Histórico de mensagens sobre Pix

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: Pix
Data: 04/01/2024
# pix
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rubenskuhl

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Se você precisa testar o endpoint de envio de Pix, temos um ambiente funcional de homologação onde é possível simular todos os status retornados pela nossa API e pelo webhook.

Se o valor do Pix está entre R$ 0.01 à R$ 10.00:
Pix é confirmado, informação virá via Webhook.
Se o valor do Pix está entre R$ 10.01 à R$ 20.00:
Pix é rejeitado, informação virá via Webhook
Se o valor do Pix é acima de R$ 20.00:
Pix é rejeitado já na requisição, informação não virá via Webhook.
Os pagamentos enviados com valor de R$ 4,00 irão gerar duas devoluções recebidas no valor de R$ 2,00.
Os pagamentos enviados com valor de R$ 5,00 irão gerar uma devolução recebida no valor de R$ 5,00.
Os pagamentos enviados via chave só serão confirmados ou rejeitados se for utilizada a chave de homologação: [email protected]. Caso contrário, um erro de chave inválida será informado.
Os pagamentos enviados via dados bancários não sofrem alterações.

# pix
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andervieiradev

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em homologacao, ele encontra as chaves reais? tipo quero enviar um pix send, ele deveria encontrar meu cpf ou existe alguma chave de teste para usar em homologacao?

# cartões
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hugodantasdeoliveira

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Show, obrigado, Guilherme! Uma outra ajuda, por favor! Teria como configurarmos uma taxa a ser cobrada, quando o cliente optar em pagar via cartão de credito? Se isso é uma pratica correta e comum? Por exemplo: Boleto pago via PIX é R$65,00 - Via cartão R$67,25

# dúvidas
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rubenskuhl

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Outra possibilidade a considerar é API de criação de contas mais split Pix.

# dúvidas
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rafaelmuniz3026

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Perfeito @rubenskuhl e @guilherme_efi. Agradeço imensamente pelas respostas. Não sei bem como vamos fazer, pois estamos desenvolvendo uma plataforma para intermediar o pagamento antecipado de consultas para profissionais da área da saúde. Onde os pacientes pagam antes da consulta mas têm a possibilidade de cancelar a consulta até a data da mesma. Fazendo o cancelamento, a gente estorna o valor cobrado pela consulta de forma integral. Caso o cancelamento não seja feito, transferimos o valor pago ao profissional, tudo de forma automática.

O problema é que existem MUITAS desistências. São centenas de marcações. Se nós acabarmos sendo debitados (pela entrada) mesmo com as transações estornadas, teremos um problemão. Pois quanto mais canelamentos, mais prejuízo teremos. Quanto mais divulgarmos a plataforma, mais tráfego, mais cancelamentos....

Fora que o custo de 1,19% para transefrir via PIX é alto pra gente. Se fosse um custo fixo conseguiríamos absorver e/ou diluir nas mensalidades, mas um custo percentual complica. Tem vezes que temos que transferir mais de R$ 5.000,00 para um médico. Isso nos custaria R$ 60,00. Imagina centenas de profissionais cadastrados...

Estamos queimando a cabeça aqui para tentarmos resolver essas questões, pois como o @rubenskuhl falou, cada player opera de uma maneira. Além de precisarmos fazer tudo isso via API (que nem todo mundo faz, principalmente cash-out), precisamos entender muito bem todos os custos das operações.

# dúvidas
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guilherme_efi

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Bom dia, @rafaelmuniz3026. Tudo bem?
@rubenskuhl como sempre cirúrgico nas respostas... Mas é isto mesmo, Rafael. No exemplo que citou, você pode fazer a devolução total de R$100,00 para seu cliente através do endpoint PUT /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id, mas a tarifa cobrada no recebimento não é estornada, e não cobramos mais uma taxa pra devolver. Sendo assim, parte dessa devolução seria do seu saldo, se não tiver saldo suficiente acusará falha.
Você pode usar o endpoint GET /v2/gn/saldo/ para consultar o saldo da conta.

# dúvidas
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rubenskuhl

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Essa tarifa que você comentou é de TED, ou de TED para titularidade diferente, ou de TED de valor baixo.
O custo de envio de Pix via API é 1.19% ou 50 centavos, o que for maior, mas o endpoint de envio precisa de liberação específica.

# dúvidas
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rafaelmuniz3026

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Pessoal, bom dia! Gostaria de tirar duas dúvidas com vocês.

1) Taxas cobradas em caso de estorno da cobrança:

Se um cliente nosso realiza o pagamento de uma cobranças usando o QR CODE dinâmico e depois acaba se arrependendo da compra e solicita o estorno do PIX. A taxa cobrada pela Efí no momento da cobrança também é estornada? Ou a gente "fica com esse prejuízo"? Algumas plataformas estornam também o valor cobrado na transação de entrada (MercadoPago, por exemplo) e outras não (ASAAS, por exemplo).

Ex.: Um cliente fez a compra de um produto, pagou R$ 100,00. Como existe uma taxa de 1,12%, para a operação, o que cai em nossa conta na Efí é R$ 98,88. Consigo fazer o estorno da cobrança no valor de R$ 100,00? Ou vai acusar que não tenho saldo suficiente?

2) Valor das transferências por PIX via API

Encontrei no site informações confusas sobre isso. Em uma página fala que as transferências via PIX são grátis e ilimitadas. Em outra fala que transferências são pagas (R$ 5,00/transferência). Gostaria de entender se as transferências por PIX, via API, são tarifadas ou não rs.

Muito obrigado pela atenção!

# pix
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rubenskuhl

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Não, isso violaria o manual de iniciação e o manual de segurança do Pix. Não é só algo que não tem hoje, é algo que o Banco Central diz que não é para ter.

# pix
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guilherme_efi

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Bom dia, @andervieiradev.
Na aplicação rodando em sua URL você está usando o exemplo PHP disponibilizado na documentação?