online que poderá lhe ajudar a ter uma visão geral do funcionamento da nossa API de boletos, cartão, marketplace e assinaturas. https://www.udemy.com/course/eadgerencianet/
Para você implementar os serviços de pagamento desejados, em nossa documentação temos exemplos e explicação da utilização em diversas linguagens!
https://dev.gerencianet.com.br/docs/gerar-boleto-bancario
Além disso, nosso GitHub temos também algumas SDKs com exemplos prontos para facilitar sua integração. https://github.com/gerencianet/

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Julia Efí

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Você pode sim emitir cobranças diretamente integrando com nossa API. Entretanto, informamos que o fluxo funcionará de maneira que a Gerencianet receberá requisições de você e enviará notificações com a alteração de status das cobranças. A parte de gestão de provedores nós não fazemos, isso tem que ser implementado por um desenvolvedor de sua confiança.
Quanto a questão da importação dos dados dos clientes, você deve verificar no sistema Mk-Auth se é possível ou não a exportação.

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Julia Efí

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Primeiramente, para iniciar a integração nossa API, você recebedor, deverá criar uma conta conosco, que é totalmente gratuita.

Após sua conta criada, acesse nosso site, no menu API > Minhas aplicações você criará uma aplicação e deve ativar a API Pix na aplicação. Nessa aplicação são gerados 2 pares de chaves Client_Id e Client_Secret, sendo um par para utilização em ambiente de Produção e outro para o de Homologação. Estas que são necessárias para autenticação das requisições para o arranjo Pix e demais integrações de boleto, carnê, cartão de crédito.

Para utilizar a API Pix você precisará dessas chaves e de um certificado gerado em sua própria conta. Para isso, temos um tutorial para que você gere com sucesso seu certificado, disponível em https://comunidade.gerencianet.com.br/post/geracao-de-certificado-p12-603522dc3a48978c9a309516. Além disso, você deve criar uma chave Pix pelo seu aplicativo da Gerencianet ou através da própria API e deve vinculá-la a todas as cobranças Pix que você emitir, para poder receber o valor em sua conta. Ressaltamos que a chave deve ser exclusivamente da Gerencianet, ou seja, ela não pode estar vinculada a outro banco.

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molimat

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Oi, tudo bem? Eu to emitindo cobrança via API Pix mas ainda não configurei o webhook. COmo não tenho necessidade de ter as informações em tempo real, deixai pra depois. Existe a possibilidade de verificar as informações de cobrança e pagamentos via o Site do Gerencia net? Assim vomo posso verificar as cobranças da Api Gerencia net ?

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matheus_efi

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Boa tarde <@!326311059759693826>, não foi reportada nenhuma falha na API neste fim de semana, você tem algumas cobranças que foram pagas para exemplificar.

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jorgeluiz1308

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Bom dia!
iniciei a implementação do pix em nosso app de cobrança e tenho uma dúvida:
É possível gerar várias cobranças e consumir a api uma única vez, para evitar excesso de chamadas e lentidão na rotina?
No momento estamos com uma demanda de um cliente com geração mensal de cobrança de contratos e, inicialmente, teremos mais de 150 cobranças a serem enviadas no momento da geração

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guilherme_efi

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Sobre os pagamentos utilizando o PicPay, verificamos que por parte da Gerencianet não há bloqueio de acesso para o PSP.
Além disso, realizamos testes gerando o QrCode dinâmico pela API Gerencianet de diversas formas, mas não obtivemos sucesso. Notamos que houveram reclamações de problemas (no PicPay) ao buscar informações no DICT, como o campo Merchant Name do DICT, exibindo o nome presente no QR Code (informação que é presente em nosso QrCode).

Testamos também, pagar com PicPay um QrCode dinâmico gerado pela Iugu e Juno, mas nenhum deles foi possível. Somente QrCode estáticos são reconhecidos no PicPay.

Tudo indica que deve haver alguma falha por parte do PicPay para buscar os dados no DICT em cobranças dinâmicas. Assim, não conseguimos concluir a causa da falha, uma vez que não temos acesso aos logs de falha na tentativa de pagamento.

Pedimos aos participantes do canal que possuem integração com outros PSPs, realize testes de QrCode dinâmico e tentem pagar com PicPay, para que possamos auxiliar na identificação de onde pode estar a falha.

Já estamos tentando contato com o PSP para identificar.

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guilherme_efi

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Beleza, <@!456823494790086669>
Até o momento, não é possível verificar um log de notificação como é feito para API das demais cobranças.
Mas realizando uma consulta com o exemplo /examples/pix/pix/pixListReceived.php (Consultar Pix recebidos) da SDK, passando como parâmetros data inicio, fim e o txid da cobrança.

