Histórico de mensagens sobre devolução em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
Canal: pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Boa tarde, @regisoliveira. Tudo bem?

Até o momento não é possível simular pagamento ou devolução de uma cobrança Pix gerada em homologação.

Neste caso, sugerimos você criar uma cobrança com um valor baixo em produção, de 1 centavo, por exemplo, e pagá-la para receber a notificação em seu webhook, e depois poderá também realizar a devolução.
Caso você esteja na conta que vai utilizar em produção e não queira "poluir" os logs dessa conta, você pode abrir uma subconta para realizar estas simulações. Assim, não terá impacto na sua conta principal.

Para abrir uma subconta, você pode acessar o link https://gerencianet.com.br/artigo/ter-mais-de-uma-conta-gerencianet

Avatar discord do usuario regisoliveira

regisoliveira

Ver Respostas

Fala pessoal! Boa tarde. Utilizando o ambiente de homologação, é possível simular o pagamento de um QR Code e a sua devolução parcial ou total?

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Bom dia, @edvandell.! Tudo bem com você?
Compreendi. No caso, o id é um identificador único que representa a devolução, assim como é o txid da cobrança Pix. Ou seja, cada devolução deve conter seu id único.
Nesta segunda solicitação de devolução deve-se passar o e2eid do Pix e utilizar um id diferente da primeira solicitação.

Avatar discord do usuario edvandell.

edvandell.

Ver Respostas

Pessoal, bom dia! Já tenho a api toda integrada e em funcionamento. Estou com o seguinte caso, o cliente fez o pagamento via Pix e depois tivemos que fazer uma devolução parcial, até aí tudo certo, agora temos que fazer a devolução do restante só que estou tendo o seguinte retorno:

'devolucao_id_duplicado'
'O id informado já foi utilizado em outra devolução'

Estou passando o e2eid, id e o valor restante a ser cancelado, o que deve ser?

Avatar discord do usuario joao_efi

joao_efi

Boa noite @jpc0rrea tudo certo? 🙂
Caso tenha cadastrado o mesmo webhook para outras chaves, ele também irá receber as confirmações das demais chaves Píx.
Vale lembrar também que a notificação ocorre não só para confirmação, mas também para devolução e envio de Pix.

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

O / é usado apenas na ativação do webhook, para confirmar que o webhook está respondendo e tem mTLS habilitado.
O /pix é o que é ativado para cada pagamento recebido ou devolução completada.

O Banco Central nunca disse claramente o motivo disso, mas a minha teoria é de que eles imaginavam que o webhook poderia sinalizar mudança de status em outros objetos como a cobrança. Mas na API Pix atualmente, só o o objeto pix está sendo sinalizado.

Avatar discord do usuario wiliambuzatto

wiliambuzatto

E pra saber se é devolução, é pela existência do no devolução

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Boa tarde, <@!368831711750127616>!
Será enviado para seu webhook um JSON com a informação do Pix que foi pago juntamente com do array devolucoes. Salientando que pode haver uma única devolução integral, ou várias parciais até completar 100% do valor (https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-recebendo-callbacks). Segue um exemplo:

json
// Devolução
{
"pix": [
{
"endToEndId": "E12345678202009091221syhgfgufg",
"txid": "c3e0e7a4e7f1469a9f782d3d4999343c",
"chave": "2c3c7441-b91e-4982-3c25-6105581e18ae",
"valor": "110.00",
"horario": "2020-09-09T20:15:00.358Z",
"infoPagador": "0123456789",
"devolucoes":[
{
"id": "IdentificadorDevolucao001",
"rtrId": "D12345678202009091221abcdf098765",
"valor": "110.00",
"horario": {
"solicitacao": "2020-09-09T20:15:00.358Z"
},
"status": "DEVOLVIDO"
}
]
}
]
}

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Expirar não muda situação da cobrança e não gera aviso no webhook. Só notifica com pagamento ou devolução.

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Sim, a devolução ocorre depois que o Pix é recebido e um processo de devolução é iniciado

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Sempre que uma devolução for acionada em uma cobrança Pix com txid, lembrando que em todos os cenários deve haver um webhook associado a sua chave Pix.

Avatar discord do usuario joaotorrel8912

joaotorrel8912

Ver Respostas

Ok, e em que momentos eu posso receber o retorno "Pix Devolução" ?

Avatar discord do usuario Julia Efí

Julia Efí

Ver Respostas

<@!864261812617740340> Boa tarde. A questão da devolução é que você pode devolver valores menores ou igual ao valor cobrado ao cliente.
para devolver o restante do valor você deve descontar o valor que já devolveu e utilizar outro id, pois será considerado outra devolução.
Exemplo: Se a cobrança era R$ 5,00 e você devolveu R$ 3,00 com o id 1, agora você deve devolver R$ 2,00 para completar o valor com o id 2 (por exemplo)
O id pode ser qualquer valor que esteja na regex [a-zA-Z0-9]{1,35}.
Você pode ver essas informações em nossa documentação: https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-solicitar-devolu-o

Avatar discord do usuario sagittarius.records

sagittarius.records

Gostaria de saber como fazer a devolução completa e também ter a taxa da transação pix extornada

Avatar discord do usuario sagittarius.records

sagittarius.records

Ver Respostas

Gostaria de saber se alguém da @Consultoria Técnica poderia me ajudar, não estava conseguindo efetuar devoluções no app porque estou sem celular, então me aventurei usar a API PIx com POSTMAN queria fazer uma devolução para um cliente porém não estava conseguindo, quando finalmente consegui foi um valor errado, quando tento fazer novamente tenho esse erro
{
"nome": "devolucao_id_duplicado",
"mensagem": "O id informado já foi utilizado em outra devolução"
}

Avatar discord do usuario sagittarius.records

sagittarius.records

Ver Respostas

Boa noite, gostaria de efetuar uma devolução do PIX só que estou sem acesso ao meu aplicativo, gostaria de saber como fazer

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

A outra possibilidade é não ter saldo na conta para fazer a devolução...

Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Tem exemplos de Pix Recebido, Devolução e Enviado

Avatar discord do usuario edvandell.

edvandell.

Ver Respostas

Boa tarde!

Pessoal, estou em fase final de integração com utilização do SDK PHP. Estou testando o método de cancelamento do Pix e me retorna:
nome: "pedido_devolucao_negado"
mensagem: "Saldo insuficiente para realizar a devolução"

Mas estou passando o mesmo valor que foi pago, o que pode ser?

Avatar discord do usuario celestino8068

celestino8068

Estou tentando fazer uma devolução, mas a API responde com "Recurso não encontrado"