Histórico de mensagens sobre clientes em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: clientes
Canal: pix
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rogeriocruzsousa

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Bom dia, duas dúvidas:
- sobre o tempo de expiração .. qual o tempo máximo que posso colocar, vi que o default esta 60 minutos.
- alguns clientes demoram e quando vão pagar lendo o qrcode, da link expirado .. tem alguma forma de renovar a cobrança/qrcode com o mesmo txid?

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rubenskuhl

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Você já tinha que pedir CPF dos clientes para gerar nota fiscal ou fatura. Já existia uma obrigação tributária.

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Xandao

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O problema neste caso é ter que pedir o CPF de todos os clientes, quando no momento podemos apenas conferir o nome do pagador com o nome do cliente cadastrado no site

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rubenskuhl

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A checagem de mTLS só foi suprimida para permitir que ela seja feita de outras formas, não para não ser feita. Você pode estar colocando a GN numa fria numa dessas, e ela vai ter que checar mesmo que por auditoria amostral se os clientes estão mesmo checando.

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rubenskuhl

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O onboarding é similar a de outras contas digitais: cadastrar no app, mandar documentos, confirmar celular/e-mail, foto etc. Não há custo de setup nem para a conta nem para a API Pix.
Pela experiência que vejo aqui no grupo em alguns dias é usual já ter passado por todos os passos, mas vale checar se as atividades dos clientes não colidem com a lista do item 9.4 de https://gerencianet.com.br/termos-de-uso/

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nickfelippe

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Boa noite, tenho um sistema web para gerenciamento de barbearias /estúdios de beleza , esse sistema comporta múltiplas empresas. Para integrar a api pix, cada empresa teria que se cadastrar no Genrencianet ? Ou seria só um cadastro, e para gerar as cobrança os clientes teriam que configurar o token do pix deles ?

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anoni_mato

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Rubens, são certificados diferentes. O que consome a API é individual por cliente e ambiente (dev/produção). O que usamos pra validar o mTLS nos callbacks é diferente (separados apenas por ambiente dev/produção, sendo os mesmos dois para todos os clientes).

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rubenskuhl

Assegurar a segurança do desenvolvimento do software cliente85 da API, mesmo que
desenvolvido por terceiros. Sugere-se que o PSP institua e mantenha processo de
homologação dos softwares clientes, estabelecendo critérios mínimos de segurança para que
eles sejam autorizados a interagir com a API. Nesse caso, a API deve negar tentativas de
comunicação de clientes não homologados.
5. Os usuários recebedores, como clientes da API, são um elo importante na segurança do
sistema, e, portanto, recomenda-se que o PSP tome ações para mitigar os riscos do ambiente
computacional dos seus usuários, uma vez que caso um risco se materialize em um incidente,
o próprio PSP poderá ser afetado. Ações recomendadas (sem prejuízo para outras ações que
o PSP julgar importantes):
a. Instituir e acompanhar programa de melhoria contínua da segurança dos usuários
recebedores que utilizam a API;
b. Realizar campanhas de conscientização e compartilhamento de informações de
segurança junto aos usuários;
c. Definir uma política de troca periódica do certificado, senha e outras credenciais
utilizadas no acesso à API;
d. Validar a segurança do ambiente computacional dos usuários nos aspectos de
infraestrutura, implementação e configuração do software cliente da API.
e. Exigir que as empresas e instituições que utilizem a API tenham uma Política de
Segurança da Informação formalmente instituída.

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branco1550

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sslOptions = {
key: fs.readFileSync('./ssl/ssls/pixblack_in.pem'),
cert: fs.readFileSync('./ssl/ssls/pixblack.in.crt'),
ca: fs.readFileSync('./ssl/ssls/chain-pix-prod.crt'),
minVersion: 'TLSv1.2', // força o uso de TLS da versão 1.2 para cima
requestCert: true, // força que o cliente envie um certificado de cliente (mtls)
rejectUnauthorized: false // rejeita clientes que não enviarem certificados válidos
};

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flaviolenz

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So um esclarecimento... dois clientes GerenciaNet (duas cc ) podem estar no mesmo servidor, pois a CA vai ser a mesma pros dois. Correto?

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matheus_efi

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Bom dia Branco! No momento sim, pois, servidores compartilhados não permitem que o cliente faça a inclusão de nosso CA e sem o mesmo o mTLS não ocorre, impossibilitando o cadastro do webhook. Mas estamos discutindo outras formas de contornar essa situação para os clientes que tem servidores compartilhados.

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anoni_mato

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para "consumir" a API, cada aplicação (par de client_id / client_secret), recebe um arquivo .p12 (contendo certificado + chave, que podem ser desmembrados em .cer e .key, se for necessário);

para receber os "callbacks" no seu endpoint de webhook, você precisa de um certificado específico para tal - este é único para todos os clientes.

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anoni_mato

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a brecha que existe - pouco explorável - é que outros clientes podem definir a sua URL de webhook para as chaves deles, e recebimentos deles acionarem o seu webhook intencionalmente

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anoni_mato

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não entendi se a sua preocupação é por ser ou por não ser único. pois ele é único no caso dos webhooks (o que é diferente entre cada cliente é o certificado de consumo da API; enquanto o dos webhooks é único para todos os clientes)

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rafael_fig

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Bom dia, tudo bom?
Estou finalizando minha integração, mas agora me surgiu uma questão.
Tenho uma aplicação e estava utilizando as credenciais e o certificado da mesma, porém irei utilizar chaves dos meus clientes, minha api será um intermediador entre meus clientes e a GN. Como tenho várias aplicações e, consequentemente, vários clientes, irei utilizar várias chaves pix da GN.
Dito isto, minha dúvida é referente ao certificado, pois:
A chave pix da GN está atrelada às credenciais, da mesma forma que o certificado (afinal, quando solicitamos o certificado é pedido as credenciais), ou seja, cada um dos meus clientes precisará solicitar o certificado para que eu consiga gerar uma cobrança utilizando a chave de cada um? Se sim, os proprietários da conta GN devem solicitar o certificado ou nós podemos solicitar por eles?

Desculpa a pergunta muito grande.. queria deixar bem explicado o contexto

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taironecdias

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Obrigado Matheus.. estamos escrevendo uma wiki para orientar nossos clientes, por isso, a confirmação..

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rubenskuhl

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A mesma que eu dei antes. Gerar você mesmo algo simples mas que seja parecido com um comprovante bancário. Algo que aproveite metáforas já conhecidas dos clientes. Se você olhar a fatura de domínio do Registro.br vai ver um exemplo disso; lá tem até uma imagem como se fosse um carimbo "PAGO", sendo que imagens digitais não são carimbadas...

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ezequielsp

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No nosso caso. temos pessoas no suporte para quem os clientes vão perguntar sobre o pagamento, no caso da devolução, temos que enviar uma imagem para o cliente para informar que foi feita a devolução, nossa integração com o BB fornece essa imagem. As pessoas do suporte não terão acesso ao sistema da GN para pegar esses comprovantes (png, pdf) que são fornecidos pela GN. então se tivesse o link na consulta da devolução facilitaria.

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ezequielsp

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Então tudo bem que eu gere um comprovante em nome de vocês?
- Eu preciso comprovar para meus clientes que foi feita a devolução para ele, o comprovante atual do sistema não possui as informações do cliente pagador (devedor).

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rubenskuhl

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Sim, isso já foi visto no mercado de mobilidade onde Uber, 99 e Cabify gastaram muito e conseguiram zero fidelidade. Mas enquanto durar a farra, os clientes vão pressionar por esses meios de pagamento.