Será retornado algo parecido com o exemplo abaixo, então saberemos que o Pix foi realizado e a notificação foi enviada.

json
"pix": [
{
"endToEndId": "E60746948202104010023A1863ecTgpG",
"valor": "00.01",
"chave": "[email protected]",
"horario": "2021-04-01T00:30:20.000Z"
},
];

Sendo assim, bastaria seu sistema tratar o recebimento desta notificação e gravar um um banco de dados, por exemplo.

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guilherme_efi

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Boa tarde, <@!257617133595262977>. As notificações do Pix funcionam um pouco diferentes da API de cobranças.
Primeiramente, para um servidor dedicado, você deve inserir uma chave pública da Gerencianet em seu servidor para que a comunicação obedeça o padrão mTLS.

Então com seu servidor configurado com mTLS em seu domínio, ex https://seudominio.com.br/webhook, você irá consumir a rota PUT /v2​/webhook/:chave uma única vez para registrar seu webhookUrl vinculado à sua chave Pix.

Com isto, todo Pix gerado com sua chave Pix e que possua um txid, serão enviados as notificações para sua URL.

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guilherme_efi

Boa tarde, <@!517045334220734581>.
Até o momento, as informações do PIX como histórico de requisições e demais, não estão disponíveis no painel da Gerencianet como é para as demais cobranças.

É possível verificar as transações Pix através do Extrato Financeiro, ou através de consulta na API, como por exemplo, na rota /v2/cob (Consultar lista de cobranças) ou /v2/pix (Consultar Pix recebidos)

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matheus_efi

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Boa tarde <@!757198979586064384>, no momento as requisições da API Pix não aparecem mesmo no histórico de requisições. Você consegue lista as cobranças geradas pelo endpoint GET /v2/cob e realizar alterações pelo PATCH /v2/cob/:txid.
Ainda não é possível simular o pagamento em ambiente de homologação, recomendamos emitir em produção com cobranças no valor de R$0,01. Em breve vamos publicar essa funcionalidade em homologação.

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matheus_efi

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Bom dia <@!812297338605273098>, respondendo ao questionamento que você fez no 2, sim é possível fazer o envio de Pix de sua conta Gerencianet para uma outra chave/conta via API. Para isto temos o endpoint POST /v2/pix (https://dev.gerencianet.com.br/docs#section-requisitar-envio-de-pix-) que permite o envio para uma outra conta via chave ou dados bancários.
Além disso via API você pode adicionar diversos recursos em seu site como cobranças estáticas e dinâmicas e fazer o controle via endpoints da API. Outro recurso interessante é o webhook que automatiza o seu sistema com os Pix recebidos, sem a necessidade de ter que construir uma rotina que fica realizando consultas na API. Você encontra tudo isso e mais na documentação e caso tenha dúvidas pode mandar aqui canal que te auxiliamos.

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anoni_mato

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Integrações mais facilitadas surgirão com o tempo. Observe que o BACEN determinou a obrigatoriedade de oferta da API Pix padronizada pelos PSPs que quiserem ofertar API Pix. Talvez a GN oferte outra API posteriormente, mais próxima do que você está acostumado (onde o controle sobre as cobranças e os detalhes internos do arranjo é menor).

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anoni_mato

a API de geração e de baixa de cobranças Pix, existe. e programaticamente, dá pra "baixar" ou cancelar boletos pela API, também. então de alguma maneira, dá. mas não como uma solução pronta. tem que desenvolver em cima das duas API e fazer funcionar como você quer

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matheus_efi

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Se você for fazer via API pode usar o Consultar cobrança ou Consultar cobranças recebidos

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franciscorsobrinho

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Consegui fazer a implementação da API no meu sistema, mas enquanto não for resolvido esta lista de bancos não vou publicar versão com a opção de pagamento via PIX. Pagamentos via QR Code pelo Banco Inter não dão baixa nas cobranças, pois na GN o pagamento aparece como pagamento via chave Pix e não via Qr Code

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placa_preta

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Ok, vamo lá.
- Primeiro, ao pagar os QRCodes Gerados em produção, percebi que apenas QRs pagos no Nubank exibem o txid na tela e quando o pagamento é efetuado e consulto a cobraça, muda corretamente o status da cobrança para CONCLUIDA
- No entanto, quando faço pagamentos pelo banco Inter ou Sofisa, eles simplesmente ignoram o txid (não exibem na tela de confirmação) e quando é pago consequentemente não muda o status da cobrança para CONCLUIDA, o status permanece ATIVA
- Uma das hipóteses desses 2 bancos não estarem considerando o txid pode ser o fato de que o txid padrão criado pena GN tem no mínimo 26 caracteres e segundo a documentação do banco central deve conter de 1 a 25
- Outra hipótese é erros do próprio banco psp pagador que não está considerando o txid porém, seria válido testar também a outra hipótese
- Como a API de gerar cobrança da GN não permite criar cobranças com txtid com caracteres abaixo dos 26 eu como desenvolvedor não consigo testar