Histórico de mensagens sobre Pagamento não realizado em pix

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Texto: Pagamento não realizado
Canal: pix
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delorme.onlineips

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Boa tarde,

Estamos precisando bloquear pagamentos de cobrança PIX feitos de um CPF diferente do devedor.


A @adrianaolbrisch que nos atende informou:


Neste caso vocês teriam que implementar a verificação do lado de voce, nós fornecemos o documento mascarado do pagador no webhook, assim voce já consegue fazer uma conferencia com base nisso. Veja abaixo um exemplo pratico:
"pagador":{"nome":"NOME COMPLETO","cpf":".123.456-"}


Não consigo então entender, usando a API, criamos uma cobrança e depois geramos o QR Code com o location dela.

Até o momento não temos qualquer informação de quem efetivamente irá realizar o pagamento.

Se de posse do QR Code (ou dados do copia/cola) outra pessoa tentar realizar o pagamento não estamos mais “participando”, certo?

Somente após o pagamento realizado recebemos o webhook, aí sim, teremos ciência que o CPF não foi o mesmo que indicamos na cobrança como devedor, correto?
Mas o pagamento já foi feito, ou seja, não tivemos como bloquear o recebimento.

Conseguem me orientar melhor como fazer o bloqueio?

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guilherme_efi

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No nó de cima que contém o endToEndId não possui o parâmetro status.
Somente por constar o endToEndId significa que a transação foi efetuada, pois se o pagamento do pix não for efetuado, não irá acionar o webhook. Segue o exemplo:

json
// Pix recebido
{
"pix": [
{
"endToEndId": "E1803615022211340s08793XPJ",
"txid": "fc9a43k6ff384ryP5f41719",
"chave": "2c3c7441-b91e-4982-3c25-6105581e18ae",
"valor": "0.01",
"horario": "2020-12-21T13:40:34.000Z",
"infoPagador": "pagando o pix"
}
]
}

Já no array devolucoes possui o status pois ele pode retornar "DEVOLVIDO" ou "NAO_REALIZADO"

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lucapwn

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Olá, boa noite! Tudo bem? 😀
Estou tentando criar meu próprio webhook em PHP (no meu servidor dedicado) para receber as notificações de pagamentos realizados via Pix, e há algum problema, pois não recebo as notificações de pagamentos. Segue o código em PHP abaixo:

header("Content-Type: application/json");
$request = file_get_contents("php://input");
file_put_contents("webhook.json", print_r($request, true));
print_r($request);
?>

Recebo a notificação de configuração do link do webhook normalmente:

{
"webhookUrl": "https://exemplo-pix/webhook"
}

Mas não recebo a notificação quando realizo o pagamento:

{
"pix": [
{
"endToEndId": "E1803615022211340s08793XPJ",
"txid": "fc9a43k6ff384ryP5f41719",
"chave": "2c3c7441-b91e-4982-3c25-6105581e18ae",
"valor": "0.01",
"horario": "2020-12-21T13:40:34.000Z",
"infoPagador": "pagando o pix"
}
]
}

Tentei utilizar o exemplo de configuração de servidor em Python desenvolvido em Flask (https://dev.gerencianet.com.br/v1/docs/api-pix#section-exemplos-de-uma-configura-o-de-servidor-), mas não consegui seguir esse exemplo. ☹️

Já testei em sites de terceiros (como o https://webhook.site), e funciona normalmente (recebi a notificação do pagamento).

O meu servidor possui certificado SSL e a versão do TLS é 1.2.

Preciso receber essas notificações e armazená-las em algum lugar para verificar se o pagamento foi realizado. Vocês podem me ajudar? Irei ficar muito grato! Muito obrigado! 😀

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sejaefi

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@here, boa tarde.

Hoje (27/11/2021), foi verificada uma instabilidade no ambiente Pix do Banco Central, que afetou todo o mercado, das 11h56 às 12h51. Durante a intermitência, um grande número de Transações Pix - tanto envio como recebimento - não foram concretizadas.

Já realizamos uma análise detalhada e constatamos que nossa base está sincronizada com as informações enviadas pelo Banco Central. Ou seja, todos os Pix processados já estão sincronizados entre sua conta Gerencianet e sistemas integrados.

Buscamos informações junto ao Banco Central e a instabilidade foi confirmada pela instituição, porém, ainda não há um posicionamento detalhado sobre o que ocasionou o problema. Assim, caso algum cliente apresente comprovantes de pagamentos que, por ventura, não foram concluídos, deve-se orientar que entrem em contato com a instituição na qual o pagamento foi realizado.

Informamos que, no momento, o arranjo Pix se encontra estável e operacional.

Conte com a gente.

Equipe Gerencianet

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fejw0w

Jessica preciso entender o que foi que aconteceu. não é instabilidade pagamentos não serem realizados entre as 20:30 e 02:30 da manhã

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beatryzmatosgerencianet2660

Os status possíveis para as cobranças via boleto são:

Aguardando: Indica que o pagamento da cobrança emitida ainda não foi realizado, mas ainda está dentro do prazo estipulado.

Pago: Indica que o pagamento da cobrança foi confirmado pela instituição bancária. Portanto, o saldo já está disponível na conta Gerencianet para realizar as movimentações desejadas.

Marcado como pago: Confirmação realizada de forma manual pelo gestor da Conta Gerencianet.

Devolvido: Pagamento estornado ao cliente.

Em atraso: O status indica que a cobrança emitida já atingiu seu prazo estipulado e ainda não foi paga pelo recebedor. Mesmo assim, ainda é possível que o pagamento seja realizado com o acréscimo de juros, caso a opção esteja configurada.

Expirado: Indica que o pagamento da cobrança não é mais passível de ser realizado. Para cobrar o cliente novamente, é preciso emitir uma nova cobrança.

Contestado: Cobrança indevida, contestada pelo recebedor indicado.

Cancelado: O status indica que a cobrança emitida foi cancelada pelo gestor da conta Gerencianet.

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guilherme.sgerencianet

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<@!672772078046412815> boa noite. Caso o cliente realize o pagamento da cobrança através de Pix direto para a conta, não haverá duplicidade de valores, uma vez que você pode realizar a baixa manual do boleto (não possui tarifa para essa operação). Lembrando que nas cobranças realizadas por meio dos links de pagamento, mesmo que o pagamento seja realizado por boleto, não é possível fazer a confirmação manual.

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anoni_mato

Na documentação de padrões de iniciação, o exemplo de estático não contém ele, mas num documento recente do BACEN destinado aos PSPs onde esclarece como deve ser o processo de tratativa de geração e de leitura de QR Codes, consta que esse campo pode estar presente em qualquer QR (estático ou dinâmico) e, ao mesmo tempo, esclarece que a presença do valor 12 no ID raiz 01 (ou seja, o 010212) não deve impedir o pagamento do QR, apenas serve como indicativo para que o PSP pagador exiba ou não uma mensagem ao pagador referente à existência de pagamento prévio realizado pelo mesmo pagador para o mesmo QR (evitar duplicidade). Então se é o QR de uma compra e o lojista colocou o 0101212, o PSP poderia avisar "parece que você já pagou este QR recentemente (ou em X data), deseja prosseguir?" - não importa se é estático ou dinâmico. Se não constar o 010212 o PSP não deve interferir no processo de pagamento (então a ausência do campo é mais indicada para QR Codes que serão utilizados múltiplas vezes pelo mesmo pagador, como recargas de serviços ou pagamentos recorrentes de uma assinatura, etc).