Histórico de mensagens sobre devolução em pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
Canal: pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Já a devolução necessita de um status, pois, ela pode ter diferentes cenários

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

É um pix recebido o primeiro exemplo, o que enviei por último é uma devolução com status

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Um exemplo de devolução:

{"pix":[{"endToEndId":"E00416968211239O7ZcReGsId8","txid":"fc9a43k6ff356884ryP5ff41a9718","valor":"0.01","horario":"2020-12-21T12:39:09.000Z","devolucoes":[{"id":"fc9a43k6ff39i84ryP5ff41a97","rtrId":"D090893562012245468403e5779a7","valor":"0.01","horario":{"solicitacao":"2020-12-21T12:46:38.000Z","liquidacao":"2020-12-21T12:46:41.000Z"},"status":"DEVOLVIDO"}]}]}

Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Devolução tem estes status:
enum:
- EM_PROCESSAMENTO
- DEVOLVIDO
- NAO_REALIZADO

Avatar discord do usuario oleoessencial

oleoessencial

Ver Respostas

status// Status da devolução. Enum: "EM_PROCESSAMENTO","DEVOLVIDO",
"NAO_REALIZADO"Status da devolução. string (Status)

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

<@!671762828046106646> vocês utilizam o D para identificar devoluções na chave (txid), correto? Mas se um integrador gerar um txid começando com D, seu sistema não vai entender como uma devolução?

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

eu só sei que a devolução corresponde a transação por causa do valor.. e porque fui eu que gerei para mim..

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

Então eu recebi a devolução no PagBank e tenho um código que não aparece na GN e quando consulto a GN o id e rtrId que tenho não aparecem no PagBank

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Sim, eu sei, quando eu gerar a devolução, tudo bem... mas nesse caso, a devolução foi feita no app da GN.. porém o código de transação que aparece no PagBank é diferente.. não consta em devolucoes => []

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Exemplo de uma devolução em produção

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Não necessariamente, quando você gera um devolução pode inserir um id diferente

Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Você pode enviar os dados de retorno da devolução para o seu cliente. No aplicativo de banco dele também fica registrado a devolução

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

blz.. e sobre o comprovante da devolução como posso fazer?

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

<@!783359762917752843>, verifiquei sim esta sua demanda.
Realizei vários testes, e constatei que realmente uma devolução realizada através do app, não é possível consultá-la através da rota /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id

Acredito que isso acontece para evitar consulta excessiva. Pois para consultar a rota citada acima, necessita saber o id da devolução. Neste caso então, você não terá este id.

Com isso terá primeiro que realizar uma consulta na rota /v2/pix/:e2eId para obter o id da devolução, e nela você já possui todas as demais informações da devolução, não tendo necessidade de realizar outra consulta na rota /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id

Mas de qualquer forma, levantamos esta questão para nosso time da API para melhor esclarecimento.

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

<@!775350441965649951> Conseguiu testar a consulta de devolução?
- Para que saiba, quando consulto por /v2/pix/{$endToEndId} tenho retorno, mas quando coloco o $id da devolução, não..

Avatar discord do usuario oleoessencial

oleoessencial

Ver Respostas

Ainda não cheguei nesta etapa, aqui estou concluindo a tela de pagamento do LMS. Depois que o estudante pagar, vou testar o webhook e como ele tem 604800 segundos para solicitar a devolução do valor investido, ainda não fiz, é a terceira etapa aqui 🙂

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

Sim, também estou em produção.. o teste que fiz é em produção, a devolução não é encontrada..

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

E sobre o meu problema? rsrsrrs gostaria de consultar uma devolução.. as devoluções criadas via app não estão disponíveis para consulta?
Consigo criar uma devolução em ambiente de homologação?

Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

A devolução foi gerada pelo app na GN, então o id e o rtrId são os mesmos..

Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

<@!783359762917752843>, fiz testes neste momento. Quando você solicita uma devolução, é gerado o código rtrId (ReturnIdentification da devolução).
Ao consultar a devolução você deve estar passando o rtrId. O correto é passar o endToEndId do PIX e o ID da que usou na solicitação da devolução