Histórico de mensagens sobre API de cobranças em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: API de cobranças
Canal: pix
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guilherme_efi

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Olá, @king7138. Bom dia! Tudo bem?
Todos os endpoints das APIs têm um limite de consumo e funcionam de maneiras um pouco diferentes:
- A API de cobranças (boleto/cartão) tem um limite fixo, conforme a documentação.
- A API Pix possui um limite de consumo por segundo, além do monitoramento interno que considera o comportamento de uso e a taxa de repetição dos endpoints utilizados. Você pode conferir mais detalhes aqui.

O ideal é usar webhooks, que são notificações automáticas enviadas pela API Pix quando há alterações no status das transações. Veja como usar webhooks aqui.
Uma prática recomendada é verificar periodicamente cobranças que ainda não foram sinalizadas no webhook, mas com uma frequência menor, apenas para lidar com situações eventuais de falha.

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guilherme_efi

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Bom dia, Kelwin! Tudo bem?

Para acessar as APIs e obter suas credenciais, você precisa abrir uma conta no Efí. É só baixar nosso aplicativo na loja de apps do seu celular e seguir com a abertura da conta.

A conta no Efí é livre de mensalidades. Você só paga tarifa pelas cobranças que emitir em produção e que forem pagas.

Com a conta aberta, siga estes passos para obter suas credenciais e certificado e começar sua integração.

Aqui estão os links que podem te ajudar:
- Documentação técnica
- Collection do Postman para API Pix
- Github com SDKs

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rubenskuhl

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Exemplo usando API Pix ou APi de Cobranças ?

Avatar discord do usuario marciohenrique.

marciohenrique.

Bom dia, pessoal, tudo bem? Estou integrando uma plataforma tanto na api de cobranças quanto na api pix (sem sdk).
Gostaria que em todas as minhas transações (pix, boleto, cartão), constassem com a identificação do id interno da compra na plataforma.
Na api de cobranças consigo fazer isso especificando no payload em "metadata" => "custom_id".
Há alguma equivalência na api de pix? Algum campo que posso utilizar para esse fim?

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guilherme_efi

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Bom dia, @leandroberg! Tudo bem?
Esse erro ocorre porque as definições do split não são enviadas no mesmo endpoint de criação da cobrança.

Aqui você encontra um fluxograma que explica o processo de emissão de cobrança Pix com split. Mas, de forma resumida, o processo é o seguinte:

1. Criar a configuração de split. Você pode criar essa configuração e reutilizá-la em várias cobranças. Então essa etapa pode ser feita um única vez.
2. Criar a cobrança Pix.
3. Vincular a cobrança Pix à configuração de split.

Nossa documentação técnica também traz mais detalhes sobre o processo.

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j34nm4rc0nd35_54662

Aparentimente passou, agora tenho outro erro de schema, mas estou usando o payload da Doc Efi

json
{
"type": "https://pix.bcb.gov.br/api/v2/error/LoteCobVOperacaoInvalida",
"title": "Operação Inválida",
"status": 400,
"detail": "A requisição que busca alterar ou criar um lote de cobranças com vencimento não respeita o schema ou está semanticamente errada.",
"violacoes": [
{
"razao": "O campo loteCobV.params.id não respeita o schema.",
"propriedade": "loteCobV.params.id"
}
]
}

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igor_efi

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@afviriato, todas as cobranças dinâmicas emitidas através da nossa API precisam estar associadas a um TXID. Assim, todas as notificações de confirmação de pagamento dessas cobranças serão enviadas com a informação correspondente do TXID.

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guilherme_efi

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Oi, @rafaelplay55. Bom dia! Tudo bem?
Pedimos desculpa por não termos respondido sua pergunta antes... Após gerar a cobrança em lote, você pode usar o endpoint de Consultar lista de cobranças com vencimento, informando o parâmetro loteCobvId para ver as cobranças emitidas do lote. Nessa listagem, você vai encontrar mais detalhes das cobranças, incluindo o pixCopiaECola.

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igor_efi

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Boa tarde, @allancassio! Tudo bem?
Nesse caso, a pessoa que você deseja monitorar precisará ter uma conta com a gente e realizar a integração com o sistema de vocês, que será responsável por emitir as cobranças.
Nossa API permite que você cadastre uma URL para receber notificações sempre que uma determinada cobrança for paga. Dessa forma, vocês poderiam cadastrar a URL do sistema de vocês para receber essas informações de pagamentos via API.
Como a integração será feita no sistema de vocês, terão controle sobre o cadastro dessa URL para acompanhar os recebimentos das cobranças.

Avatar discord do usuario lucas_rodrigues_moreira

lucas_rodrigues_moreira

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Boa tarde, estou querendo usar uma API de vocês para gerar cobranças e autentificar pagamentos, para isso eu e as pessoas que receberão as cobranças devem criar uma conta na efí?

Avatar discord do usuario diorgenesgrzesiuk

diorgenesgrzesiuk

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Bom dia, pessoal acredito que encontrei um pequeno bug no novo endpoint da API de Cobranças...

