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joelemanoel

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Acabei de te enviar via MP, <@!671763456487325717>

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jessica_efi

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Qual o número do ticket que você solicitou o certificado <@!522899003663450113> ?

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O Filipe Silva arquiteto de software do Bacen certificou essa questão apontada e pode ser que a próxima documentação traga essa informação de forma mais clara.

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rubenskuhl

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Qual descompactador em qual ambiente você está usando ? Se for macOS, experimente com o Keka.

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<@!781134406680838216> Pessoal a senha de descompactação do arquivo enviada via SMS está dando como incorreta. Poderiam verificar?

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Essa foi uma das dúvidas que surgiu no GitHub do BACEN e o BACEN sustentou o que eu mencionei acima... vale passar para eles deixarem isso mais claro, mas não vai mudar nessa direção que você imagina.

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discordo. o itens de a. a f. são específicos ao item 2. o item 9 (webhooks) é outra coisa. não tem as mesmas exigências

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A certificação é a mesma no acesso à API e no webhook... e nas duas a GN pode exigir a CA própria ou reconhecer outras CAs. Mas não vale diferentemente para transação direta ou reversa.

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o ponto que vc menciou acima, é específico ao item 2 (consumo da API)

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então o certificado emitido pelo Cloudflare poderia ser aceito sem quebrar a regra

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realmente. no consumo da API precisa ser emitido pelo PSP ou por AC externa. mas no webhook, não tem requisito (item 9 dessa mesma seção).

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Exatamente Rubens! Muito bem colocado, é uma norma direta do Banco Central a ser seguida por todos PSPs

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evanil

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<@!780500321994539068> fez um comentário alinhado com o que vem sendo trabalhado na GN: "se foi notificado via webhook ou fez GET no /pix e ficou sabendo da transação, eles cobram".

Por fim, pessoal, faremos o que for possível para ter todos vocês como clientes e promotores da GN 🙂

Spoiler: vamos trazer, nas próximas semanas, um modelo de remuneração por indicação, agregando mais esse valor ao desenvolvimento de aplicações utilizando a GN.

[Fim]

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"Os certificados digitais dos clientes da API poderão ser emitidos pelo próprio PSP ou
por ACs externas, conforme definido por cada PSP. Não deverão ser aceitos
certificados auto-assinados pelo cliente."

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Como disse <@!781626495893635132> , fomos os primeiros a colocarmos as cartas na mesa de forma competitiva e, de alguma forma, trabalhamos para que transações menores fossem também possíveis por Pix. Por isso, definimos o escalonamento. Mas entendemos que há negócios que exigem pensarmos juntos. Vemos como possível falarmos em porcentagem se isso traz conforto para seu modelo de negócio <@!440035527127990273> . A <@!666644688320593931> é nossa Coordenadora de Parcerias e saberá tratar a questão. Faremos a matemática de forma que equalize com os preços propostos no site. Customizações de tarifas exigem um fluxo especial e precisam um pouco mais de tempo, mas é totalmente possível. Inclusive, essa opção é extensível aos clientes de seu(s) produto(s).

Apesar da transação do Pix serem baratas lá na etapa do Banco Central, digamos que isso é só a "ponta do iceberg". Temos ainda os custos de tecnologia, desenvolvimento, processamento, atendimento, resiliência digital, compliance, controles internos, links na RSFN, infraestrutura, atendimento normativo, enfim, temos ainda muita coisa para custeio, e um serviço pautado na sustentabilidade precisa se pagar, caso contrário, a conta vem uma hora ou outra. Por que falamos isso? Para sermos didáticos no ponto em que temos transações gratuitas por Pix pelo APP. O que a GN busca ali é fomentar a Conta Digital e permitir que pessoas físicas ou empresários possam receber por Pix ocasionalmente. Para usuários que demandam de API ou utilizam o serviço fora do "ocasionalmente", a tendência é a GN ir aperfeiçoando o modelo de cobrança buscando justiça e assertividade que convirja para a estratégia. Vocês, de posse da estratégia, podem visualizar com mais facilidade caminhos para suas aplicações.

[continua...]

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Primeiramente, obrigado pela abordagem sobre tarifas, nos permitindo dialogar sobre o tema. Todos os comentários foram de grande importância.

Pautamos sempre pela transparência e qualidade técnica. Dessa forma, buscando transparência, trarei nosso ponto de vista de forma objetiva e sincera, o que trará maior previsibilidade e conhecimento sobre a estratégia por trás da precificação. Queremos que vocês sejam não somente entusiastas do Pix, mas também entusiastas da GN e da nossa forma de relacionar.

Ultrapassamos a marca de R$ 9 bilhões transacionados em 2020, sendo mais de 350 milhões de requisições em nossas API's e neste cenário conseguimos manter a sensibilidade sobre as necessidades de cada um de nossos clientes.

Evitamos falar em porcentagens em nossas tarifas e só a utilizamos quando realmente não há outro jeito. Mesmo que se defina valores máximos, a porcentagem traz, instintivamente, aversão para muitos. Além disso, tentar sair do modelo de porcentagens faz parte de nossa história. Exemplo: diversas Instituições Financeiras de base tecnológica colocam/colocavam o boleto no mesmo balaio das transações por cartão, cobrando porcentagem + uma taxa fixa. Nós trouxemos uma abordagem mais justa, colocando nos boletos valores fixos. Diferentemente do Pix, os boletos não permitem escalonamento por conta de custo operacional alto.

[continua...]

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Tanto não precisa ser EV no mTLS que pode ser uma CA própria da GN como ela está fazendo... mas aí a GN atribuiu confiança à sua CA através dos processos de emissão.

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emitir um certificado é trivial, Rubens 😂 .. cadeia de certificação só é necessária quando vc não conhece previamente o seu interlocutor e precisa validar que "ele é quem diz ser". para criptografar a comunicação entre 2 pontas que sabem quem é quem e já se confiam mutuamente, o mTLS pode ser com qualquer certificado

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anoni_mato

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na verdade acabei de ler o manual, e aparentemente apenas o certificado do https://qrcodes-pix.gerencianet.com.br (onde ficam os payloads dos QR dinâmicos) deve ser emitido por entidade amplamente reconhecida (e deve ser "EV", inclusive). já os certificados de mTLS pra consumo da API e pra envio dos callbacks não tem exigência de ser emitido por CA reconhecida.