Histórico de mensagens sobre devolução em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
Canal: pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Boa tarde, @delorme.onlineips! Tudo bem?
Entendi seu questionamento. Não temos uma opção que bloqueie o pagamento caso o pagador seja diferente do devedor na cobrança Pix.

Por isso, a sugestão seria que sua aplicação validasse essas informações após o recebimento do webhook. Assim, se o CPF do pagador for diferente do devedor, sua aplicação realiza a devolução da transação em seguida.

Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Ver Respostas

Boa tarde, @curtinaz ! Tudo bem?

O endpoint da nossa API que permite solicitar a devolução de um Pix é o PUT /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id. Esse endpoint é utilizado para realizar a devolução, sendo necessário o e2eId da transação Pix e o ID da devolução.
Para mais detalhes, você pode acessar a documentação oficial em: API Pix - Solicitar Devolução.

Se precisar de mais informações, estamos à disposição!

Avatar discord do usuario curtinaz

curtinaz

Ver Respostas

pessoal, sabem quem a rota para fazer uma devolução pela API?

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

Ver Respostas

Temos o mecanismo de MED, mas para isso seria necessário que o pagamento tenha sido feito diretamente pela sua conta Efi, para que seus clientes solicitem a devolução por aqui

Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

Ver Respostas

Atualmente não é possível realizar a devolução via API de cobranças pix com split

Avatar discord do usuario agutoli

agutoli

Ver Respostas

Bom dia. Vi alguns históricos aqui no chat sobre Devolução de cobrança PIX com split de pagamento mas ainda tenho dúvidas;

- Esta limitação se dá a pagamentos com divisão "proporcional" e "assumir_total"? Ou é possível fazer estorno com umas das opções?
- Seria possível desvincular um split de pgamento de uma transação conluída e então solicitar Devolução?
- Qual o workaround mais utilizado para este caso de uso? Eu teria que fazer um PIX direto na conta do cliente?

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Isso é o que pensamos quando usarmos envio, hoje não usamos envio.
Sobre devolução, o campo estar presente não significa que está diferente da sua visão daquele Pix... pois você pode ter pedido antes uma devolução parcial, e agora ter pedido uma devolução adicional.

Pra mim o melhor critério é ver se o que consta lá em devoluções é diferente da sua atual visão; se for, é pq uma nova devolução teve sucesso.

Avatar discord do usuario hardson

hardson

Ver Respostas

Entendi, então o padrão que vocês seguem é ter um chave Pix para recebimento e uma para envio e diferenciar entre esses dois pela chave Pix. E para diferenciar entre Recebido e Devolução eu verificaria se o campo "devolucoes" está presente na requisição?

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

O de envio é mais fácil você criar uma chave Pix que você só usa para o webhook de envio. Aí o que vier para ele, você sabe que é de envio.
Devolução não é um tipo diferente... é uma atualização no recebimento, aonde vem campos de devolução.

Avatar discord do usuario hardson

hardson

Ver Respostas

Olá, eu estou com uma dúvida a respeito do Webhook de Pix. Qual é o padrão recomendado pela Efí para saber se a requisição do Webhook que estou recebendo é de Recebimento, Devolução ou Envio de Pix? De acordo com a documentação o único que tem um "tipo" é o Envio
imagem enviada na mensagem pelo usuario hardson

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Essa é a resposta esperada, pois a Efí não permite devolução de PIX com split.

Avatar discord do usuario schulzthegoat

schulzthegoat

Ver Respostas

Olá bom dia, estou recebendo um 500 ao tentar realizar a devolução de um pagamento PIX com split configurado.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Os recebimentos são tarifados em 1.19% do valor recebido ou 1 centavo, o que for maior.
Mas não há taxa para criar a cobrança na API Pix, nem taxa para devolução.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Mas sim, essa questão de devolução é um débito técnico da solução de split.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Que eu lembre era uma limitação do split da Efí, não permitir devolução.

Avatar discord do usuario errorzadaa

errorzadaa

Ver Respostas

existe algum prazo estipulado pra resolução de uma solicitação de devolução do MED?

Avatar discord do usuario amunhoz

amunhoz

Alguém sabe me dizer o valor do campo de status quando a devolução tem sucesso???

Avatar discord do usuario amunhoz

amunhoz

Ver Respostas

Bom dia, estou com dificuldades em implementar a devolução PIX via api, com quem posso falar?

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Instruções para testes em homologação
Se você precisa testar o endpoint de envio de Pix, temos um ambiente funcional de homologação onde é possível simular todos os status retornados pela nossa API e pelo webhook.

Se o valor do Pix está entre R$ 0.01 à R$ 10.00:
Pix é confirmado, informação virá via Webhook.
Se o valor do Pix está entre R$ 10.01 à R$ 20.00:
Pix é rejeitado, informação virá via Webhook
Se o valor do Pix é acima de R$ 20.00:
Pix é rejeitado já na requisição, informação não virá via Webhook.
Os pagamentos enviados com valor de R$ 4,00 irão gerar duas devoluções recebidas no valor de R$ 2,00.
Os pagamentos enviados com valor de R$ 5,00 irão gerar uma devolução recebida no valor de R$ 5,00.
Os pagamentos enviados via chave só serão confirmados ou rejeitados se for utilizada a chave de homologação: [email protected]. Caso contrário, um erro de chave inválida será informado.
Os pagamentos enviados via dados bancários não sofrem alterações.