GET /v1/charges?charge_type=billet&date_of=due&begin_date=2024-01-01&end_date=2024-08-31

O Query params date_of com o tipo due não funciona.... o retorno é invalido... ou seja eu não consigo retorar a lista de cobranças vencidas de um determinado periodo de vencimento...

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guilherme_efi

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Bom dia, @excarplex_27431! Tudo bem?
1. Para configurar um split de pagamento em uma cobrança Pix, você precisará seguir alguns passos específicos e utilizar os endpoints adequados da API. Aqui está um resumo das informações para te orientar:
1.1. Configuração do Split de Pagamento:
Primeiro, é necessário criar uma configuração de split. Isso é feito através do endpoint específico para configuração de split, disponível aqui. Esta configuração pode ser reutilizada em múltiplas cobranças Pix, o que facilita o processo se você tiver uma estrutura de split recorrente.
1.2. Criação da Cobrança Pix:
Após configurar o split, o próximo passo é criar a cobrança Pix. Isso pode ser feito de duas maneiras, dependendo do tipo de cobrança:
1.2.1. Cobrança Imediata: Utilize o endpoint para criar uma cobrança imediata com um TXID, disponível aqui.
1.2.2Cobrança com Vencimento: Se a cobrança tiver vencimento, utilize este endpoint.
1.3. Associação da Configuração de Split à Cobrança Pix:
Com a cobrança Pix criada, você precisará associar a configuração de split à cobrança. Isso é feito através do endpoint específico para vinculação de cobrança com split, disponível aqui.
Além disso, para melhor compreensão do processo de split de pagamento, você pode consultar o fluxograma disponível neste link.


2. O Split de pagamento Pix só pode ser realizado entre contas Efí, com limite máximo de 20 contas para o repasse.


3. Para configurar o webhook, você precisará fazer isso através de uma requisição HTTP utilizando o endpoint específico fornecido pela Efí. Esse processo envolve associar uma chave Pix registrada na sua conta Efí, que é a mesma chave que será utilizada na criação da cobrança, à URL de retorno da sua aplicação.
Você pode seguir o passo a passo detalhado na nossa documentação sobre webhooks. Lá, você encontrará o endpoint que deve ser utilizado para essa configuração.
Além disso, é essencial que você configure o mTLS (Mutual TLS) no seu servidor web para garantir que a comunicação siga os padrões de segurança estabelecidos. Mais detalhes sobre essa configuração podem ser encontrados na seção sobre mTLS na nossa documentação.

Se precisar de mais ajuda, conte com a gente!

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

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Atualmente não é possível realizar a devolução via API de cobranças pix com split

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palloma_efi

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Bom dia @juizmill ! Sim, são ambientes separados. Você pode cadastrar um webhook em homologação e realizar os testes.
A API de Cobranças é separada da API Pix. Na API de Cobranças, você cadastra a URL de Notificação através do atributo notification_url. Já na API Pix, o webhook é atrelado a uma chave Pix, e você pode cadastra-lo uma única vez.

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sanch789

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Bom dia. É possível na api pix fazer a verificação de mais de uma cobrança ao mesmo tempo, sem ser pelo list no qual lista todas as cobranças em um determinado tempo, mas sim enviando por exemplo 3 txids diferentes pra ser mostrado as 3 cobranças?

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sanch789

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Alguém sabe me dizer com relação a api pix se tem um limite de quantos resultados podem ser retornados usando o codigo de consulta de lista de cobranças?

Avatar discord do usuario gabriel_efi

gabriel_efi

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Olá, @andersonmichel1051! Boa tarde! Ficamos contentes de saber que está considerando integrar conosco! 😀

Sobre as questões levantadas:

1) A API Pix não possui uma delimitação específica, ela é totalmente escalável. Contudo, vale ressaltar pontos monitorados pela nossa equipe:
Volumetria de cobranças e taxa de liquidação das mesmas;
Montante das transações (alguns limites são definidos na criação da conta, podendo ser adaptados de acordo com o tipo de negócio comprovado pela documentação que será solicitada do mesmo);
Uso correto de boas práticas de programação, como o uso de webhooks e comunicação segura (mTLS);

2) Sobre a taxa, ela é descontada da conta diretamente, o destinatário não arca com tarifas. No exemplo dado, a conta destinatária receberia 37 centavos e seriam descontados 87 centavos da sua conta (37 transferidos + 50 de tarifa mínima).

Caso seu modelo de negócio vise alto volume de transações com ticket médio dentro da cobrança de taxa mínima, sugerimos entrar em contato com o nosso @Comercial para uma possível negociação 😉

Qualquer dúvida, conte com a gente! 🧡

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

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Mas é a mesma coisa. Diferente da API de Cobranças, no webhook a notificação tem os mesmos dados que se pode obter no GET de /pix. Mesmo objeto, mesmos campos, mesmos tudo.